460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Livrarias

Novo Governo

ReLI espera que ministro consiga maior orçamento

O presidente da Rede de Livrarias Independentes (ReLI) espera que Adão e Silva seja capaz de aumentar verbas "para incentivar e promover a cultura", mostrando-se "otimista" com a escolha do ministro.
Livrarias

Livrarias independentes com rede de venda online

A plataforma online permite consultar os catálogos de 69 livrarias independentes e comprar livros novos, usados e raros. Se um título não estiver disponível, podem ser feito pedidos às livrarias.
Cultura

Livraria Lello lança Lusíadas e Mensagem em árabe

Considerando as obras uma "mostra muito boa" da literatura portuguesa para os mais de 274 milhões de falantes da língua árabe, a Livraria mostra-se disponível para publicar outros livros nesta língua.
Livrarias

Livraria Lello em vias de ser monumento nacional

A Direção-Geral do Património Cultural tem a intenção de reclassificar a Livraria Lello, que está categorizada como monumento de interesse público desde 20 de setembro de 2013.
Livros

A lei do preço bruto

Terão a ministra e o Governo alguma noção do funcionamento do sector do livro onde - corre por aí porquê - estão a lançar, ceguinhos e iletrados, uma bomba atómica?
Livrarias

Livraria Lello quer livros com prescrição médica

Salientando que "nunca, como agora, se discutiu tanto a saúde mental", a missiva defende que os livros são "um alicerce insubstituível de sanidade mental", pelo que devem ser "despesa da saúde".
Livrarias

Porto. Livraria Poetria ganha nova casa

Esta segunda-feira, a câmara do Porto aprovou por unanimidade a cedência temporária de um imóvel à Livraria Poetria, um dos poucos negócios que ainda sobrevivia nas antigas Galerias Lumière.
Livrarias

Fotografia pertence à livraria Lello?

Não, a imagem não revela o interior de um dos pontos turísticos da cidade do Porto, a livraria Lello. Fotografia mostra o interior da Opera Garnier, em Paris.
Livrarias

Livraria Lello cria sala dedicada a José Saramago 

A Livraria Lello, no Porto, inaugurou uma instalação artística em parceria com a revista Time e ainda uma sala dedicada a José Saramago, com primeira edições e objetos pessoais do escritor.
Alberto João Jardim

Novo romance escrito por Alberto João Jardim

Trata-se de um romance sobre o futuro da Madeira. "Este livro propõe-se a refletir sobre algumas questões essenciais, decisivas para o nosso futuro. Dedico este trabalho a todos os que me ajudaram".
Livros

 Do condicionamento industrial ao comercial 

Aumentar o tempo de preço fixo do livro e proibir os editores de fazerem acertos de preços não defenderá nenhuma livraria, limitará a diversidade cultural e impedirá o aparecimento de novos escritores
Livrarias

Marcelo apela ao regresso às livrarias 

O Presidente diz que tem acompanhado atentamente "as dificuldades do setor do livro, da necessidade de assegurar o comércio livreiro às reorganizações associativas e à premência das medidas de apoio".
Coronavírus

Do café ao barbeiro. O Porto desconfinou devagar

As máquinas de café voltaram a funcionar, o choro foi substituído por abraços nas escolas, os cabeleireiros tiveram fila à porta e as livrarias mostraram as novidades. O Porto desconfinou devagar.
Livrarias

Reabertura de livrarias repõe 34% do mercado

A reabertura de livrarias, a partir de segunda-feira, marca o início do desconfinamento do setor cultural, e poderá permitir a reposição de 34% do mercado livreiro, segundo a APEL.
Livrarias

BD: livrarias resistem com quebras significativas

A fidelização dos clientes e a encomendas online têm sido o garante da manutenção destes espaços, mas os sucessivos confinamentos deixaram o setor numa crise profunda.
Coronavírus

Alfarrabistas entre o desalento e a revolta

Os alfarrabistas do Porto oscilam entre o desalento de ver os espaços próprios encerrados, atrás de grades e estores descidos, e a revolta com a permissão de venda de livros em grandes superfícies.
Editoras

Cotovia. Livros adquiridos por livraria em Lisboa

A coleção de Poesia da editora Cotovia, que fechou portas no final do ano passado ao fim de 35 anos de atividade, foi adquirida pela Livraria Poesia Incompleta, dedicada exclusivamente à poesia.
Coronavírus

DRE. Apoio de 42 milhões para a cultura publicado

As medidas de apoio à cultura foram publicadas e o programa Garantir Cultura tem um apoio inicial de de 42 milhões de euros. A associação Pateia já criticou os apoios anunciados.
Resposta Pronta

"Comércio de livros nunca devia ter sido impedido"

No decreto ontem publicado, o Presidente da Republica defende o regresso da venda de livros nos estabelecimentos. Para a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, também as livrarias devem abrir.
Livros

233 graus em tempo de pandemia

Bradbury diz-nos que o papel queima a 451 graus Fahrenheit. Em Portugal tal corresponde a 233 graus Celsius sob a desculpa da pandemia. Não convém ao governo que os portugueses leiam, pensem, reflitam
Livrarias

Livrarias independentes tentam apoios com Governo

As livrarias independentes vão tentar negociar apoios que permitam a sua sobrevivência e evitar encerramentos em massa, numa reunião com a tutela. A associação de editores e livreiros não participará.
Livrarias

Livros: a proibição de venda que divide um setor

Novo Estado de Emergência continua a impedir pontos de venda de livros. Profissionais ora pedem que os deixem trabalhar, ora reclamam apoios. Nas FNAC é possível comprar via online e levantar em loja.
Resposta Pronta

"Não se deve impedir venda de livros nos supers"

João Alvim, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, defende que é preciso garantir que o produto chega ao cliente. E que livrarias que tiverem de fechar devem ser compensadas. 
Livrarias

Livrarias fecham, mas podem vender ao postigo

As livrarias vão voltar a encerrar, a partir das 00:00 de sexta-feira, em Portugal Continental, mas vão poder vender ao postigo, de acordo com as novas medidas de combate à pandemia.
Noticiário

9h. Livrarias fecham. "Não contamos com ministra"

Reação dos setor ao encerramento decretado a partir de amanhã. Escolas mantêm-se abertas, mas médico defende que é preciso mudar comunicação dirigida aos alunos. O que vai mudar, segundo os diretores.
Livrarias

"Queremos no Porto as 3 livrarias mais bonitas”

No dia em que a Lello faz 115 anos, Aurora Pinto, administradora da livraria, fala da cultura enquanto negócio, do mito do Harry Potter, da ausência de turismo e dos projetos que tem para o futuro.
Literatura

Após domínio público, Orwell invade livrarias

A obra de George Orwell entrou em domínio público. Com isso, várias editoras anunciaram o lançamento de novas edições de livros como "1984" ou "Quinta dos Animais".
Coronavírus

Mercado livreiro perdeu 23,3 milhões de euros

Nos primeiros meses do ano, até ao final da primeira semana de março, Portugal registou um ligeiro aumento de venda de livros, mas durante o estado de emergência o mercado caiu a pique.
Livrarias

Livraria Lello lança “Contos da Quarentena”

Depois de desafiar os leitores a escreverem o que viveram durante o confinamento, esta sexta-feira a Livraria Lello, no Porto, lança uma edição de inéditos com contos dos seis autores vencedores.
Amazon

Livrarias americanas lançam campanha contra Amazon

A campanha, a primeira no género, foi desencadeada por ocasião de dois dias especiais, terça e quarta-feira, em que a Amazon propôs ofertas comerciais atrativas aos consumidores.
Alemanha

Alemanha. Livraria em português faz 40 anos

A livraria TFM -- Centro do Livro de Língua Portuguesa, a mais antiga da Alemanha, celebra 40 anos, com a ameaça da crise provocada pela pandemia da Covid-19, mas sem deixar de receber encomendas.
Reportagem Observador

Feira do Livro é "balão de oxigénio" para o setor

A Feira do Livro deste ano, em Lisboa, já arrancou. Há muito álcool-gel e a máscara é obrigatória. Livreiros e editoras esperam visitantes para que impacto da pandemia no setor seja minimizado.
Resposta Pronta

Livraria Barata. "É um dia que ficará na história"

Objetivo da campanha de 'crowdfunding' é chegar aos 190 mil euros e José Rodrigues, gerente da Livraria Barata, acredita num "novo ciclo" para a histórica livraria lisboeta.
Coronavírus

Apoio financeiro para 251 livrarias e editoras 

Mais de 250 editoras e livrarias de todo o país vão receber o apoio financeiro, que foi reforçado com 36 mil euros, com um montante máximo de 1.500 euros (editoras) e 2.000 euros (livrarias).
Livrarias

Livraria Barata pode encerrar e lança peditório

Com quebra de 90% durante o confinamento, gestores da livraria reúnem-se esta semana com a Câmara de Lisboa e procuram soluções para a crise. É uma das lojas emblemáticas da capital.
Livrarias

O apoio às livrarias independentes é insuficiente

A verba total é também irrisória (só 400 mil euros), o que significa que apenas 80 livrarias vão conseguir aceder a este apoio quando se estima que restem em Portugal pelo menos 200 destas livrarias.
Mercado Livreiro

Bertrand inaugura nova livraria apesar da Covid-19

A livraria, a 55.ª da rede nacional, esteve para ser inaugurada em abril, mas o estado de emergência obrigou a Bertrand a adiar a sua abertura. A cadeia já abriu as suas 16 livrarias de rua.
Coronavírus

Mercado livreiro em queda mas com ligeira melhoria

As livrarias tiveram quebras de vendas de quase 80%, na primeira semana de abril, em relação ao período homólogo, em 2019, embora registe uma ligeira melhoria face às semanas anteriores.
Coronavírus

Livrarias independentes juntam-se contra crise

As livrarias independentes uniram-se num grande projeto coletivo, "que é o de dotar o país de uma rede de livrarias especializadas e de proximidade", e escreveram uma carta aberta ao Presidente.
Coronavírus

Lello oferece "Mensagem" na quarta-feira

É a partir desta quarta-feira que vai começar a funcionar "o primeiro 'drive thru' livreiro do mundo", uma iniciativa da Lello. O primeiro livro que a livraria vai oferecer é a "Mensagem", de Pessoa.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.