O atelier O Cubo vai mostrar um novo espetáculo de video mapping em Lisboa. Entre 14 e 23 de dezembro, quem se deslocar ao Terreiro do Paço vai poder ver gratuitamente “O Fabuloso Desejo de Natal”, com projeções na fachada do arco e ainda uma projeção inédita em 360 graus sobre a estátua de D. José, no centro da praça.

A história do novo projeto de video mapping, técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares, passa-se “numa Lisboa invernal” e imaginada. Um grupo de crianças é surpreendido por uma personificação do “Desejo de Natal” que os desafia a sonhar mais alto e a conquistar aquilo que almejam. Personificado por Fernando Alvim, o “Desejo de Natal” torna realidade desejos universais como o amor, a felicidade, a amizade e a paz, pode ler-se em comunicado.

O espetáculo, desenvolvido por Nuno Maya e Carole Purnelle, promete desvendar “com um novo olhar alguns dos ícones mais marcantes da cidade”, acompanhados pelas ilustrações de André Letria. Participam também dois bailarinos da Companhia Nacional de Bailado, que gravaram passos de dança por entre janelas, arcadas e portas, num espetáculo musical onde se incluem animações 2D, 3D e efeitos especiais “à la Broadway”.

Para além das projeções na fachada do Terreiro do Paço, a estátua equestre de D. José, restaurada no ano passado, “também vai fazer parte d’O Fabuloso Desejo de Natal'”, disse Patrícia Maya, do atelier O Cubo, ao Observador. “O filme vai saltar da fachada para a estátua e da estátua para a fachada, e durante o intervalo vai estar sempre iluminada”.

A direção áudio esteve a cargo de Manuel Faria, dos Trovante, reforçada pela banda sonora original dos músicos Boss AC e Francisco Rebelo, que criaram cinco temas originais para a banda sonora. Há sessões todos os dias entre 14 e 23 de dezembro, às 19h00, 20h00 e 21h00. Cada sessão dura 15 minutos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR