O Dia Internacional contra a Corrupção comemora-se hoje, coincidindo com o lançamento pela Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC) de um serviço gratuito que permite aos cidadãos reportarem de “forma segura e confidencial” suspeitas de corrupção.

Trata-se do serviço gratuito Alerta Anticorrupção (ALAC), integrado na Provedoria TIAC, e que se traduz numa ferramenta online, disponível no site www.transparência.pt. “Se sabes, não cales”, é o lema desta iniciativa do TIAC por ocasião do Dia Internacional contra a Corrupção.

O serviço da TIAC presta também aconselhamento gratuito e confidencial a vítimas e testemunhas de corrupção, encorajando e auxiliando os cidadãos a fazer valer os seus direitos e reportarem junto das autoridades competentes suspeitas de corrupção e abuso que tenham conhecimento.

“A corrupção triunfa no silêncio. Este serviço serve precisamente para darmos apoio aos cidadãos que não se conformam com a corrupção e estão determinados a reportar suspeitas e levar casos concretos ao conhecimento das autoridades. Queremos dar voz aos funcionários públicos, aos pequenos empresários e ao cidadão comum que, muitas vezes, se confrontam com a corrupção no seu trabalho todos os dias, mas não se sentem seguros para reagir”, diz o diretor executivo da TIAC, João Paulo Batalha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dados do último Barómetro Global da Corrupção, publicado no ano passado pela Transparency International, revelam que 78 por cento dos portugueses considera que a corrupção piorou nos últimos dois anos — o pior ‘score’ de toda a União Europeia.

Paralelamente, 76 por cento dos portugueses acha ineficaz o combate a este fenómeno em Portugal. No mesmo estudo, 80 por cento dos inquiridos diz-se disposto a reportar um caso de corrupção, mas a pouca confiança dos cidadãos na justiça — vista como o segundo setor mais corrupto em Portugal, a seguir aos partidos políticos — e a falta de proteção efetiva a quem colabora com as autoridades são fatores que desencorajam os cidadãos de levantar a voz contra a corrupção.

“A Provedoria é um espaço seguro para que as queixas sejam ouvidas e os cidadãos possam ter aconselhamento gratuito sobre a forma mais eficaz de reportarem os casos que conheçam. Existimos para prestar informação às pessoas e ajudá-las a levar mais situações de corrupção ao conhecimento das autoridades. Só com uma cultura de integridade e intransigência contra os abusos conseguiremos vencer o combate contra a corrupção», conclui João Paulo Batalha.

“Se sabes, não cales” – TIAC celebra Dia Internacional Contra a Corrupção

A TIAC, representante em Portugal da rede global de ONG Anticorrupção Transparency International, é uma associação sem fins lucrativos que tem como finalidade geral promover a legalidade democrática e a boa governação, combatendo a corrupção e fomentando os valores da transparência, integridade e responsabilidade na opinião pública, nos cidadãos e nas instituições e empresas.