454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Alexis Tsipras

Mercados Financeiros

Vêm aí eleições na Grécia – e os mercados adoram

Alexis Tsipras e o Syriza sofreram derrota pesada e vêm aí eleições legislativas antecipadas. Perspetiva de mudança de governo leva bolsa a subir mais de 6% e os juros da dívida caírem para mínimos.
Grécia

Grécia. Alexis Tspiras vence moção de confiança

Alexis Tsipras vai continuar o seu mandato como primeiro-ministro da Grécia. O parlamento aprovou a moção de confiança com os 151 votos que eram exigidos para o primeiro-ministro grego sair vencedor.
Grécia

Grécia. Acordo com Macedónia põe Tsipras em risco

O parlamento grego inicia esta terça-feira o debate sobre uma moção da confiança apresentada por Aléxis Tsipras. Em causa está o acordo com a Macedónia sobre o novo nome do país.
Alexis Tsipras

Grécia recupera "direito a definir o seu destino"

Pretendendo assinalar o primeiro dia da "nova era" do seu país, Alexis Tsipras deslocou-se a Ítaca, no mar Jónico, ponto de partida e de regresso de Ulisses na Odisseia de Homero.
Grécia

Tsipras visita locais da tragédia na Grécia

Alexis Tsipras efetuou a sua primeira visita à zona do incêndio que há uma semana provocou pelo menos 91 mortos, entre novas críticas da oposição que exigiu a demissão dos responsáveis pela tragédia.
Grécia

Grécia. Milhares protestam contra "Macedónia"

Desde 1992 que Atenas e Skopje não se entendem a propósito do nome escolhido pela agora República da Macedónia para batizar o país, depois da idependência da Jugoslávia.
Grécia

Tsipras: "Cometi erros, grandes erros"

O primeiro-ministro grego critica o seu ex-ministro das Finanças, Varoufakis, dizendo que o seu plano para sair do euro era "fraco e ineficaz". "Sair da Europa e ir para onde... para outra galáxia?"
Alexis Tsipras

Se Eurogrupo falhar, Grécia irá convocar cimeira

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, pediu a Donald Tusk a convocação de uma cimeira da zona euro se não for alcançado um acordo sobre a Grécia na reunião do Eurogrupo de sexta-feira.
Grécia

Tsipras. FMI deve parar de "brincar com o fogo"

Alexis Tsipras, apelou ao FMI e ao ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schauble, para que parem de "brincar com o fogo", culpando-os pelo impasse nas negociações entre a Grécia e os credores.
União Europeia

Costa em Atenas para cimeira de líderes do Sul

"Assumimos agora com orgulho que fazemos parte da mesma região no quadro da União Europeia", afirmou António Costa antes da primeira cimeira dos países do sul da União Europeia.
Alexis Tsipras

7 mil manifestantes pedem a demissão de Tsipras

Cerca de 7.000 pessoas manifestaram-se esta quarta-feira em Atenas contra o governo de esquerda liderado por Alexis Tsipras, apelando à sua "demissão".
Alexis Tsipras

Tsipras pede cimeira extraordinária da UE

A decisão foi tomada depois de ser pedida a interrupção das negociações sobre o plano de contingência adicional exigido pelo Eurogrupo. O plano só devia entrar em vigor a partir de 2018.
Política

Costa e Tsipras juntos contra a austeridade da UE

Os dois primeiro-ministros estiveram hoje reunidos em Atenas e assinaram uma declaração conjunta anti-austeridade. Mas António Costa frisou que não o quer fazer "numa lógica de confrontação" com a UE.
Pedro Sánchez

Sánchez pede a Tsipras que fale com Iglesias

Pedro Sánchez afirmou que vai pedir a Tsipras que interceda a seu favor junto de Iglesias. A falta de apoio do Podemos tem sido um grande entrave para a formação de governo.
Alexis Tsipras

Grécia vai continuar solidária com os refugiados

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, apelou à Europa para recuperar o "sentido comum" e o compromisso com os valores da solidariedade e do humanismo e rejeitar ideias extremistas
Futuro da Grécia

Ninguém se entende. FMI, UE e Grécia num impasse

Falharam as negociações entre o governo grego, o FMI e a Comissão Europeia sobre as reformas que Atenas terá de fazer para cumprir as metas orçamentais acordadas no terceiro resgate.
Crise dos Refugiados

Costa diz a Tsipras que pode receber mais migantes

Portugal está disponível para receber até mais 5800 refugiados. Foi o que disse António Costa a Alexis Tsipras numa carta enviada ao primeiro-ministro grego.
Futuro da Grécia

Grécia está (oficialmente) em recessão

Dois trimestres consecutivos de quebra no PIB ditam "recessão técnica". Está, assim, confirmado oficialmente que a recuperação económica pré-Syriza se esfumou.
Grécia

Tsipras vai encerrar dezenas de canais privados

O Governo grego vai avançar com uma reforma do panorama audiovisual com o objetivo de limitar a quatro os canais de televisão privados na Grécia. Oposição fala em "controlo" público do setor.
Orçamento do Estado

Costa segue as pisadas de Tsipras

O problema não é se o plano de Costa para vencer eleições e permanecer primeiro-ministro será (ou não) bem-sucedido. O problema é que, com ou sem sucesso, esse plano arrisca a recuperação do país.
Grécia

Grécia parada em protesto contra cortes e impostos

Numa das maiores paralisações gerais dos últimos anos, os gregos saíram à rua para protestar contra os cortes nas reformas e o aumento de impostos. Escolas, transportes e farmácias fecharam.
Futuro da Grécia

Pensões geram confronto entre Mitsotakis e Tsipras

Novo líder da oposição, Kyriakos Mitsotakis, atacou Tsipras na estreia parlamentar, defendendo que é possível resgatar o sistema de pensões grego sem acabar com os benefícios dos reformados.
Futuro da Grécia

Tsipras e Schäuble em Davos. Não faltou "dinamite"

Primeiro-ministro grego e ministro das Finanças da Alemanha participaram num painel de debate em Davos. Humor ajudou a aliviar tensão do encontro, depois do confronto sobre o FMI.
Futuro da Grécia

Grécia já "aceita" que o FMI participe no resgate

Tsipras estava "frustrado" com o FMI e dizia que não era necessário para o 3º resgate. Mas nos últimos dias os outros ministros das Finanças terão persuadido Euclid Tsakalotos a desistir da ideia.
Futuro da Grécia

Pensões. Grécia preferia excluir FMI da negociação

Ministro do Trabalho grego diz que os cortes nas pensões em pagamento são a linha vermelha que Atenas não quer passar. Katrougalos admite que seria mais fácil negociar apenas com a Europa, sem o FMI.
Mundo

Coisas que nunca mudam: as não notícias

As não notícias são tão importantes quanto as notícias. Às vezes ainda mais que as notícias. Porque as não notícias mostram como os jornalistas resistem a desfazer as suas ilusões.
Futuro da Grécia

Tsipras: Grécia não cede a "exigências absurdas"

No momento em que o Governo grego se prepara para as negociações sobre a reforma do sistema de pensões, o primeiro-ministro Alexis Tsipras avisa que não vai ceder a "exigências absurdas" dos credores.
Grécia

100 dias de Tsipras II, e austeridade a dobrar

Esta segunda-feira passam 100 dias do segundo governo de Alexis Tspiras, vividos entre as exigências do terceiro resgate financeiro e o programa "anti-austeridade" do partido de esquerda.
Futuro da Grécia

Alexis Tsipras quer o FMI fora do terceiro resgate

FMI é aliado da Grécia na questão do alívio da dívida, mas tem tido "uma atitude pouco construtiva nas questões orçamentais e financeiras", diz um Alexis Tsipras que, por isso, se confessa "confuso".
Futuro da Grécia

Tsipras. Grécia "já não está sozinha" na Europa

Demolidor, primeiro-ministro grego faz comunicado a insurgir-se contra notícias "provocatórias" publicadas pela imprensa alemã no fim de semana. E diz que já não está sozinho na Europa.
Futuro da Grécia

Parlamento grego aprova orçamento de austeridade

Poupança, cortes na despesa e agravamento de impostos. Com estas malhas se tece o Orçamento do Estado para 2016, que foi aprovado, esta madrugada, no Parlamento grego, com os votos contra da oposição.
Conselho Europeu

Tsipras provoca Turquia no Twitter. E depois apaga

O primeiro-ministro grego usou o Twitter para mostrar a sua frustração com a administração turca durante o Conselho Europeu. Acabou por apagar as mensagens que não deixaram a Turquia indiferente.
Futuro da Grécia

Tsipras perde 2 deputados mas aprova austeridade

Dois deputados do Syriza recusaram-se a votar a favor de mais medidas de austeridade e demitiram-se. Mas passaram as medidas que deverão garantir à Grécia o dinheiro da Europa.
Futuro da Grécia

Grécia. Qual está a ser o preço da "aventura"?

2015 era para ter sido o ano da retoma. Mas as "promessas vazias" do Syriza causaram "custos enormes" à economia, diz ao Observador Gikas Hardouvelis, último ministro das Finanças antes de Varoufakis.
Futuro da Grécia

A dias do Eurogrupo, austeridade avança em Atenas

Reunião do Eurogrupo de segunda-feira decidirá se a Grécia recebe a primeira tranche financeira. Três dias antes, parlamento grego aprovou um conjunto de medidas de austeridade.
Crise dos Refugiados

Alexis Tsipras quer redistribuição de refugiados

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, defendeu a cooperação da União Europeia com a Turquia para garantir a recolocação dos refugiados a partir desse país e evitar novos naufrágios no mar Egeu.
União Europeia

Tsipras: querido líder ou reformista ao centro?

Tsipras já não assusta ninguém na UE e até o BCE o elogia. Terá o grego iniciado uma viagem ao centro social democrata? Ou é o estratega perfeito para dar mais poder às esquerdas na Europa?
Futuro da Grécia

Parlamento grego debate primeira vaga de medidas

Limites às reformas antecipadas, mais impostos sobre as rendas e penas mais duras na evasão fiscal. Estas são algumas medidas que o Parlamento está a discutir e deverá passar na sexta-feira.
Futuro da Grécia

Tsipras promete aplicar "rapidamente" acordo

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, comprometeu-se a aplicar "rapidamente" o acordo com a troika para completar a primeira avaliação do programa e começar a discutir a redução da dívida.
Futuro da Grécia

Ministro de Tsipras culpa Israel pelo 11 setembro

Tsipras já formou o novo governo da Grécia, que mantém Euclid Tsakalotos como ministro das Finanças. Surpresa foi a nomeação para o governo de um deputado acusado de promover o anti-semitismo.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.