Começar o dia. É uma tarefa por vezes hercúlea a de levantar-se da cama e preparar-se para iniciar mais uma jornada. Mais matinais ou noctívagos, todos começamos o dia em algum ponto, seja para ver as redes sociais ou o email, preparar o pequeno almoço, exercitarmo-nos ou simplesmente voltarmos a dormir mais cinco ou 10 minutos. Em todos os casos, é possível utilizar o telemóvel para ajudar a iniciar o dia sem a sensação de tempo perdido.

O Observador leu as listas da PC Mag, Business Insider, Hipertextual e Digital Trends e fez uma relação com algumas aplicações que podem ajudar a aumentar a produtividade ao acordar. Quem sabe, assim, terá mais tempo para descansar ao chegar a casa no fim do dia.

alarme

dormir

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de todos os telemóveis virem com um alarme instalado, há outras soluções mais modernas e criativas para o fazer despertar de maneira mais eficiente. É o caso do Puzzle Alarm Clock, que convida o utilizador a resolver equações matemáticas ou problemas de lógica em três níveis de dificuldade. O alarme deixará de tocar apenas quando a solução for correta. Além disso, a aplicação pode enviar um SMS a outra pessoa para avisar se o alarme foi desativado. O Puzzle Alarm Clock é gratuito e está disponível para Android.

Os utilizadores do iOS podem monitorizar a qualidade do seu ciclo de sono com o Sleep Time: Sleep Cycle Smart Alarm. A aplicação utiliza o acelerómetro do telemóvel para controlar o movimento do corpo e gerir a profundidade do sono. O alarme usa uma janela de 30 minutos que termina na hora definida pelo utilizador, de modo a acordá-lo progressivamente. No fim, gera estatísticas sobre o tempo de sono, a luminosidade, os batimentos cardíacos e o tempo que levou a acordar.

desporto

correr

E que tal começar o dia a melhorar a condição física? A Runtastic regista a sua atividade desportiva favorita (caminhada, corrida, ciclismo) e o progresso (tempo, distância, elevação e gasto calórico) para ajudar a criar o hábito do exercício físico. A aplicação incorpora diferentes programas de treino, GPS e gráficos com a evolução dos dados registados.

Já o Nike+Running incentiva as caminhadas e corridas a partir da competição amigável: a aplicação permite partilhar com amigos quem percorre a maior distância no menor tempo e cria uma tabela de classificação. As duas aplicações estão disponíveis para AndroidiOS e contam com um conjunto complementar de aplicações adicionais (algumas pagas) para aumentar a qualidade do exercício.

musica01

musica

Exercitar-se em silêncio é uma opção. Se quiser uma banda sonora para dar um incentivo extra à atividade física ou simplesmente para animar o começo do dia, o Grooveshark é uma opção gratuita e sem publicidade. Apesar de não ter o mesmo catálogo do Spotify, a aplicação permite criar playlists e ouvi-las no telemóvel ou no computador. Também é possível escolher rádios temáticas criadas a partir das canções mais ouvidas pelos utilizadores ou por um sistema se etiquetas. O Grooveshark está disponível apenas para Android.

Uma opção é o TuneIn Radio que já facilita a vida de todos: sintoniza cem mil rádios de todo o mundo, incluindo desporto, notícias e música, durante as 24 horas do dia. É possível encontrar e seguir podcasts, saber que música está a tocar num feed personalizado e encontrar e seguir programas de rádio. A aplicação pode ser utilizada por telemóveis Android e iOS.

noticias01

noticias

Para começar o dia bem informado, não é necessário perder tempo para aceder individualmente a cada uma das páginas de notícias de referência. Com o Flipboard, o utilizador pode agrupar as notícias de diferentes páginas por categorias ou temas de interesse para conseguir uma melhor organização e visualização. Com um propósito semelhante, há o Zite, que faz a seleção de artigos baseado nas redes sociais dos utilizadores, agregadores RSS e, principalmente, das preferências e hábitos dos leitores.

A principal diferença entre eles é o desenho: enquanto o Zite aposta no espaço em branco para separar os conteúdos num interface que lembra o de uma revista digital, o Flipboard aposta em imagens para representar as categorias, em que cada secção funciona como um aplicativo individual.

As duas aplicações estão disponíveis para Android e iOS.

tarefas

todolist

Quem nunca anotou num papel a lista de atividades para aquele dia, tendo um smartphone no bolso? Para quem deseja não perder tempo e organizar melhor as ideias, o Wunderlist é uma boa opção. A aplicação permite organizar o tempo e as atividades pendentes durante o dia, fazer listas ou criar lembretes, quase como se fosse um organizador pessoal. Uma das suas principais funcionalidades é partilhar as listas de atividades com outros utilizadores e colaborar com as suas listas, de modo a agilizar projetos e a promover a interatividade. O Wunderlist é multiplataforma e permite a sincronização do telemóvel com a aplicação para o computador.

Por sua vez, o Any.Do funciona como um “to do list” de bolso: além das atividades recentes, faz o seguimento das tarefas mais recorrentes e cronometra-as para calcular o seu tempo médio de realização. Também é possível criar lembretes baseados na localização, começar o dia com um relatório das atividades a ser realizadas, criar um sistema de prioridades para categorizar as entradas e, até, enviar SMS com mensagens previamente definidas para contactos em qualquer momento do dia. E para não sobrecarregar a sua interface com datas e horários, o Any.Do separa as entradas em apenas três secções: “hoje”, “amanhã” e “depois”.

As duas aplicações estão disponíveis para Android e iOS.