A sua mulher não larga o telemóvel para aceder à internet? Pense duas vezes antes de a repreender, isto se a quer ver menos stressada. Um estudo do Pew Research Center concluiu que as mulheres que usam regularmente as redes sociais, enviam emails e publicam fotografias através dos seus telemóveis são menos stressadas do que as outras.

De acordo com o The Wall Street Journal, uma mulher que use a rede social Twitter várias vezes por dia, envie ou receba 25 mails e publique duas fotografias, através do seu telemóvel, todos os dias, apresentam níveis de stress 21% baixo do que as mulheres que ignoram ou não utilizam de todo as novas tecnologias. Quanto aos homens, não houve diferença nos níveis de stresse avaliados em 1801 pessoas testadas.

“Quando partimos para este estudo, pensámos que íamos acrescentar uma evidência empírica. Mas o que encontrámos foi uma grande surpresa: o uso da tecnologia não está ligado ao stresse”, disse Lee Rainie, diretor do site do Pew, que explica que normalmente tende-se a dizer que a tecnologia é a grande causadora de stress no ser humano.

O estudo concluiu ainda que o facto de as mulheres serem, normalmente, mais protetoras e sensíveis faz com que, consequentemente, se preocupem mais com a dor dos amigos, mesmo que virtuais – seja uma doença, uma morte ou um acontecimento qualquer. E aí há um aumento dos níveis de stress.

Já os homens só se sentiram afetados quando navegavam nas redes sociais em duas circunstâncias, e sempre com os amigos: em caso de demissão ou de prisão. “Percebemos que as mulheres carregam mesmo o peso do mundo nos seus ombros”, disse Keith Hampton, um dos professores que coordenou o estudo.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR