437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Congresso do PS

António Costa

A sucessão joga-se em vários tabuleiros

Alimentando a narrativa de que a sua sucessão é um não-assunto, Costa lança nomes para a discussão, numa clara manobra de diversão, enquanto faz por dificultar ao máximo a vida a Pedro Nuno Santos.
Congresso do PS

O PS de hoje é o FC Porto dos anos 90

Tal como no FC Porto daquela época qualquer treinador se arriscava a ser campeão, também no actual PS quem quer que seja eleito líder se arrisca a ser primeiro-ministro.
PS

"Estabilidade não pode ser feita a qualquer preço"

Em entrevista, presidente do PS avisa: este Orçamento vai já "definir" o próximo e para chegar a acordo com a esquerda não vale tudo. Liderança de Rio é "errática" e Marcelo deve manter "colaboração".
Política

O toque de Costa não é o toque de Midas

O discurso de Costa em 2021 tem tanta adesão à realidade como o discurso de Sócrates em 2009. Pensar que agora é que é, que vai haver dinheiro para tudo e para todos, só pode dar mau resultado.
PS

Possíveis sucessores na Comissão Nacional do PS

Mariana Vieira da Silva, Medina e Pedro Nuno juntam-se a Ana Catarina Mendes no 'Parlamento' interno do PS. Entram mais quatro ministros. Lista única foi negociada com único opositor, Daniel Adrião.
E o vencedor é...

Costa e o seu "otimismo irritante e preocupante"

O Congresso do PS pode ter sido confuso para alguns. No sábado, parecia que não havia problemas no país. No domingo, o caso muda de figura, mas há soluções. "Há petróleo no Beato" e chama-se bazuca.
Cadeira do Poder Autárquico

"Gestão do PRR a partir de Lisboa será um erro"

Candidata-se ao último mandato em Caminha, onde encerrará a carreira autárquica. Miguel Alves evita "olhar para estrelas" para saber se a via seguinte será a do Governo e envia um recado a Lisboa.
Congresso do PS

"Espinhos de ouro". Os prémios do Congresso do PS

Do prémio "Cinderela" ao prémio "tenho de ligar à minha mulher", passando pelo prémio rodagem do Citroën. O Observador esteve no congresso do PS e atribuiu galardões aos protagonistas do evento.
Congresso do PS

Entrelinhas. Recado a Marcelo e medidas à esquerda

António Costa falou ao partido, mas também aos parceiros de que precisa para mais um Orçamento. Apareceu no final do congresso do PS a mobilizar socialistas para o pós-Covid, com a bazuca carregada.
Atualidade

Vídeo. Quem sucederá a António Costa?

Questionámos socialistas sobre quem será o melhor candidato para ocupar o lugar de António Costa. A maioria diz que "a seu tempo se verá", alguns já têm uma escolha clara.
Atualidade

Poesia e pescada. Os 'bloopers' do Congresso do PS

Não houve cartas de amor, mas houve poemas. E há quem avise que "não adianta prometer beijinhos". Estes foram os momentos mais inusitados do Congresso do PS.
Congresso do PS

Os vencedores, os vencidos e o congelado

António Costa venceu, Marta Temido surpreendeu, Mariana Vieira da Silva encolheu, o PCP quase desapareceu (tal como o BE) e Pedro Nuno Santos emudeceu. Os altos e baixos de um Congresso.
Congresso do PS

Esquerda desconfia de presentes envenenados no OE

Se antes eram frequentes as referências à geringonça, desta vez o tema quase não entrou no Congresso. Costa começou a desenhar o OE em pleno palco, mas promessas podem complicar a vida a BE e PCP.
Congresso do PS

Os 9 anúncios de Costa para as famílias e jovens

Líder do PS aproveitou fecho do Congresso para disparar medidas do próximo Orçamento do Estado. Governo vai propor novo subsídio para famílias mais pobres e mais vantagens fiscais para jovens.
Emissão Especial

PS. "Tem de haver esforço de parte a parte no OE"

Em entrevista ao Observador, Duarte Cordeiro, Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, defende que há "margem para convergir em várias matérias" com BE e PCP. Mudanças laborais fora do OE.
Atualidade

Essencial do discurso de Costa no fim do congresso

No encerramento do 23º Congresso do PS, António Costa elegeu jovens, famílias e emprego como áreas-chave. "Temos de sair daqui mobilizados para uma grande vitória autárquica", afirmou ainda.
Comentário

"O PS também tem uma lista de compras para o OE"

A análise de Miguel Pinheiro, Diretor Executivo do Observador, e do Editor de Política, Rui Pedro Antunes, ao discurso de encerramento de António Costa no 23.º Congresso do PS, em Portimão.
Emissão Especial

Congresso. Costa revela promessas a pensar no OE

Na intervenção de encerramento no Congresso do PS, António Costa piscou o olho ao Orçamento do Estado para 2022 com um conjunto de promessas no setor fiscal, no apoio à família e na lei laboral. 
Congresso do PS

Opiniões rápidas sobre o Congresso do PS de Costa

Alexandre Homem Cristo, Jorge Fernandes, Helena Matos, André Abrantes Amaral, Miguel Pinheiro e Rui Pedro Antunes analisam os resultados do Congresso do PS. O que sai de Portimão?
Emissão Especial

Costa: "PCP e BE são mais exigentes e produtivos"

No encerramento do Congresso do PS, Costa lembra que o Governo “depende” da Assembleia da República, com quem tem tido “intenso debate”. “Um diálogo profícuo”, uma vez que o PS não tem maioria
Cadeira do Poder Autárquico

Vacinação indevida? "Tirarei devidas ilações"

Arguida em caso de vacinação indevida, autarca de Portimão recusa dar mais explicações e promete "tirar ilações" no fim do processo. Diz que "boa governação só com maioria absoluta" e exclui Chega.
Congresso do PS

Bando dos quatro +1. Os nomes na calha da sucessão

Congresso começou com quatro figuras alinhadas para o futuro e terminará com mais uma na lista, embora em condições bem diferentes e insuflada pelo último ano e meio. Pedro Nuno é único garantido.
Rádio Observador

Vídeo. A entrevista de Costa à Rádio Observador

António Costa dá Marta Temido como mais uma possível sucessora. Diz ainda que nem sequer coloca, neste momento, o cenário de poder governar com um Orçamento em duodécimos.
Entrevista

"Sim, Marta Temido também pode ser sucessora"

Em entrevista ao Observador, no Congresso, Costa revela que foi ele que convidou Temido para aderir ao PS e até aponta os estatutos para atirar que daqui a dois anos também ela pode ser sucessora.
Rádio Observador

"A minha convicção é que teremos Costa pós-2023"

Secretário-geral adjunto do PS assume "desejo" e "convicção" de que Costa ficará mais um mandato. Acredita que é desta que regionalização avança e que Marcelo já não é obstáculo ao referendo.
Rádio Observador

"Precisamos de nova agenda comum à esquerda"

Em entrevista no congresso do PS, o líder dos jovens socialistas defende que António Costa será líder "enquanto quiser". Quanto ao Orçamento, Costa estará "de coração cheio" a querer acordo com BE.
Congresso do PS

Rádio Observador em direto do Congresso do PS

A Rádio Observador acompanha o 23º Congresso do PS com reportagens, entrevistas e análise, a partir da Arena de Portimão. Acompanhe os diretos em vídeo.
Emissão Especial

Temido discursa pela primeira vez como militante

“Não é difícil imaginar o que seria a saúde em Portugal com o modelo de sistema de saúde que a direita defende, assente em seguros e com prestação maioritariamente privada”, critica Marta Temido
Emissão Especial

Ascenso: "Não ter alternativa a Marcelo foi erro"

“O que fizemos bem foi estar sempre ao lado das estruturas”, diz deputado socialista Ascenso Simões, que critica ainda a forma como o Governo de António Costa se relaciona com a UGT.
Emissão Especial

Pizarro: "Direita foi vencida pelo populismo"

Líder do PS Porto manifesta apoio a António Costa: "Pelos militantes da maior federação distrital” do partido, o PS-Porto, Costa terá todo o apoio para ser candidato “depois de 2023”
Congresso do PS

Polícias "esquecidos" por Costa: "Nem uma palavra"

O "esquecimento redondo" de António Costa agradecer à polícia pelo combate à pandemia no Congresso do PS gerou indignação entre elementos da PSP e GNR. "Fomos esquecidos pelo primeiro-ministro".
Emissão Especial

José Luís Carneiro: "PS não quer poder pelo poder"

Secretário-geral adjunto do Partido Socialista elogia "comprometimento" de Costa com as liberdades na gestão da pandemia. “O país tem na liderança de António Costa a certeza do futuro"
Emissão Especial

Adrião, crítico do PM, pede "choque democrártico"

“Precisamos de uma reforma profunda do sistema político, introduzindo voto nominal". Adrão lembra ainda que PCP e BE já se aliaram "ao PSD e ao CDS para derrubar um Governo do PS"
Emissão Especial

Basílio Horta: "Oposição está destrambelhada"

Candidato à Câmara de Sintra pelo PS pede a Marcelo Rebelo de Sousa a condecoração dos autarcas pela luta contra a pandemia: "Se não o fizer é uma profunda injustiça”.
Congresso do PS

Entrelinhas. Costa apresenta Costa como trunfo

Líder do PS apresentou-se aos socialistas como o melhor cartão de visita para a luta autárquica (e não só). E à porta de mais uma campanha, volta a tirar esqueleto da austeridade do armário.
Emissão Especial

Mariana Vieira da Silva: "Só o PS tem Costa"

“Só o PS”, diz Mariana Vieira da Silva, tem "condições para liderar e construir esse futuro que ambicionamos”. Só o PS tem “dimensão nacional em todos os distritos, concelhos, freguesias, regiões”
Emissão Especial

Ferro quer "boas relações" entre Governo, PR e AR

O elemento “chave” é preservar a “estabilidade” através do diálogo e das “concessões mútuas”, adianta Eduardo Ferro Rodrigues. “Os tempos que aí vêm não vão ser fáceis”.
Atualidade

Essencial do discurso de António Costa

Melhorar o SNS, segurar a TAP, combater a austeridade. O secretário-geral do PS dividiu-se em lições e críticas aos opositores de direita, durante o discurso no Congresso nacional do PS.
Comentário

"Costa quis dizer ao Congresso que teve razão"

A análise de Miguel Pinheiro, Diretor Executivo do Observador, e de Rui Pedro Antunes, Editor de Política, ao discurso de António Costa no arranque dos trabalhos do Congresso do PS, em Portimão.
Emissão Especial

Cabrita: "Não pressiono investigações como outros"

"Os portugueses devem orgulhar-se de ter um país que é uma referência de segurança a nível europeu e mundial", garante Eduardo Cabrita recusando sentir-se "fragilizado"
Emissão Especial

António Costa: "Os mercados confiam no PS"

"Vamos construir uma nova vitória! Temos um futuro para garantir". Secretário-geral do PS aponta às autárquicas: "Não somos um partido qualquer. Somos o maior partido autárquico do país!”
Congresso do PS

César: PS terá "imensas responsabilidades"

Presidente reeleito do PS abriu congresso com olhos no futuro e na governação, pedindo foco na bazuca e na "estabilidade" política. Tabus internos? No PS não há "paz fria", atirou.
Emissão Especial

César: "No nosso PS, não vivemos numa paz fria"

No discurso de abertura do congresso de Portimão (e depois de ter sido reeleito com com 90,74% dos votos), Carlos César pede "governação de futuro ao partido"
Emissão Especial

Temido: “O meu 1.º congresso como militante"

Estreante na reunião magna do PS, Marta Temido afasta possibilidade de entrar na corrida à sucessão: "De maneira nenhuma", diz. "Estamos aqui para discutir um projeto político".
Emissão Especial

Costa: "Rio não se preocupe. Costa está cá"

Na chegada à Portimão Arena, o secretário-geral do PS garantiu que “se há coisa que não falta no PS desde a sua fundação é pluralidade". E adianta: “Vou cumprir o mandato”.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.