I Guerra Mundial

Ténis

Roland Garros: o aviador que nunca foi tenista

464
O torneio de Roland Garros é um dos 4 Grand Slams do circuito internacional de ténis. Mas Roland Garros nunca foi tenista. Esta é a história do aviador que morreu há 100 anos, na 1.ª Guerra Mundial.
Cinema

O transmontano que foi herói na I Guerra Mundial

Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa realizam a primeira longa-metragem portuguesa passada na Grande Guerra, sobre o soldado que se distinguiu em La Lys. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
I Guerra Mundial

La Lys. António Costa evoca paz entre povos

António Costa evocou "a paz e a reconciliação entre os povos europeus", na localidade de La Couture, no norte de França, numa cerimónia evocativa do centenário da Batalha de La Lys.
I Guerra Mundial

Marcelo e Macron nos 100 anos da Batalha de La Lys

De acordo com o programa das cerimónias, será descerrada uma placa evocativa do centenário da batalha, seguindo-se os discursos dos dois chefes de Estado e um tributo aos combatentes.
I Guerra Mundial

Marcelo louvou "a força" dos portugueses em Paris

Presidente da República descerrou uma placa comemorativa do centenário da Batalha de La Lys na 'Avenue des Portugais' e evocou "longa história de amizade" entre Portugal e França.
I Guerra Mundial

História. Batalha de La Lys com versões diferentes

247
Os portugueses disseram que receberam ordens para abandonar as trincheiras mas os britânicos dizem que desertaram. As versões da batalha de La Lys, há 100 anos, não coincidem.
I Guerra Mundial

Bélgica preserva memória da I Grande Guerra

A Bélgica vai recriar cenas da I Grande Guerra (1914/18) numa exposição a abrir no fim deste mês em Ypres, que contará com 600 mil figuras de barro e que visa "preservar a memória" sobre o conflito.
I Guerra Mundial

Como chegámos à batalha de La Lys. E a perdemos.

Março de 1918: a Alemanha faz a paz com a Rússia em Brest-Litovsk. Um mês depois, com os soldados vindos da frente Leste, inicia a sua última ofensiva a Ocidente. Onde destroçou o contigente português
Literatura

Fadas? Conan Doyle acreditava que existiam

Quando viu as fotografias das primas britânicas Elsie e Frances ladeadas por fadas, Conan Doyle encontrava-se a escrever um artigo sobre seres místicos. "As fotografias foram declaradas autênticas."
Conversas à Quinta

O dia em que Washington decidiu salvar a Europa

6 de Abril de 1917. Os Estados Unidos declaram guerra à Alemanha e selam o destino da I Guerra Mundial. 100 anos depois o internacionalismo do Presidente Wilson cedeu lugar ao "America first" de Trump
I Guerra Mundial

Reveladas sepulturas de portugueses da I Guerra

Descendentes de cerca de 200 prisioneiros portugueses da primeira Guerra Mundial (1914-1918) já podem saber onde se encontram sepultados estes expedicionários, através de um trabalho de investigação.
Rússia

1917. Há um século, o mundo mudou para sempre

259
1917. O ano da Revolução de Outubro. O ano do fim do império otomano no Médio Oriente. Em Portugal, o ano das aparições de Fátima e de Sidónio Pais. Um ano-charneira que condicionou todo o século XX.
I Guerra Mundial

E lá fomos nós para as trincheiras das Flandres

Foi há 100 anos que Portugal entrou formalmente em guerra com a Alemanha, mesmo já se combatendo há muito em África. Na Europa, a vontade política de entrar na I Guerra acabaria no desastre de La Lys.
História

Portugal na guerra. Desnorte, doença e descalabro

635
"A guerra que Portugal quis esquecer" traz à superfície um dos momentos mais patéticos da história portuguesa. José Carlos Fernandes leu o livro e descreve a nossa "imagem enxovalhada".
Arménia

Bruxelas quer que Turquia reconheça genocídio

122
Partidos representados no Parlamento Europeu pediram, esta quarta-feira, que a Turquia reconheça as 1,5 milhões de mortes na Arménia como genocídio. A 24 de abril, assinala-se o centésimo aniversário.
Papa Francisco

Declarações do Papa Francisco são "infundadas"

O Ministro dos Negócios Estrangeiros turco considerou as declarações do Papa Francisco "infundadas". O representante do Vaticano na Turquia já foi chamado a Ancara.
Genocídio

Papa: Massacre na Arménia foi "genocídio"

635
Numa missa onde assinalava os 100 anos do assassinato de arménios durante a Grande Guerra, o Papa não se poupou na palavra "genocídio". A Turquia já pediu explicações.
I Guerra Mundial

A Europa e a tentação pelo abismo

267
Em 1914 a Europa mergulhou no abismo empurrada por nacionalismos de várias cores e pela vertigem das utopias socialistas. Um século depois, importa ter a capacidade de aprender com os erros do passado
I Guerra Mundial

Quanto vale a cabeça de um cartoonista?

O mercado andava letárgico há muitos anos, mas ultimamente as cotações estão em alta – ser cartoonista voltou a ser uma profissão de risco
I Grande Guerra

Primeiro ataque com gás faz 100 anos

Na I Guerra Mundial, as duas frentes testaram nova arma letal. Para além de mortífera, semeou o terror entre fileiras como nunca antes se vira.
I Guerra Mundial

Quando um submarino alemão atacou Ponta Delgada

Um ataque à cidade de Ponta Delgada de um submarino alemão em 1917 motivou o estabelecimento da primeira base naval dos EUA nos Açores, disse à agência Lusa o historiador Sérgio Resendes.
Bélgica

Depardieu bêbedo numa cerimónia da Primeira Guerra

Ia ler passagens de Baudelaire, acabou a criticar os políticos. Gérard Depardieu, o homem que admite beber 14 garrafas de álcool por dia, deixou incrédula a plateia numa cerimónia na Bélgica.
Conversas à Quinta

Há 100 anos, uma derrota portuguesa em Angola

Chamaram-lhe o "desastre de Naulila" e foi uma derrota portuguesa frente a tropas alemãs no sul de Angola, faz 100 anos. Serviu como pretexto para falarmos de uma esquecida I Grande Mundial em África.
I Guerra Mundial

Exército belga desativa bomba da Primeira Guerra

Bomba foi desativada sem incidentes. Exército encontra frequentemente bombas das duas grandes guerras por desativar nas cidades belgas. Na Alemanha também há casos regulares.
I Guerra Mundial

130 objetos da Primeira Guerra Mundial

As recordações da participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial contam agora com 130 novos documentos e objetos graças a participação voluntária de mais de mil pessoas.
Assembleia Da República

Humanizar a guerra com a partilha de memórias

Numa iniciativa inédita, a Assembleia abriu portas a todos os cidadãos que queiram ir mostrar as suas recordações da 1ª Guerra Mundial. A recolha termina domingo, mas "isto é só o princípio..."
França

Soldado da 1ª Guerra Mundial deixou quarto intacto

147
Pais de soldado morto em 1918, durante a I Guerra Mundial, ordenaram que o quarto do filho permanecesse tal como era quando ele partiu para a guerra durante os 500 anos seguintes. Até agora mantém-se.
I Guerra Mundial

Parlamento vai receber memórias da I Guerra

A partir de sexta-feira, o parlamento vai receber memórias da I Guerra Mundial, que serão depois digitalizadas e disponibilizadas numa biblioteca online.
História

Registadas memórias dos portugueses da I Guerra

A iniciativa "Dias da Memória", organizada pela Europeana, pretende registar as memórias dos portugueses que participaram na I Guerra Mundial e torná-las acessíveis a qualquer pessoa.
NATO

Não, não iremos morrer a Donetsk

351
As nossas sociedades confortáveis e envelhecidas não estão sequer preparadas para defender as suas fronteiras, quanto mais fronteiras longínquas em países que nem conhecem. E Putin sabe disso.
País

Investigadores procuram veleiro afundado em Sagres

Trabalhos de arqueologia naval decorrem junto à costa algarvia e são coordenados pelo comandante Augusto Salgado e pelo historiador Jorge Russo.
Diplomacia

Presidentes de França e Alemanha juntos pela paz

François Hollande e Joachim Gauck reuniram-se no leste francês para lembrar e tirar lições da barbárie cometida em Hartmannswillerkopf, cem anos depois da declaração de guerra da Alemanha à França.
I Guerra Mundial

O último dia da humanidade

284
A democracia e a ciência conjugaram-se para tornar a I Guerra Mundial no que ela foi: um horror incontrolável, que durou até ao colapso total de um dos combatentes e teve os efeitos que todos temiam
I Guerra Mundial

Centenário de I Guerra: o melhor da Internet

218
Como era o mundo há 100 anos? E a Europa? E se tudo era imensamente diferente, porque é que estamos sempre a falar das lições de 1914, esse ano em que a Europa caminhou alegremente para a guerra?
I Guerra Mundial

Os descendentes dos soldados portugueses 

110
São aficionados pelas histórias da família ou só curiosos. Procuram respostas, locais. Há 100 anos, a Europa mudou. A vida de muitas famílias portuguesas também.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)