Consumo. Descontos. Sexta-feira. A Black Friday (sexta-feira negra, em português) é um ícone da euforia das compras pré-Natal. Tradição norte-americana, é nos Estados Unidos da América que milhares se atropelam em busca das ofertas mais económicas. E há quem não se iniba de correr, empurrar ou esperar longas horas para que nenhuma promoção passe ao lado.  

A euforia acontece todos os anos na sexta-feira que sucede ao dia de Ação de Graças, o mítico Thanksgiving. Na última quinta-feira de novembro, o feriado junta as famílias à mesa um pouco por todo o país. No centro, um peru – momento vastamente reproduzido em vários filmes e séries norte-americanas.

Por cá, os descontos que antecedem a época das compras natalícias também começam a entrar nalgumas lojas e a atenção dos consumidores começa a memorizar a data. O El Corte Inglés costuma fazer uma espécie de Black Friday a 26 e 27 de dezembro, logo a seguir ao Natal. Em Espanha, as lojas já começaram a praticar os descontos especiais na última sexta-feira do mês de novembro. Este ano, é a segunda vez que o El Corte Inglés importa a tradição norte-americana e em Portugal, há Dias Mágicos de Natal, de 27 a 30 de novembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os descontos chegam a Portugal, sobretudo online, com a Amazon, por exemplo, a fazer promoções que podem ultrapassar os 75% em produtos específicos, ou o eBay. Existem vários sites que indicam que a Apple Portugal também vai praticar descontos típicos de sexta-feira negra, mas no site da marca ainda não consta essa informação.Contudo, são várias as lojas que já anunciaram promoções específicas para a próxima sexta-feira e/ou fim de semana.

Além destas, especificamente na zona do Chiado, em Lisboa, há uma iniciativa específica para sexta-feira, com diversas lojas a celebrar o dia: Intimissimi, Allarts Gallery, Adolfo Dominguez, Gardenia, Meo, Burel, Livraria Ferin, Leitão & Irmão, Bairro ArteThe Body Shop, Teatro Nacional de São Carlos, Up Chiado, Casa & Cpa, Sample, Benetton, Swarovski, Boutique dos Relógios, Cubanas, Bershka, Massimo Dutti, Pull&Bear, Stradivarius, Manteigaria e Zara. 

* artigo atualizado na sexta-feira com mais informação