“Diz-se que J. K. Rowling se inspirou na Livraria Lello enquanto escrevia Harry Potter (e ensinava inglês) em Portugal. Não é preciso muito tempo para se perceber todo o potencial da Lello como musa inspiradora”. Assim começa o artigo em que a revista Time partilha com o mundo as 15 livrarias mais “cool” do globo terrestre, com a portuense Lello e Irmão no topo. Se por cada distinção a Lello ganhasse um galardão, seria precisa uma vitrina espaçosa.

Fundada em 1906, com a explosão de turistas que tem chegado ao Porto é frequente encontrar filas para entrar na livraria de aspecto neogótico. Mas a espera compensa. “Uma claraboia com um vitral põe no centro das atenções a escadaria da livraria, de um vermelho intenso, espetacular o suficiente para o forçar a uma paragem”, pode ler-se no artigo.

“A fachada neogótica desta livraria antiga não transparece a opulência interior: madeira talhada, colunas douradas, tetos ornamentados, e uma escada vermelha deslumbrante iluminada por um vitral. A livraria centenária apresenta mais de 100 mil títulos diferentes em várias línguas, incluindo traduções para inglês de talentos portugueses como Fernando Pessoa e José Saramago. Também vai encontrar revistas, CD’s, livros antigos, e uma grande variedade de publicações sobre o próprio Porto”.

Se por cada distinção a Lello ganhasse um galardão, seria precisa uma vitrina espaçosa. Em 2010, a livraria portuense foi eleita pelo guia Lonely Planet como a terceira mais bonita do mundo. Dois anos antes, o britânico Guardian tinha dado a mesma honra à livraria portuguesa. Mais recentemente, a secção de viagens da CNN também elegeu as livrarias mais “cool” do mundo e não esqueceu a Lello, mas descreveu-a como “a mais bela livraria do mundo”.

Eis o top completo da Time:

Livraria Lello e Irmão, Porto
Barter Books, Inglaterra
Powerhouse Arena, Brooklin
Cafebrería El Péndulo, Cidade do México
Shakespeare and Co., Paris
Books for Cooks, Melbourne
Bart’s Books, Ojai, Califórnia
Dominicanen Bookstore, Maastricht, Holanda
Book Lounge, Cidade do Cabo
El Ateneo Grand Splendid, Buenos Aires
The Last Bookstore, Los Angeles
Libreria Acqua Alta, Veneza
Librairie Avant-Garde, Nanjing, China
The Academic Bookstore, Helsínquia, Finlândia
Stanfords, Londres

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR