Segundo o dicionário Priberam, o amor é um “sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atração”. Quando vivido em pleno, é na saúde e na doença, na alegria e na tristeza e… nas dores de parto, também?

As mulheres adorariam a ideia de partilhar as dores de parto, os homens ficariam provavelmente muito assustados. Para que os pais dos bebés que aí vêm percebam a dureza da prova pela qual as mães terão de passar no momento de nascimento, um hospital na China está a usar um simulador com choques elétricos nos homens. A primeira experiência do aparelho foi feita com voluntários. São (apenas) cinco minutos de “parto”, em que a dor vai aumentando de intensidade.

São colocadas dois pequenos adesivos no abdómen do homem. A enfermeira envia choques elétricos que recriam as dores do parto. O “Pain Experience Camp” está instalado na maternidade de Hangzhou Aima, na província chinesa de Shandong e a equipa médica daquele hospital acredita que “a experiência fará com que os homens criem mais empatia e fiquem mais atenciosos com as suas parceiras”, escreve a BBC.

Wu Jianlong será pai em breve e foi um dos voluntários. “Eu achava que dar à luz era um processo muito natural. Depois disto, percebi que não é fácil. É totalmente doloroso”. Outro dos voluntários revelou depois da experiência: “parecia que o meu coração e os meus pulmões estavam a rasgar-se”. A agência Reuters conta que os voluntários eram sobretudo futuros pais, mas também participaram várias pessoas que estavam apenas à procura de “uma injeção de adrenalina”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR