Norte

Guimarães vai aquecer com o samba do Real Combo Lisbonense. Ou melhor, com os portugueses Real Combo Lisbonense a interpretar temas de Carmen Miranda. Agora que as 11 canções registadas em disco começam a chegar aos ouvidos e lares de todos os portugueses é tempo do Real Combo Lisbonense voltar ao palco. Ao vivo, “Saudade de Você” é uma viagem musical de mais de hora e meia, com mais de 20 músicas, entre sambas, marchas e outros ritmos tropicais, para recordar ou descobrir Carmen Miranda. O samba vai estar  no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, este sábado às 22h00. A entrada custa uma nota de 10 euros.

A Igreja dos Clérigos, no Porto, reabre esta sexta-feira, às 12h00, exatamente 235 anos depois da primeira inauguração. Depois de 10 meses de obras, o público vai poder vê-la restaurada, com uma nova entrada, espaço museológico, um elevador e acessos para pessoas com mobilidade reduzida. As obras na Igreja puseram a descoberto uma cripta do século XVIII com dez sepulturas e o presidente da Irmandade dos Clérigos admite que uma delas seja do arquiteto Nicolau Nasoni, que projetou o templo e a torre dos Clérigos. Para além da abertura, há todo um programa de animação. A iluminação de Natal vai acender-se e, à noite, regressa o Porto Sounds, com concerto gratuito de Sequin. Prevê-se um dia animado.

Os Dead Combo vão pisar o palco do Rivoli Teatro, no Porto, esta sexta-feira, às 22h00. A digressão de “A Bunch of Meninos” já percorreu o país e até o estrangeiro, pelo que já não haverá muitas mais oportunidades para ver ao vivo Tó Trips e Pedro Gonçalves com este espetáculo e respetivo cenário preparado para o efeito. Os bilhetes custam 10 euros.

Vamos ao circo? Meninos e meninas, moços ricos, moças finas aí vem o Monumental Circo do Porto, que se instala no Coliseu esta sexta-feira. Trapezistas, equilibristas, acrobatas, palhaços, está lá tudo a que um fã de circo tem direito. Bilhetes a partir dos seis euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A 6.ª edição do Douro Film Harvest caminha para o seu final mas, até domingo, o público ainda pode assistir a uma dezena de sessões. Os últimos dois filmes vão ser exibidos no Shopping Cidade do Porto e são ambos do realizador Oliver Stone. Às 17h00 de domingo vai poder ver-se a versão estendida de “Alexandre, o Grande“. Mais tarde, às 21h30, exibe-se “South of the border“, documentário que inclui conversas informais com sete presidentes da América Latina: Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia), Lula da Silva (Brasil), Cristina Kirchner (Argentina) e o seu marido e ex-Presidente Nestor Kirchner, Fernando Lugo (Paraguai), Rafael Correa (Equador) e Raúl Castro (Cuba). Os bilhetes para cada filme custam cinco euros.

Feira da Pulga / Flea Market

No Flea Market nunca se sabe o que se pode encontrar. ©André Gouveia / Global Imagens

Há vida para além dos centros comerciais. Com a aproximação do Natal, são vários os espaços que acolhem feiras outlet e mercados natalícios cheios de produtos originais, feitos por artesãos e criativos. Um deles chama-se “Pulga de Natal“, ou seja, Flea Market natalício, no Silo Auto, no Porto. Como sempre, os vendedores de ocasião aproveitam para vender “a sua mais fina tralha”, que para os compradores pode ser muito útil. É este sábado, das 14h00 às 19h00.

Na última edição do ano do Bairro dos Livros, as fachadas dos edifícios históricos da zona ribeirinha do Porto são o palco de várias instalações artísticas que unem as ruas, os largos e os passeios,  Rua das Flores à Rua Ferreira Borges, passando pelo Largo de São Domingos e pelo Palácio das Artes, os lojistas da zona histórica portuense vão acolher vários momentos de performance interpretados pelo actor Nuno Meireles. com livros pendurados e iluminados, sob o tema “Ler é Voar”. O ponto de encontro está marcado para as 16h00, na Rua Ferreira Borges.

Centro

A companhia Russian Classical Ballet leva à Figueira da Foz “O Quebra-Nozes“, sábado, às 21h30. O bailado em dois atos é já um clássico no Natal e baseia-se no conto “O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos”, de E.T.A. Hoffmann, com música de Tchaikovsky. Os bilhetes custam 22 euros.

António Zambujo chega a Ílhavo com a boa notícia de que Rua da Emenda, o seu novo disco, atingiu já o galardão de disco de ouro. Na entrevista que deu ao Observador, o cantor de Beja disse que o novo álbum é o fim de um ciclo. Enquanto não se sabe que rumo vai dar à carreira, António Zambujo vai cantar no Centro Cultural de Ílhavo esta sexta-feira, às 22h00. Os bilhetes custam 16 euros.

Cyrano de Bergerac, peça do final do século XIX (apesar de a ação decorrer no século XVII francês), apresenta-se no Teatro Viriato, em Viseu, esta sexta-feira e sábado às 21h30. A peça da Primeiros Sintomas é interpretada por António Mortágua, Carolina Salles, Eduardo Breda, Paulo Pinto e Ricardo Neves-Neves, Sofia Vitória, Miguel Sopas e entre 20 a 30 figurantes de Viseu. Os bilhetes custam entre cinco e dez euros.

gemini

Agasalhe-se e prepare-se para uma noite ao relento se quiser ver a “chuva de estrelas” de Gemínidas, este sábado, pelas duas da manhã. Quando a Terra cruzar a órbita do asteroide Faetonte, os meteoroides libertados por este corpo celeste, que tem uma cauda como se fosse um cometa, poderão ser vistos no céu como se saíssem da constelação de Gémeos (daí o nome que lhes é dado). Se quiser ver estrelas, planetas e outros fenómenos deste céu de dezembro deve evitar as noites nubladas e a poluição luminosa das localidades.

Sul

Fernando Alvim, André Letria, Boss AC e a Companhia Nacional de Bailado são alguns dos artistas que entram no espetáculo de “video mapping” que vai ser exibido na fachada do Terreiro do Paço. “O Fabuloso Desejo de Natal” vai ter projeções na fachada do arco e ainda uma projeção inédita em 360 graus sobre a estátua de D. José, no centro da praça. Fernando Alvim, André Letria, Boss AC e a Companhia Nacional de Bailado são alguns dos artistas que entram no espetáculo, que pode ser assistido gratuitamente a partir de domingo, às 19h00, 20h00 e 21h00.

A Mostra de Cinema da América Latina já chegou ao Cinema São Jorge, em Lisboa, e ali fica até domingo com um apanhado do melhor do cinema latino-americano. Sexta-feira, às 21h30, exibe-se “Las Analfabetas”que arrecadou o Prémio Quixote para Melhor Filme no Festival de Cinema de Gramado, e que conta a história de Ximena, uma analfabeta que tudo faz para que não se perceba essa sua limitação. A Mostra vai homenagear o documentarista brasileiro Eduardo Coutinho, falecido este ano após ter sido esfaqueado em casa. Dele vão ser exibidos de três filmes: “Edifício Master”, “Jogo de Cena” e “As Canções”. Os bilhetes custam 3,50 euros.

Por falar em cinema, as salas do @Cinema estão a celebrar um ano de vida desde que abriu no Saldanha Residence. A prenda vai para os espectadores, já que esta sexta-feira todas as sessões são gratuitas (com direito a oferta de pipocas, bebidas e até estacionamento). Vai ser possível assistir aos filmes “Os Jogos da Fome – A Revolta parte 1” (às 15h20), “O Hobbit – Uma Viagem Inesperada” (18h00) e “O Hobbit – A Desolação de Smaug” (21h50).

Uma exposição com 300 trajes e adereços criados por António Lagarto chegou esta quinta-feira ao Museu do Design e da Moda, em Lisboa. No museu vão estar cerca de 200 figurinos completos, num total de cerca de 300 peças, desde trajes a adereços de cabeça, joias e sapatos, e em paralelo serão apresentadas 30 fotografias que contextualizam o figurino. Uma viagem pela história dos figurinos e da cenografia dos últimos 30 anos.

Antonio_Lagarto_web

300 trajes mostram a história dos figurinos e da cenografia dos últimos 30 anos. ©D.R.

Oliver Twist está em Odivelas, mais concretamente no Centro Cultural da Malaposta. Resultado da adaptação do romance de Charles Dickens, “Oliver Twist” relata as aventuras de um rapaz órfão na sociedade inglesa do princípio do século XX. Com um elenco juvenil entre os 7 e os 18 anos de idade, a peça “Oliver Twist” é garantia de um bom momento em família. Para ver às sextas e sábados às 21h00 e aos domingos às 16h00, com bilhetes a seis euros.

O Natal em Lisboa volta a encher de música algumas igrejas da capital, com vários concertos de entrada livre. Na sexta-feira atuam o Coro do Tejo e o Coro de Câmara da Universidade de Lisboa na Igreja de São Roque, às 21h30. No sábado, o Trio Tarantela da Orquestra Sinfónica Juvenil leva música francesa à Igreja das Mercês, às 16h00. Os lugares são limitados, por isso o melhor é chegar cedo.

O documentário “Alentejo, Alentejo“, de Sérgio Tréfaut, sobre o cante alentejano que é agora Património Imaterial da UNESCO, vai ser exibido gratuitamente no Salão Polivalente de Vila Verde de Ficalho, em Serpa, sábado, às 21h00. Para ver ou rever.

Vai nevar em Loulé este fim de semana. No âmbito do Programa de Animação de Natal 2014 do Concelho de Loulé, vai cair neve na Rua 5 de outubro, entre as 14h00 e as 20h00, para fazer as delícias de crianças e adultos. Em simultâneo vai estar aberta ao público a “Aldeia dos Sonhos”, onde até 23 de dezembro, das 14h00 às 20h00, se recria uma Aldeia de Natal onde não faltarão as diversões para os mais novos como um carrossel tradicional, a casa do Pai Natal, insufláveis ou os contos natalícios. Já a Rua Maria Campina vai integrar um espaço de animação com pinturas faciais e um insuflável ao longo de toda a tarde.