É possível que há coisa de uma semana tenha desembrulhado um smartphone, dado que o Natal costuma ser uma altura de sucesso garantido para a indústria móvel, com os fabricantes a competir afincadamente entre si. Em 2014, porém, não restam dúvidas: a Apple é responsável por 51,3% de todos os novos dispositivos móveis ativados no mundo. Em termos gerais, o iPhone 6 foi o dispositivo mais ativado, seguido do iPhone 6 Plus. Os dados, publicados no site The Verge, correspondem ao período entre 19 e 25 de dezembro e pertencem ao relatório anual da empresa Flurry.
Na batalha em questão, a Apple sagrou-se vencedora. A multinacional norte-americana, fundada em 1976 por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, facilmente derrotou os concorrentes mais próximos, Samsung (18%) e Nokia (5.8%). Das restantes empresas, apenas a Sony e a LG conseguiram reclamar pouco mais de 1% do valor total (1,6 e 1,4, respetivamente). Já os fabricantes chineses, incluindo Xiaomi e Huawei preenchem as restantes lacunas — apesar de deterem grandes fatias no universo dos smartphones, os principais mercados situam-se no continente asiático onde a época natalícia não é tão forte.
Mas há outra tendência que tem vindo a ganhar terreno e que vale a pena registar. É o caso dos phablets — smartphones com ecrãs de grandes dimensões –, que foram ativados mais do que nunca na semana que antecedeu o Natal. Se em 2012 apenas 3% dos phablets eram ativados, o número evoluiu para 13% em 2014. A Flurry assegura, citada pelo Techcrunch, que a disponibilidade de um modelo iOS para os phablets ajudou a impulsionar a venda destes dispositivos. Enquanto isso acontecia, o interesse por tablets diminuiu.
Todos os novos dispositivos em causa resultaram ainda num aumento de aplicações instaladas: as apps associadas à troca de mensagens e a jogos estão entre as escolhas mais populares.