Uma sonda detetou um grande e escuro objeto no fundo do mar de Java, na madrugada desta quarta-feira. A agência nacional indonésia de busca e salvamento (BASARTAS) já confirmou que se trata do AirBus 320-200 que, no domingo, desapareceu dos radares após descolar de Surabaya, a segunda maior cidade do país. Além de destroços e algumas malas dos passageiros, as autoridades conseguiram retirar mais quatro corpos da água — aumentando para sete o número de corpos resgatados.
Alguns dos corpos terão sido retirados da água com roupa. Pelo menos um deles, de uma das assistentes de bordo do voo QZ8501, escreve o The Guardian, tinha um colete salva-vidas vestido. “[Hoje] recuperámos um total de quatro corpos e um deles até tinha um colete salva-vidas”, confirmou Tatang Zaenudin, um oficial da BASARTAS, segundo a agência Reuters. Já o relato de um piloto da Força Aérea indonésia indicou que os outros três corpos estariam de mãos dadas quando foram encontrados. Já foram resgatados sete corpos: três mulheres e quatro homens. O voo da AirAsia, recorde-se, transportava um total de 162 pessoas.
First 2 bodies from #AirAsia #QZ8501 crash arrive in Surabaya, where relatives are waiting http://t.co/hzE4BvgSNu pic.twitter.com/H9LC4KfoBi
— BBC Breaking News (@BBCBreaking) December 31, 2014
Estas informações já levantaram algumas suspeitas. Por um lado, o colete de salva-vidas que uma pessoa tinha vestido pode indicar que antes de o avião se despenhar no mar, o comandante do AirBus 320-200 poderá ter dado o sinal de emergência aos passageiros e tripulantes. Já as três pessoas que, alegadamente, foram encontrados de mãos dadas, poderão indiciar que alguns passageiros não terão falecido logo com o impacto da aeronave na água.
O avião encontra-se submerso entre os 20 e os 30 metros de profundidade, de acordo com o veiculado pelas autoridades indonésias. “Encontrámos o sítio do acidente. Amanhã [quarta-feira] iniciaremos uma operação por ar e por mar mais alargada”, disse Joko Widodo, presidente indonésia, numa conferência de imprensa transmitida pela televisão. Dezassete helicópteros participaram nas operações de busca desta quarta-feira, além de 67 mergulhadores que foram destacados para o local, com o objetivo de procurar a caixa negra do avião, noticiou a Bloomberg.
This morning we deployed the best TNI Frogmen to Pangkalan Bun to find the victims of Air Asia #QZ8501 pic.twitter.com/7lyPcfCuoY
— Moeldoko (@GeneralMoeldoko) December 31, 2014
Conta oficial de Twitter do Generel Moeldoko, comandante das Forças Armadas indonésias.
Ainda de madrugada, as autoridades indonésia descobriram mais destroços da aeronave da AirAsia, antes da sonda detetar o aparelho no fundo do mar de Java. “O facto de os destroços parecerem estar bastante coesos sugere que a aeronave se possa ter quebrado quando embateu na água, e não no ar”, defendeu Neil Hansford, um ex-piloto e atual diretor da consultora Strategic Aviation Solutions, citado pelo The Guardian.
As operações de salvamento no mar, contudo, foram entretanto interrompidas devido aos ventos fortes e à ondulação acentuada. “Mal o tempo abra, os corpos serão trazidos para Pangkalan Bun”, informou Bambang Soelistyo, chefe da agência indonésia, quando se referiu à cidade com pista de aterragem mais próxima do local onde o avião foi localizado, a sudoeste da ilha do Bornéu.
.@tonyfernandes hails "incredible efforts", transparency of Basarnas, Indonesia armed forces http://t.co/fU1QeMQPFC pic.twitter.com/KNMaZLCIZ8
— CNA (@ChannelNewsAsia) December 31, 2014
Tony Fernandes, o presidente da AirAsia, a maior companhia aérea low-cost do continente asiático
O voo QZ8501 da AirAsia perdeu o contacto com o controlo de tráfego aéreo às 7h24 de domingo, cerca de 40 minutos após descolar de Surabaya, na Indonésia, com destino a Singapura. O AirBus 320-200 transportava 162 pessoas, entre as quais 155 era passageiros.