479kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

I Guerra Mundial

Guerra na Ucrânia

Ucrânia não é comparável às guerras do séc. XX

Historiadores defendem que a comparação entre a invasão russa de 24 de fevereiro e o início das guerras mundiais em 1914 e 1939 não podem ser comparáveis, tratando-se de "contextos distintos".
Reino Unido

Casal conduz com bomba ativa da 1ºGG no carro

Ao longo de 800 metros , Rachel Wills e Simon Briscombe transportaram o que pensaram ser uma botija de gás vazia e ferrugenta até casa, por entre várias lombas e com a bomba num banco do carro.
Cultura

Os Durrell e os roucos anos 30

Tanto se gritou nos loucos anos 20, que na década seguinte a voz falhou. O sofrimento e austeridade não impediram certos avanços. É nessa época que se situa a nova série do AXN White, "Os Durrell".
História

A importância da memória

A geração mais jovem, no Ocidente, não parecer ter qualquer consciência de que os regimes que lhes permitem protestar foram erguidos com muitos sacrifícios das gerações anteriores. Falta-lhes memória.
França

Lusodescendente reúne fundos para comprar medalha

Tiago Martins adquiriu, com a ajuda de outros lusodescendentes, uma medalha atribuída a um soldado português na I Guerra Mundial vendida em França.
I Guerra Mundial

Encontrados destroços de cargueiro de 1916

O vapor "Terje Viken" colidiu com várias minas à entrada do Tejo colocadas por um submarino alemão em 1916. O navio rumava a Lisboa carregando trigo do Texas.
Livros

"Um escritor nunca deve ser um missionário"

Depois do avô morrer, Hertmans descobriu dois cadernos com as suas memórias. Para o autor belga, o mais impressionante não foram as histórias da guerra mas a descrição de um mundo que já não existe.
Conversas à Quinta

Versailles, uma paz que levou à pior das guerras

Há 100 anos, em Paris, começavam as negociações para a paz que devia acabar com todas as guerras. Mas o Tratado de Versailles consagraria injustiças que levariam ao mais terrível de todos os conflitos
Pré-Publicação

Mário de Sá-Carneiro e a Primeira Guerra Mundial

O colóquio que assinalou os 100 anos da morte de Mário de Sá-Carneiro na Universidade de Roma Tre deu origem a um livro, recentemente editado. O Observador publica um dos ensaios, de Steffen Dix.
I Guerra Mundial

A I Guerra, de Sarajevo à Conferência de Paz

No âmbito do centenário do armistício, o embaixador Joaquim Rafael Caimoto Duarte lança o livro "De Sarajevo à Conferência de Paz", onde reflecte sobre as origens e consequências da Grande Guerra.
Conversas à Quinta

Patriotismo é assim tão diferente de nacionalismo?

Macron, nas comemorações do centenário do fim da I Guerra, pediu mais patriotismo e menos nacionalismo. Pretexto para revisitar a história destes dois conceitos ao longo de dois conturbados séculos.
I Guerra Mundial

Macron adverte contra nacionalismo 

O presidente de França advertiu contra o crescimento do nacionalismo, a que chamou "o oposto do patriotismo". Macron discursava nas celebrações dos 100 anos do fim da I Guerra Mundial.
I Guerra Mundial

Comemoração falham hora exata do fim da guerra

As comemorações do fim da I Guerra Mundial deviam ter começado às 11h, à hora a que foi declarado o cessar-fogo. Em vez do silêncio, ainda se ouviam as armas a essa hora.
I Guerra Mundial

O dia em que a Guerra não acabou

No centenário do armistício da Grande Guerra é necessário fazer uma reflexão sobre as origens do conflito, a paz de 1919 e as razões pelas quais essa paz não poderia prevalecer. Ensaio de Bruno Alves.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo afasta ideia de "exército europeu"

Marcelo Rebelo de Sousa foi interpelado no Fórum da Paz, em Paris, sobre a polémica entre Trump e Macron. O francês tinha manifestado a intenção de construção de um "exército europeu".
I Guerra Mundial

De espias a cientistas: 10 mulheres da I Guerra

Marie Curie salvou milhares com as suas experiências, Dorothy Lawrence fingiu ser homem para estar nas trincheiras e Mata Hari foi espia. As histórias de 10 mulheres que marcaram a I Guerra Mundial.
I Guerra Mundial

O homem que morreu no último minuto da I Guerra

Henry Gunther queria ser sargento e limpar a imagem perante os generais. Atacou os alemães a um minuto do cessar fogo. Morreu no último minuto da I Guerra Mundial. A culpa foi do orgulho. E obsessão.
I Guerra Mundial

Maior parada militar da democracia em Lisboa

Um desfile militar de grande dimensão, com passagem de caças F-16, assinala este domingo, em Lisboa, os cem anos do Armistício da I Guerra Mundial, reunindo as altas figuras do Estado. Veja as imagens
Militares

Grande Guerra. Maior desfile militar em 100 anos

O centenário do Armistício da Grande Guerra vai ser assinalado no domingo com o maior desfile militar desde há 100 anos na Avenida da Liberdade, Lisboa.
Ténis

Roland Garros: o aviador que nunca foi tenista

O torneio de Roland Garros é um dos 4 Grand Slams do circuito internacional de ténis. Mas Roland Garros nunca foi tenista. Esta é a história do aviador que morreu há 100 anos, na 1.ª Guerra Mundial.
Cinema

O transmontano que foi herói na I Guerra Mundial

Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa realizam a primeira longa-metragem portuguesa passada na Grande Guerra, sobre o soldado que se distinguiu em La Lys. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
I Guerra Mundial

La Lys. António Costa evoca paz entre povos

António Costa evocou "a paz e a reconciliação entre os povos europeus", na localidade de La Couture, no norte de França, numa cerimónia evocativa do centenário da Batalha de La Lys.
I Guerra Mundial

Marcelo e Macron nos 100 anos da Batalha de La Lys

De acordo com o programa das cerimónias, será descerrada uma placa evocativa do centenário da batalha, seguindo-se os discursos dos dois chefes de Estado e um tributo aos combatentes.
I Guerra Mundial

Marcelo louvou "a força" dos portugueses em Paris

Presidente da República descerrou uma placa comemorativa do centenário da Batalha de La Lys na 'Avenue des Portugais' e evocou "longa história de amizade" entre Portugal e França.
I Guerra Mundial

História. Batalha de La Lys com versões diferentes

Os portugueses disseram que receberam ordens para abandonar as trincheiras mas os britânicos dizem que desertaram. As versões da batalha de La Lys, há 100 anos, não coincidem.
I Guerra Mundial

Bélgica preserva memória da I Grande Guerra

A Bélgica vai recriar cenas da I Grande Guerra (1914/18) numa exposição a abrir no fim deste mês em Ypres, que contará com 600 mil figuras de barro e que visa "preservar a memória" sobre o conflito.
Conversas à Quinta

Como chegámos à batalha de La Lys. E a perdemos.

Março de 1918: a Alemanha faz a paz com a Rússia em Brest-Litovsk. Um mês depois, com os soldados vindos da frente Leste, inicia a sua última ofensiva a Ocidente. Onde destroçou o contigente português
Literatura

Fadas? Conan Doyle acreditava que existiam

Quando viu as fotografias das primas britânicas Elsie e Frances ladeadas por fadas, Conan Doyle encontrava-se a escrever um artigo sobre seres místicos. "As fotografias foram declaradas autênticas."
Conversas à Quinta

O dia em que Washington decidiu salvar a Europa

6 de Abril de 1917. Os Estados Unidos declaram guerra à Alemanha e selam o destino da I Guerra Mundial. 100 anos depois o internacionalismo do Presidente Wilson cedeu lugar ao "America first" de Trump
I Guerra Mundial

Reveladas sepulturas de portugueses da I Guerra

Descendentes de cerca de 200 prisioneiros portugueses da primeira Guerra Mundial (1914-1918) já podem saber onde se encontram sepultados estes expedicionários, através de um trabalho de investigação.
Conversas à Quinta

1917. Há um século, o mundo mudou para sempre

1917. O ano da Revolução de Outubro. O ano do fim do império otomano no Médio Oriente. Em Portugal, o ano das aparições de Fátima e de Sidónio Pais. Um ano-charneira que condicionou todo o século XX.
Conversas à Quinta

E lá fomos nós para as trincheiras das Flandres

Foi há 100 anos que Portugal entrou formalmente em guerra com a Alemanha, mesmo já se combatendo há muito em África. Na Europa, a vontade política de entrar na I Guerra acabaria no desastre de La Lys.
História

Portugal na guerra. Desnorte, doença e descalabro

"A guerra que Portugal quis esquecer" traz à superfície um dos momentos mais patéticos da história portuguesa. José Carlos Fernandes leu o livro e descreve a nossa "imagem enxovalhada".
Arménia

Bruxelas quer que Turquia reconheça genocídio

Partidos representados no Parlamento Europeu pediram, esta quarta-feira, que a Turquia reconheça as 1,5 milhões de mortes na Arménia como genocídio. A 24 de abril, assinala-se o centésimo aniversário.
Papa Francisco

Declarações do Papa Francisco são "infundadas"

O Ministro dos Negócios Estrangeiros turco considerou as declarações do Papa Francisco "infundadas". O representante do Vaticano na Turquia já foi chamado a Ancara.
Genocídio

Papa: Massacre na Arménia foi "genocídio"

Numa missa onde assinalava os 100 anos do assassinato de arménios durante a Grande Guerra, o Papa não se poupou na palavra "genocídio". A Turquia já pediu explicações.
I Guerra Mundial

A Europa e a tentação pelo abismo

Em 1914 a Europa mergulhou no abismo empurrada por nacionalismos de várias cores e pela vertigem das utopias socialistas. Um século depois, importa ter a capacidade de aprender com os erros do passado
I Guerra Mundial

Quanto vale a cabeça de um cartoonista?

O mercado andava letárgico há muitos anos, mas ultimamente as cotações estão em alta – ser cartoonista voltou a ser uma profissão de risco
I Grande Guerra

Primeiro ataque com gás faz 100 anos

Na I Guerra Mundial, as duas frentes testaram nova arma letal. Para além de mortífera, semeou o terror entre fileiras como nunca antes se vira.
I Guerra Mundial

Quando um submarino alemão atacou Ponta Delgada

Um ataque à cidade de Ponta Delgada de um submarino alemão em 1917 motivou o estabelecimento da primeira base naval dos EUA nos Açores, disse à agência Lusa o historiador Sérgio Resendes.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.