Seat Ibiza GT TDI, cinco lugares, de 1997 a 4.750 euros. O anúncio foi publicado a 10 de janeiro, cinco dias antes de entrar em vigor a deliberação da Câmara Municipal de Lisboa, que interdita carros com matrícula anterior a 2000 de circularem no centro de Lisboa. E o proprietário foi honesto na descrição: o ar condicionado e o fecho centralizado não funcionam. O volante precisa de ser estofado, mas não existe qualquer outra “anomalia”. No entanto, afirma, é obrigado a vender o carro devido à nova lei. Porque precisa passar diariamente na Avenida da Liberdade.

Este é apenas um dos anunciantes que optaram por pôr o carro “velho” à venda. Mas não é o único. Os anúncios de vendas de carros dispararam na internet.

“Além do acima descrito o carro não tem qualquer outra anomalia, não gasta óleo, é muito estável e dá-me imenso gosto de conduzi-lo. É com muita pena que o pondero vender, mas todos os dias tenho de ir à Av. da Liberdade em Lisboa e com a nova lei o transito está interdito a carros anteriores ao ano 2000.”, lê-se no anúncio publicado no CustoJusto e no OLX.

O anúncio é um entre os 5.494 que o OLX tem atualmente com carros com matrícula anterior a 2000 e que estão à venda na Área Metropolitana de Lisboa. Dados oficiais do OLX, a que o Observador teve acesso, dão conta de que, entre o dia 12 e 20 de janeiro, os anúncios desta natureza aumentaram em 30%. Também se verificou um aumento da procura de carros com matrículas posteriores a 2000.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já de acordo com os dados divulgados, esta quarta-feira, pelo maior portal de venda de carros do País Standvirtual, o número de anúncios aumentou 50% nos primeiros 20 dias de janeiro, quando comparado com o mesmo período do mês de dezembro. Durante este período foram colocados à venda mais de 4.139 veículos anteriores ao ano 2000, a maior parte da Área Metropolitana de Lisboa e do Porto.

Referem os dados que, a 15 de janeiro, quando a deliberação da autarquia entrou em vigor, também aumentou a procura de carros mais recentes, ou pelo menos posteriores a 2000: houve um aumento de 46% de pesquisas face à média diária já verificada em todo o mês de janeiro.

A terceira fase das Zonas de Emissões Reduzidas (ZER) veio interditar viatura de matrícula anteriores a 2000 de circularem entre a Avenida da Liberdade e o Terreiro do Paço. A área que interdita a circulação de viaturas anteriores a 1996 é ainda mais vasta, como pode ver aqui.

Para Daniela Oliveira, que gere o site do Standvirtual, “os condutores que moram fora de Lisboa e que se deslocam com frequência à capital têm vindo a reagir nos últimos meses às novas regras de circulação automóvel para carros anteriores a 2000. A procura de carros mais recentes deverá continuar e superiores ao ano 2000 deverá manter-se nos próximos dias.”.

No CustoJusto, havia esta terça-feira 802 anúncios de venda de carros com matrículas anteriores a 2000 na zona de Lisboa. Fonte oficial do site disse ao Observador não se ter verificado “qualquer desvio significativo de anúncios inseridos devido à nova lei de circulação no centro de Lisboa”.