Merde“, gritou. Convidado para uma cerimónia comemorativa do centenário da Primeira Guerra Mundial no passado domingo em Ixelles, próximo de Bruxelas, na Bélgica, Gérard Depardieu apareceu alcoolizado e deixou incrédulos muitos dos membros da plateia. O incidente foi registado em vídeo por um espectador.

https://www.youtube.com/watch?v=xKCcXnpidGU

Estava previsto que o ator francês, que desde 2013 tem nacionalidade russa, lesse passagens de Noite Transfigurada, de Richard Dehmel, Harmonia do Anoitecer, de Charles Baudelaire, e ainda alguns textos escritos pelo seu filho Guillaume, que morreu em 2008 na sequência de complicações respiratórias. Em vez da literatura, Depardieu teceu considerações sobre política num discurso errante que foi interrompido pela produção do evento ao fim de meia hora.

“Estava visivelmente embriagado, para não dizer mais”, contou ao jornal belga La Capitale uma das pessoas que assistiu à cerimónia. “Começou por ter alguma dificuldade em encontrar palavras para o início. Leu uma vez, duas vezes, às vezes três vezes a mesma frase. Depois abandonou o texto que estava a ler para discorrer sobre a política na Bélgica e mais tarde perguntou em que página do texto estava”, relatou a mesma pessoa.

Em setembro passado, Gérard Depardieu admitiu numa entrevista que, em certos dias, chega a beber catorze garrafas de álcool. O ator anunciou igualmente que vai começar a produzir a sua própria marca de vodka biológica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR