771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Congresso do PS

Política

PAN: Pedro Nuno Santos preferiu “prestar contas”

“O discurso de Pedro Nuno Santos ficou mais marcado por quase um prestar de contas do que uma visão de país, mas o PAN cá estará para trazer a sua visão de país”, afirmou Inês de Sousa Real.
Semáforo Político

PS. "Só faltou falarem num golpe de Estado"

Pedro Nuno Santos, a quem o PS deve os resultados das sondagens, critica o próprio partido. O tiro no pé de Montenegro, "rodeado de dois pesos que o afundam", reduz as hipóteses de AD ser alternativa.
Noticiário

10h. PSD vai acompanhar a subida do salário mínimo

A garantia foi deixada por Hugo Soares, secretário-geral do PSD fala de uma meta "realista e razoável". Alexandra Leitão garante que PS não fecha a porta a entendimentos com PSD na segurança social.
Reportagem Observador

Dos salários à habitação. As medidas de Pedro Nuno

No encerramento do congresso do PS, Pedro Nuno Santos promete aumentar o salário mínimo para mil euros até 2028 e propõe "novo indexante de atualização das rendas com ligação à evolução dos salários"
Congresso do PS

Os vencedores, os vencidos e "os diabos"

Pedro Nuno teve tranquilidade, Costa assumiu-se como lenda e Assis posiciona-se para subir na hierarquia do Estado. Carneiro e Medina vão ter de esperar novos tempos. Passos, Marcelo e MP são o diabo.
Congresso do PS

Os oito prémios do congresso do PS

O Observador volta a distribuir prémios no Congresso do PS. Há figuras omnipresentes, como a Aliança Democrática e o Ministério Público, que merecem distinção. E regressos premiados.
Atualidade

Os 'bloopers' do Congresso do PS

Aos militantes, Costa contou um segredo: como não deixar entrar o diabo. E o "farol do Atlântico" terá levado a reunião magna do PS a bom porto? Estes foram os momentos mais inusitados do Congresso.
Emissão Especial

Pedro Nuno "não tirou coelho da cartola"

Numa análise ao discurso de Pedro Nuno Santos, Rui Pedro Antunes e Miguel Pinheiro consideram que o novo secretário geral do Partido Socialista apresentou esta tarde um "curto" programa eleitoral.
Congresso do PS

A nova era de Pedro Nuno nas entrelinhas

Novo líder socialista fechou Congresso a apresentar medidas na Saúde, Educação e Habitação, as três áreas debaixo de fogo. E a prometer um PS com empatia e a combater a competição pela competição.
Emissão Especial

Pedro Nuno Santos: "Agora é a nossa vez"

No encerramento do Congresso, novo líder do PS elogiou "capítulo" escrito por António Costa, mas prometeu novo rumo. De olho nas eleições, promete atualização de rendas e aumento de salários.
Noticiário

12h. Galamba "perseguido", diz Vieira da Silva

No palco do congresso do PS, José Vieira da Silva diz-se preocupado com o crescimento dos populismos e ataca a Justiça. Ainda, Ana Catarina Mendes fala de "riscos" num cenário de governação à direita.
Emissão Especial

Adeus ou até já. O que fica de António Costa?

A vitimização como "slogan eleitoral" e um legado "poucochinho" em que "nem tudo correu mal". A análise de António Costa (ECO) e Anselmo Crespo (CNN): "Afinal quem fica agora a mandar no PS?".
Noticiário

11h. Faltam psicólogos nas prisões

O secretário geral da Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso afirma que os números de jovens presos é preocupante. Ainda nesta jornal, Rafael Nadal não vai participar no Open da Austrália.
Noticiário

9h. Partido socialista elege órgãos nacionais

Retomam os trabalhos no último dia do Congresso do PS. A moção global socialista e os órgãos nacionais do partido vão a votos. Ainda neste jornal, Costa vai assistir a discurso final de Pedro Nuno.
Noticiário

8h. 6 pessoas morreram num ataque em Jenin 

O ataque aconteceu durante a madrugada. As 6 mortes foram anunciadas pelo ministério da saúde palestiniano. Antony Blinken visita hoje o Qatar, país mediador entre o Governo de Israel e o Hamas.
Noticiário

23h. Assis quer "estabelecer diferenças"

O também presidente do Conselho Económico e Social, apoiante de Pedro Nuno Santos, e uma das vozes mais ao centro no Partido Socialista diz que é preciso saber distinguir a oposição.
Congresso do PS

Como o PS fez de Marcelo um alvo neste Congresso

Socialistas não só atacam a decisão de Marcelo em dissolver a Assembleia da República, como também o pressionam sobre a decisão a 11 de março e avisam que lá estarão para o responsabilizar.
Emissão Especial

"Decisão do PR determinou a campanha eleitoral"

O líder parlamentar do PS diz que a decisão do Presidente da República de dissolver o Parlamento vai "pesar na campanha" e espera que os eleitores escolham "mais politica e menos casos e casinhos".
Crise Política

Dissolução da AR? Marcelo tinha "alternativas"

O secretário-geral adjunto cessante considera que, no dia seguinte às eleições, Marcelo Rebelo de Sousa deve ser recordado de que tinha outras "alternativas" à dissolução do Parlamento.
PS

"Não nos distinguimos do BE e PCP" na habitação

Em entrevista ao Observador, no segundo dia do Congresso do PS, a ministra da Habitação afirmou não ver diferenças entre os objetivos dos partidos à esquerda para a resolução da atual crise.
Congresso do PS

Assis vê perigo de PS escolher mal inimigos

Em entrevista ao Observador, Francisco Assis mostrou-se "feliz" por voltar à primeira linha da vida partidária, aconselhou o PS a não escolher Marcelo como alvo e Pedro Nuno a não ser "herdeiro".
Congresso do PS

Pedro Nuno dá "sinais" para seguir contas certas

Ministro das Finanças, que foi apoiante de José Luís Carneiro, acredita que o novo secretário-geral do PS tem dado "sinais claros" de que pretende continuar o caminho das contas certas.
Emissão Especial

"A partir de 2026 temos de compensar o fim do PRR"

Em entrevista à Rádio Observador, Fernando Medina defende a criação de um fundo porque a partir de 2026, o cenário do investimento vai ser diferente devido ao fim do PRR.
PCP

Raimundo diz que é preciso reforçar o PCP

O secretário-geral comunista, Paulo Raimundo, afirma que a grande lição que se retira do congresso socialista é que PS é só um, o que reforça a necessidade de um grande resultado eleitoral do PCP.
Emissão Especial

Assis: "PS deve enfrentar eleições pela positiva"

Francisco Assis usou o discurso no congresso para apelar ao PS que apresente "medidas com toda a clareza" e para que não se confunda adversários da direita democrática com "inimigos da democracia"
Congresso do PS

Alegre: "Fomos interrompidos contra nossa vontade"

Histórico socialista deixou recomendações a Pedro Nuno e pediu fidelidade "à palavra dada". Numa mensagem para Marcelo, afirmou que "não basta dizer que é o povo quem mais ordena".
Congresso do PS

Temido: "Costa não é fantasma do verão passado"

Ex-ministra não acredita que Costa vá ser uma sombra de Pedro Nuno Santos, desde logo por ter "vida suficiente e projetos" para não se colocar nesse papel. Quanto a Lisboa, não nega candidatura.
Emissão Especial

Marcelo "trocou estabilidade por instabilidade"

Manuel Alegre reforça as críticas a Marcelo. Acredita que "PS não está dissolvido", como a Assembleia e António Costa é um "homem que está de pé". Pede a Pedro Nuno que "não deixe o Chega passar".
Emissão Especial

"António Costa não é o fantasma do verão passado"

Marta Temido não espera que a presença de Costa assombre a liderança do PS. "Admira" Rui Rio e prefere políticos como Pedro Nuno, que "não são de plástico". E o futuro? Lisboa é "motivação", admite.
Noticiário

17h. AD promete recusar "extremismos e populismos"

A Aliança Democrática promete recusar "extremismos e populismos" de todo o tipo e propõe-se a resgatar o Estado Social. Ainda neste jornal, assinala-se o terceiro aniversário do assalto ao capitólio.
Noticiário

16h. Pedro Nuno Santos promete candidato a Belém

Menção honrosa de Pedro Nuno Santos ao fim de ciclo de Costa no primeiro discurso perante o 24º Congresso do PS. Ainda neste jornal, a promessa do líder socialista de um candidato a Belém.
Congresso do PS

O discurso de Pedro Nuno Santos nas entrelinhas

Dá até às eleições para Costa ficar no mesmo palco. Depois disso, novo ciclo, de preferência no seu lugar em São Bento. Coloca o ex-líder no Olimpo do PS e segue a apontar o dedo ao "mito" à direita.
Noticiário

14h. Pedro Nuno Santos critica "vazio do PSD"

É o segundo dia de Congresso do PS, em Lisboa. Destaque para o discurso de Pedro Nuno Santos. Ainda neste jornal, Carlos César critica o Presidente da República.
Congresso do PS

O discurso de Carlos César nas entrelinhas

O presidente do PS atacou a direita, colou PSD a Chega e IL e recordou instabilidade nos Açores. Responsabilizou Marcelo pela crise e fez a ponte entre Pedro Nuno e o legado de Costa.
Emissão Especial

Pedro Nuno Santos encerra "capítulo de Costa"

A primeira intervenção no Congresso com críticas ao "diabo" da direita e a espera do "apelo de Passos ao voto do PS". O fim do capítulo de Costa e a garantia: "O PS vai ter um candidato presidencial".
Noticiário

8h. Congresso PS. Pedro Nuno discursa hoje 

Daqui a uma hora e meia começa o segundo dia do congresso do Partido Socialista. Ontem António Costa despediu-se da liderança socialista, assegura que o PS não foi prejudicado com a crise política.
Noticiário

7h. 18 palestinianos morreram em Khan Younis

As 18 mortes ocorreram na sequência de um ataque israelita a uma habitação. O jornal Al Jazeera fala em vários feridos. Há ainda registo de ataques em Rafah, junto à fronteira com o Egito.
Noticiário

00h. Pedro Nuno. "Relação com PR vai ser ótima"

O novo secretário-geral do PS rejeita que o relacionamento com o Presidente da República não tenha começado bem.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos