252kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Livrarias

Alberto João Jardim

Novo romance escrito por Alberto João Jardim

Trata-se de um romance sobre o futuro da Madeira. "Este livro propõe-se a refletir sobre algumas questões essenciais, decisivas para o nosso futuro. Dedico este trabalho a todos os que me ajudaram".
Livros

 Do condicionamento industrial ao comercial 

233
Aumentar o tempo de preço fixo do livro e proibir os editores de fazerem acertos de preços não defenderá nenhuma livraria, limitará a diversidade cultural e impedirá o aparecimento de novos escritores
Livrarias

Marcelo apela ao regresso às livrarias 

O Presidente diz que tem acompanhado atentamente "as dificuldades do setor do livro, da necessidade de assegurar o comércio livreiro às reorganizações associativas e à premência das medidas de apoio".
Coronavírus

Do café ao barbeiro. O Porto desconfinou devagar /premium

158
As máquinas de café voltaram a funcionar, o choro foi substituído por abraços nas escolas, os cabeleireiros tiveram fila à porta e as livrarias mostraram as novidades. O Porto desconfinou devagar.
Livrarias

Reabertura de livrarias repõe 34% do mercado

A reabertura de livrarias, a partir de segunda-feira, marca o início do desconfinamento do setor cultural, e poderá permitir a reposição de 34% do mercado livreiro, segundo a APEL.
Livrarias

BD: livrarias resistem com quebras significativas

A fidelização dos clientes e a encomendas online têm sido o garante da manutenção destes espaços, mas os sucessivos confinamentos deixaram o setor numa crise profunda.
Coronavírus

Alfarrabistas entre o desalento e a revolta

Os alfarrabistas do Porto oscilam entre o desalento de ver os espaços próprios encerrados, atrás de grades e estores descidos, e a revolta com a permissão de venda de livros em grandes superfícies.
Editoras

Cotovia. Livros adquiridos por livraria em Lisboa

338
A coleção de Poesia da editora Cotovia, que fechou portas no final do ano passado ao fim de 35 anos de atividade, foi adquirida pela Livraria Poesia Incompleta, dedicada exclusivamente à poesia.
Coronavírus

DRE. Apoio de 42 milhões para a cultura publicado

As medidas de apoio à cultura foram publicadas e o programa Garantir Cultura tem um apoio inicial de de 42 milhões de euros. A associação Pateia já criticou os apoios anunciados.
Resposta Pronta

"Comércio de livros nunca devia ter sido impedido"

No decreto ontem publicado, o Presidente da Republica defende o regresso da venda de livros nos estabelecimentos. Para a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, também as livrarias devem abrir.
Livros

233 graus em tempo de pandemia

484
Bradbury diz-nos que o papel queima a 451 graus Fahrenheit. Em Portugal tal corresponde a 233 graus Celsius sob a desculpa da pandemia. Não convém ao governo que os portugueses leiam, pensem, reflitam
Livrarias

Livrarias independentes tentam apoios com Governo

As livrarias independentes vão tentar negociar apoios que permitam a sua sobrevivência e evitar encerramentos em massa, numa reunião com a tutela. A associação de editores e livreiros não participará.
Livrarias

Livros: a proibição de venda que divide um setor

268
Novo Estado de Emergência continua a impedir pontos de venda de livros. Profissionais ora pedem que os deixem trabalhar, ora reclamam apoios. Nas FNAC é possível comprar via online e levantar em loja.
Resposta Pronta

"Não se deve impedir venda de livros nos supers"

João Alvim, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, defende que é preciso garantir que o produto chega ao cliente. E que livrarias que tiverem de fechar devem ser compensadas. 
Livrarias

Livrarias fecham, mas podem vender ao postigo

171
As livrarias vão voltar a encerrar, a partir das 00:00 de sexta-feira, em Portugal Continental, mas vão poder vender ao postigo, de acordo com as novas medidas de combate à pandemia.
Noticiário

9h. Livrarias fecham. "Não contamos com ministra"

Reação dos setor ao encerramento decretado a partir de amanhã. Escolas mantêm-se abertas, mas médico defende que é preciso mudar comunicação dirigida aos alunos. O que vai mudar, segundo os diretores.
Livrarias

"Queremos no Porto as 3 livrarias mais bonitas” /premium

262
No dia em que a Lello faz 115 anos, Aurora Pinto, administradora da livraria, fala da cultura enquanto negócio, do mito do Harry Potter, da ausência de turismo e dos projetos que tem para o futuro.
Literatura

Após domínio público, Orwell invade livrarias

A obra de George Orwell entrou em domínio público. Com isso, várias editoras anunciaram o lançamento de novas edições de livros como "1984" ou "Quinta dos Animais".
Coronavírus

Mercado livreiro perdeu 23,3 milhões de euros

Nos primeiros meses do ano, até ao final da primeira semana de março, Portugal registou um ligeiro aumento de venda de livros, mas durante o estado de emergência o mercado caiu a pique.
Livrarias

Livraria Lello lança “Contos da Quarentena”

243
Depois de desafiar os leitores a escreverem o que viveram durante o confinamento, esta sexta-feira a Livraria Lello, no Porto, lança uma edição de inéditos com contos dos seis autores vencedores.
Amazon

Livrarias americanas lançam campanha contra Amazon

A campanha, a primeira no género, foi desencadeada por ocasião de dois dias especiais, terça e quarta-feira, em que a Amazon propôs ofertas comerciais atrativas aos consumidores.
Alemanha

Alemanha. Livraria em português faz 40 anos

A livraria TFM -- Centro do Livro de Língua Portuguesa, a mais antiga da Alemanha, celebra 40 anos, com a ameaça da crise provocada pela pandemia da Covid-19, mas sem deixar de receber encomendas.
Reportagem Observador

Feira do Livro é "balão de oxigénio" para o setor

A Feira do Livro deste ano, em Lisboa, já arrancou. Há muito álcool-gel e a máscara é obrigatória. Livreiros e editoras esperam visitantes para que impacto da pandemia no setor seja minimizado.
Resposta Pronta

Livraria Barata. "É um dia que ficará na história"

461
Objetivo da campanha de 'crowdfunding' é chegar aos 190 mil euros e José Rodrigues, gerente da Livraria Barata, acredita num "novo ciclo" para a histórica livraria lisboeta.
Coronavírus

Apoio financeiro para 251 livrarias e editoras 

Mais de 250 editoras e livrarias de todo o país vão receber o apoio financeiro, que foi reforçado com 36 mil euros, com um montante máximo de 1.500 euros (editoras) e 2.000 euros (livrarias).
Livrarias

Livraria Barata pode encerrar e lança peditório /premium

1838
Com quebra de 90% durante o confinamento, gestores da livraria reúnem-se esta semana com a Câmara de Lisboa e procuram soluções para a crise. É uma das lojas emblemáticas da capital.
Livrarias

O apoio às livrarias independentes é insuficiente

218
A verba total é também irrisória (só 400 mil euros), o que significa que apenas 80 livrarias vão conseguir aceder a este apoio quando se estima que restem em Portugal pelo menos 200 destas livrarias.
Mercado Livreiro

Bertrand inaugura nova livraria apesar da Covid-19

473
A livraria, a 55.ª da rede nacional, esteve para ser inaugurada em abril, mas o estado de emergência obrigou a Bertrand a adiar a sua abertura. A cadeia já abriu as suas 16 livrarias de rua.
Coronavírus

Mercado livreiro em queda mas com ligeira melhoria

As livrarias tiveram quebras de vendas de quase 80%, na primeira semana de abril, em relação ao período homólogo, em 2019, embora registe uma ligeira melhoria face às semanas anteriores.
Coronavírus

Livrarias independentes juntam-se contra crise

252
As livrarias independentes uniram-se num grande projeto coletivo, "que é o de dotar o país de uma rede de livrarias especializadas e de proximidade", e escreveram uma carta aberta ao Presidente.
Coronavírus

Lello oferece "Mensagem" na quarta-feira

3098
É a partir desta quarta-feira que vai começar a funcionar "o primeiro 'drive thru' livreiro do mundo", uma iniciativa da Lello. O primeiro livro que a livraria vai oferecer é a "Mensagem", de Pessoa.
Coronavírus

Livraria Lello abre postigo para oferecer livros

7170
A livraria portuense quer assim cumprir a sua missão de "pôr o mundo inteiro a ler sempre que haja mundo, leitores e o que ler". Comercialização de livros continuará suspensa.
Coronavírus

As livrarias podem continuar abertas?

132
A ministra da Cultura afirmou que não há nada que impeça as livrarias de permanecerem abertas ao público durante o estado de emergência, desde que vendam "à porta" ou "no postigo". Será mesmo assim?
Coronavírus

Ministra diz que livrarias podem estar abertas

158
Graça Fonseca diz que, nas "medidas para o estado de emergência", não existe nada que proíba uma livraria de "vender à porta, no postigo". Várias livrarias decidiram fechar devido ao Covid-19.
Cultura

O fado à solta nas ruas de Lisboa

265
Depois do sucesso da 1.ª edição, entre 19 e 22 de março celebra-se pelas ruas da capital mais um Abecedário_Festival da Palavra. Este ano, com o “fado” como mote.
Fact Check

A Bertrand quer o fim da feira da Rua da Anchieta?

Em vários grupos e páginas do Facebook começou a circular a informação de que a Bertrand do Chiado estaria em conversações com a autarquia para acabar com a feira da Rua da Anchieta. Livraria nega.
Cultura

Lisboa ao sabor da palavra

525
Entre 8 e 11 de março, a capital vai receber a primeira edição do Abecedário_Festival da Palavra, um evento literário que visa promover as livrarias de rua e o livro enquanto veículo cultural.
Livrarias

Último romance de Edna O'Brien chega a Portugal

O romance "Pequenas cadeiras vermelhas" é um livro sobre a natureza do mal e o fascínio do homem pela crueldade, que reflete ao mesmo tempo sobre a redenção e a procura do amor.
Poesia

Valter Hugo Mãe dirige coleção de poesia 

2291
"Elogio da Sombra", coleção de poesia da Porto Editora, junta o escritor com os autores José Rui Teixeira, Isabel de Sá, Andreia C. Faria e Luís Costa.
Manuais Escolares

Livrarias ameaçam boicote dos manuais escolares

169
A falta de pagamento dos manuais escolares leva a que donos de livrarias queiram aderir a boicote no próximo ano letivo. Ministério terá começado a transferir verbas para as escolas desde setembro.
Livrarias

Primeiro andar da Cotovia é dos "editores livres"

720
A Livraria Cotovia, junto ao Teatro da Trindade, reabriu esta semana com uma grande novidade: o primeiro andar foi transformado para receber editoras independentes. São 19 ao todo.
Livrarias

Portuguesa entre melhores livrarias de BD do mundo

210
Pelo segundo ano consecutivo, a livraria e editora portuguesa Kingpin Books é finalista do prémio norte-americano Eisner de melhor livraria do mundo especializada em banda desenhada.
Lojas

Há duas novas livrarias em Lisboa

724
A notícia da morte do livro em papel é capaz de ter sido ligeiramente exagerada. Acabam de abrir duas novas livrarias em Lisboa, a Alquimia e uma nova Almedina.
Livros

Publicadas ficções inéditas de Pessoa e Ruy Belo

212
Uma série de ficções inéditas de Fernando Pessoa chega às livrarias na próxima quinta-feira, juntamente com o livro de Ruy Belo "Transporte no Tempo", que marcou o início de uma nova fase.
Crimes Sexuais

Livro sobre cardeal Pell retirado de livrarias

O livro de Louise Milligan sobre o Cardeal George Pell, que foi acusado de crimes sexuais, vai ser retirado das livrarias Victorian.
Livrarias

Leya na Buchholz eleita Livraria Preferida

305
A livraria Leya na Buchholz, em Lisboa, foi a escolhida como Livraria Preferida, numa eleição 'online', promovida pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.
Livrarias

A livraria Ulmeiro vai estender-se fora de portas

513
Meses depois da morte anunciada, o Espaço Ulmeiro continua a respirar. O perigo ainda não passou mas José Ribeiro garante que, enquanto for possível, a única livraria de Benfica não irá fechar portas.
Livrarias

Livraria Ferin vendida ao fim de 177 anos

6543
Sobreviveu ao fim da monarquia, à 1ª República, ao incêndio do Chiado, à concorrência. Só não sobreviveu à falta de leitores. O novo proprietário promete trazer uma revolução à velha Ferin.
James Bond

James Bond. História chega às livrarias no dia 20

A história do verdadeiro James Bond, um espião jugoslavo, considerado o mais extraordinário agente duplo da II Guerra Mundial, que serviu de inspiração a Ian Fleming para criar 007, chega às livrarias dia 20.
Exercício Físico

O personal trainer que pode destronar Harry Potter

Chama-se Joe Wicks e é personal trainer. O seu trabalho e as suas ideias estão a revolucionar o Reino Unido. E é já tão popular que está prestes a destronar Harry Potter nas prateleiras das livrarias.
Manuais Escolares

Governo aberto a corrigir distribuição de manuais

O Governo está aberto a corrigir a distribuição de manuais, para não prejudicar as livrarias locais, anunciou o deputado do PS Porfírio Silva face a preocupações expressas no distrito de Aveiro.
Cultura

Ulmeiro soma apoios mas ainda com futuro incerto

À margem da visita do ministro da Cultura, o livreiro alfarrabista José Ribeiro disse que só em março decidirá em definitivo o que fazer com a Ulmeiro, se fecha ou se se mantém de portas abertas.
Porto

Lello. A livraria mais bela do mundo faz 110 anos

15136
Que ninguém diga que o 13 é um número de azar. A 13 de janeiro de 1906 inaugurava-se a Livraria Lello. Viagem ao passado, presente e futuro de um "templo às artes" com uma escadaria hipnotizante.
Livrarias

Livraria Lello cobra entradas a partir de quinta

602
A partir desta quinta-feira, quem quiser visitar a Lello, no Porto, terá de pagar entrada. O valor do bilhete será dedutível na compra de livros.
Lisboa

A livraria mais pequena do mundo. Ou não

1471
Já foi "o livreiro mais jovem da Baixa" e tem "a livraria mais pequena do mundo". Os guias turísticos é que lhe deram os epítetos. Mas Simão não faz ideia se o que dizem é verdade. Vende livros. Só.
Amor

Pêlo-me por ti

132
O que ela tinha a mais, ele retirava do que a mais tinha. Ajustavam-se,nivelavam-se. Mais radicais do que quem faz tatuagens. Mantinham entre si uma marca, uma ligação que precisava de atenção e aparo
Exposições

Se os olhos também comem a boca também lê

384
Há um espaço onde a cerveja artesanal se mistura com livros de fundo de catálogo e as peças de artesanato e design partilham escaparates com conservas e literatura infantil. Confusão? Não, Leituria.
Livros

8 razões para não desistir dos livros em papel

2431
Ao que parece, os jovens continuam a preferir os livros em papel aos e-books. Facilidades na compreensão, no envolvimento com a história e menos distrações justificam a preferência.
Fotogaleria

Uma livraria que é um carrossel de luz

1787
A nova livraria da capital da Roménia tem seis andares e surpreende pela modernidade. Está preparada para acolher mais de 10 mil livros, mas muito mais.
Porto

Livraria Lello é uma das mais "cool" do mundo

710
A revista Time escolheu as 15 livrarias mais "cool" do mundo e a portuense Lello & Irmão é a primeira da lista. Veja o top completo.
Livros

Eles são livreiros, são do Porto e são resistentes

164
A livraria Lello vai receber o primeiro Encontro Livreiro do Porto e Grande Porto, no próximo dia 23, naquilo que o anfitrião, Antero Braga, descreveu como uma reunião dos “verdadeiros resistentes”.
Literatura

Shakespeare and Company: um americano em Paris

Possivelmente, a livraria independente mais famosa do mundo. Aberta em 1951 por George Whitman foi (e é) frequentada por inúmeros escritores. Hoje é a filha, Sylvia, quem gere o negócio literário.
A página está a demorar muito tempo.