Estão a ser realizadas buscas em várias farmácias, consultórios médicos e empresas distribuidoras de medicamentos. Em causa, avançou a SIC Notícias, está uma alegada fraude no Serviço Nacional de Saúde (SNS). As buscas estão a ser efetuadas por inspetores do Ministério Público e da Polícia Judiciária (PJ) na zona de Lisboa, após denúncia da Associação Nacional de Farmácias (ANF).

Ao Observador, a entidade sublinhou que “as farmácias portuguesas são contra qualquer tipo de fraude”, acrescentando apenas que “a Justiça deve seguir os seus termos, para apuramento de responsáveis e inocentes”.

As buscas, escreve a Agência Lusa, inserem-se numa operação denominada “Remédio Santo” — desencadeada pela denúncia da ANF –, destinada a combater a prescrição fraudulenta de medicamentos comparticipados pelo SNS — que não chegam aos utentes e são ilegalmente exportados.

A operação está a ser coordenada pela PJ que, sabe o Observador, emitirá na terça-feira um comunicado sobre estes procedimentos.

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) revelou ao Observador que “não há indicações” de que qualquer um dos cerca de 150 estabelecimentos filiados na entidade esteja a ser algo de buscas. Já da parte da Associação Nacional de Farmácias (ANF), que agrega à volta de 2.000 farmácias, ainda não foi possível obter informação sobre o assunto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR