789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Relações extraconjugais adoçam as épocas festivas

Este artigo tem mais de 5 anos

Passar muito tempo com a família pode intensificar a pressão nos relacionamentos que já estão em crise. Talvez isso justifique as traições nas épocas festivas ou depois do fim de semana.

As mulheres procuram relacionamentos extraconjugais porque querem mais romance, paixão e sexo
i

As mulheres procuram relacionamentos extraconjugais porque querem mais romance, paixão e sexo

Hulton Archive/Getty Images

As mulheres procuram relacionamentos extraconjugais porque querem mais romance, paixão e sexo

Hulton Archive/Getty Images

Quem não conhece alguém que nasceu no final de setembro, início de outubro, ou alguém que tenha nascido nove meses depois da Queima das Fitas. As épocas festivas podem dar azo a grandes festejos, mas aparentemente também potencia as traições segundo o site de relacionamentos extraconjugais Ashley Madison. “Períodos prolongados junto à família podem gerar uma pressão enorme em relacionamentos que já estão em crise”, disse em comunicado de imprensa Eduardo Borges, representante do site em Portugal e no Brasil.

O fundador do site, Noel Biderman, disse que a época de Natal e da passagem de ano deveria ser uma altura em que as pessoas se sentiriam felizes, “mas nem sempre isso acontece”. Eduardo Borges acrescentou que “não é por acaso que janeiro é um dos meses com maior taxa de divórcios no mundo”.

Mesmo quando não se chega ao divórcio, a traição pode acontecer. Sobretudo à segunda-feira de manhã, referiu Noel Biderman. “Numa manhã de segunda-feira é fácil alguém acordar e chegar à conclusão que não quer voltar a ter um fim de semana repleto de discussões. Quer, por oposição, paixão e afeto.” Altura perfeita para procurar companhia naquele que é o primeiro site de relacionamentos extraconjugais do mundo.

Estudar os infiéis

Contudo, segundo um estudo do mesmo site, as manhãs não são assim tão favoráveis para a traição – a moralidade vai-se ‘perdendo’ ao longo do dia. Um estudo que alegadamente entrevistou 172 mil dos usuários americanos concluiu que estes preferiam trair à quarta-feira à tarde e durante o horário de expediente – 68% das infidelidades teriam lugar no local de trabalho e que demoravam, em média, uma hora e dezassete minutos.

O site, criado no Canadá em 2002, tem mais de 31 milhões de utilizadores anónimos em todo o mundo. Em Portugal existe desde 2013 e já conta com 100 mil infiéis. Diz-se “100% seguro”, mas Eric Anderson, um professor de masculinidade, sexualidade e desporto na Universidade de Winchester, em Inglaterra, que lidera o gabinete científico do Ashley Madison espiou mais de 4.000 conversas online. O professor pretendia que estudo ajudasse “a deslindar o estrangulamento que a nossa cultura tem sobre sexo e amor”.

O estudo concluiu que as mulheres entre os 35 e 45 anos estudadas procuram relacionamentos extraconjugais porque querem mais romance, paixão e sexo, mas não se querem divorciar dos maridos. “Ser feliz no casamento é muito diferente de ser feliz na cama”, disse Eric Anderson, citado no comunicado de imprensa do 109º encontro anual da Sociedade Americana de Sociologia. “Os nossos resultados não refletem desarmonia no casamento, mas uma monotonia em termos sexuais que é um facto social das relações monogâmicas de longo prazo.”

O investigador concluiu: “É muito claro que o nosso modelo de ter sexo e amar apenas uma pessoa para o resto da vida falhou e falhou redondamente.” Uma afirmação, que encontra reflexo no estudo da investigadora portuguesa Joana Arantes, em que embora 95% das pessoas entrevistadas não concorde com relacionamentos extraconjugais, apenas 74% se manteve sempre fiel aos companheiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora