Alexis Tsipras
Mercados Financeiros

Vêm aí eleições na Grécia – e os mercados adoram

439
Alexis Tsipras e o Syriza sofreram derrota pesada e vêm aí eleições legislativas antecipadas. Perspetiva de mudança de governo leva bolsa a subir mais de 6% e os juros da dívida caírem para mínimos.
Grécia

Grécia. Alexis Tspiras vence moção de confiança

Alexis Tsipras vai continuar o seu mandato como primeiro-ministro da Grécia. O parlamento aprovou a moção de confiança com os 151 votos que eram exigidos para o primeiro-ministro grego sair vencedor.
Grécia

Grécia. Acordo com Macedónia põe Tsipras em risco

O parlamento grego inicia esta terça-feira o debate sobre uma moção da confiança apresentada por Aléxis Tsipras. Em causa está o acordo com a Macedónia sobre o novo nome do país.
Alexis Tsipras

Grécia recupera "direito a definir o seu destino"

Pretendendo assinalar o primeiro dia da "nova era" do seu país, Alexis Tsipras deslocou-se a Ítaca, no mar Jónico, ponto de partida e de regresso de Ulisses na Odisseia de Homero.
Grécia

Tsipras visita locais da tragédia na Grécia

Alexis Tsipras efetuou a sua primeira visita à zona do incêndio que há uma semana provocou pelo menos 91 mortos, entre novas críticas da oposição que exigiu a demissão dos responsáveis pela tragédia.
Grécia

Grécia. Milhares protestam contra "Macedónia"

189
Desde 1992 que Atenas e Skopje não se entendem a propósito do nome escolhido pela agora República da Macedónia para batizar o país, depois da idependência da Jugoslávia.
Grécia

Tsipras: "Cometi erros, grandes erros"

6355
O primeiro-ministro grego critica o seu ex-ministro das Finanças, Varoufakis, dizendo que o seu plano para sair do euro era "fraco e ineficaz". "Sair da Europa e ir para onde... para outra galáxia?"
Alexis Tsipras

Se Eurogrupo falhar, Grécia irá convocar cimeira

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, pediu a Donald Tusk a convocação de uma cimeira da zona euro se não for alcançado um acordo sobre a Grécia na reunião do Eurogrupo de sexta-feira.
Grécia

Tsipras. FMI deve parar de "brincar com o fogo"

232
Alexis Tsipras, apelou ao FMI e ao ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schauble, para que parem de "brincar com o fogo", culpando-os pelo impasse nas negociações entre a Grécia e os credores.
União Europeia

Costa em Atenas para cimeira de líderes do Sul

272
"Assumimos agora com orgulho que fazemos parte da mesma região no quadro da União Europeia", afirmou António Costa antes da primeira cimeira dos países do sul da União Europeia.
Alexis Tsipras

7 mil manifestantes pedem a demissão de Tsipras

Cerca de 7.000 pessoas manifestaram-se esta quarta-feira em Atenas contra o governo de esquerda liderado por Alexis Tsipras, apelando à sua "demissão".
Alexis Tsipras

Tsipras pede cimeira extraordinária da UE

A decisão foi tomada depois de ser pedida a interrupção das negociações sobre o plano de contingência adicional exigido pelo Eurogrupo. O plano só devia entrar em vigor a partir de 2018.
Política

Costa e Tsipras juntos contra a austeridade da UE

Os dois primeiro-ministros estiveram hoje reunidos em Atenas e assinaram uma declaração conjunta anti-austeridade. Mas António Costa frisou que não o quer fazer "numa lógica de confrontação" com a UE.
Pedro Sánchez

Sánchez pede a Tsipras que fale com Iglesias

Pedro Sánchez afirmou que vai pedir a Tsipras que interceda a seu favor junto de Iglesias. A falta de apoio do Podemos tem sido um grande entrave para a formação de governo.
Alexis Tsipras

Grécia vai continuar solidária com os refugiados

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, apelou à Europa para recuperar o "sentido comum" e o compromisso com os valores da solidariedade e do humanismo e rejeitar ideias extremistas
Futuro da Grécia

Ninguém se entende. FMI, UE e Grécia num impasse

Falharam as negociações entre o governo grego, o FMI e a Comissão Europeia sobre as reformas que Atenas terá de fazer para cumprir as metas orçamentais acordadas no terceiro resgate.
Crise dos Refugiados

Costa diz a Tsipras que pode receber mais migantes

303
Portugal está disponível para receber até mais 5800 refugiados. Foi o que disse António Costa a Alexis Tsipras numa carta enviada ao primeiro-ministro grego.
Futuro da Grécia

Grécia está (oficialmente) em recessão

439
Dois trimestres consecutivos de quebra no PIB ditam "recessão técnica". Está, assim, confirmado oficialmente que a recuperação económica pré-Syriza se esfumou.
Grécia

Tsipras vai encerrar dezenas de canais privados

1106
O Governo grego vai avançar com uma reforma do panorama audiovisual com o objetivo de limitar a quatro os canais de televisão privados na Grécia. Oposição fala em "controlo" público do setor.
Orçamento do Estado

Costa segue as pisadas de Tsipras

744
O problema não é se o plano de Costa para vencer eleições e permanecer primeiro-ministro será (ou não) bem-sucedido. O problema é que, com ou sem sucesso, esse plano arrisca a recuperação do país.
Grécia

Grécia parada em protesto contra cortes e impostos

200
Numa das maiores paralisações gerais dos últimos anos, os gregos saíram à rua para protestar contra os cortes nas reformas e o aumento de impostos. Escolas, transportes e farmácias fecharam.
Futuro da Grécia

Pensões geram confronto entre Mitsotakis e Tsipras

Novo líder da oposição, Kyriakos Mitsotakis, atacou Tsipras na estreia parlamentar, defendendo que é possível resgatar o sistema de pensões grego sem acabar com os benefícios dos reformados.
Futuro da Grécia

Tsipras e Schäuble em Davos. Não faltou "dinamite"

Primeiro-ministro grego e ministro das Finanças da Alemanha participaram num painel de debate em Davos. Humor ajudou a aliviar tensão do encontro, depois do confronto sobre o FMI.
Futuro da Grécia

Grécia já "aceita" que o FMI participe no resgate

453
Tsipras estava "frustrado" com o FMI e dizia que não era necessário para o 3º resgate. Mas nos últimos dias os outros ministros das Finanças terão persuadido Euclid Tsakalotos a desistir da ideia.
Futuro da Grécia

Pensões. Grécia preferia excluir FMI da negociação

Ministro do Trabalho grego diz que os cortes nas pensões em pagamento são a linha vermelha que Atenas não quer passar. Katrougalos admite que seria mais fácil negociar apenas com a Europa, sem o FMI.
Mundo

Coisas que nunca mudam: as não notícias

2052
As não notícias são tão importantes quanto as notícias. Às vezes ainda mais que as notícias. Porque as não notícias mostram como os jornalistas resistem a desfazer as suas ilusões.
Futuro da Grécia

Tsipras: Grécia não cede a "exigências absurdas"

No momento em que o Governo grego se prepara para as negociações sobre a reforma do sistema de pensões, o primeiro-ministro Alexis Tsipras avisa que não vai ceder a "exigências absurdas" dos credores.
Grécia

100 dias de Tsipras II, e austeridade a dobrar

Esta segunda-feira passam 100 dias do segundo governo de Alexis Tspiras, vividos entre as exigências do terceiro resgate financeiro e o programa "anti-austeridade" do partido de esquerda.
Futuro da Grécia

Alexis Tsipras quer o FMI fora do terceiro resgate

FMI é aliado da Grécia na questão do alívio da dívida, mas tem tido "uma atitude pouco construtiva nas questões orçamentais e financeiras", diz um Alexis Tsipras que, por isso, se confessa "confuso".
Futuro da Grécia

Tsipras. Grécia "já não está sozinha" na Europa

238
Demolidor, primeiro-ministro grego faz comunicado a insurgir-se contra notícias "provocatórias" publicadas pela imprensa alemã no fim de semana. E diz que já não está sozinho na Europa.
Futuro da Grécia

Parlamento grego aprova orçamento de austeridade

2956
Poupança, cortes na despesa e agravamento de impostos. Com estas malhas se tece o Orçamento do Estado para 2016, que foi aprovado, esta madrugada, no Parlamento grego, com os votos contra da oposição.
Conselho Europeu

Tsipras provoca Turquia no Twitter. E depois apaga

135
O primeiro-ministro grego usou o Twitter para mostrar a sua frustração com a administração turca durante o Conselho Europeu. Acabou por apagar as mensagens que não deixaram a Turquia indiferente.
Futuro da Grécia

Tsipras perde 2 deputados mas aprova austeridade

1646
Dois deputados do Syriza recusaram-se a votar a favor de mais medidas de austeridade e demitiram-se. Mas passaram as medidas que deverão garantir à Grécia o dinheiro da Europa.
Futuro da Grécia

Grécia. Qual está a ser o preço da "aventura"?

1579
2015 era para ter sido o ano da retoma. Mas as "promessas vazias" do Syriza causaram "custos enormes" à economia, diz ao Observador Gikas Hardouvelis, último ministro das Finanças antes de Varoufakis.
Futuro da Grécia

A dias do Eurogrupo, austeridade avança em Atenas

Reunião do Eurogrupo de segunda-feira decidirá se a Grécia recebe a primeira tranche financeira. Três dias antes, parlamento grego aprovou um conjunto de medidas de austeridade.
Crise dos Refugiados

Alexis Tsipras quer redistribuição de refugiados

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, defendeu a cooperação da União Europeia com a Turquia para garantir a recolocação dos refugiados a partir desse país e evitar novos naufrágios no mar Egeu.
União Europeia

Tsipras: querido líder ou reformista ao centro?

276
Tsipras já não assusta ninguém na UE e até o BCE o elogia. Terá o grego iniciado uma viagem ao centro social democrata? Ou é o estratega perfeito para dar mais poder às esquerdas na Europa?
Futuro da Grécia

Parlamento grego debate primeira vaga de medidas

Limites às reformas antecipadas, mais impostos sobre as rendas e penas mais duras na evasão fiscal. Estas são algumas medidas que o Parlamento está a discutir e deverá passar na sexta-feira.
Futuro da Grécia

Tsipras promete aplicar "rapidamente" acordo

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, comprometeu-se a aplicar "rapidamente" o acordo com a troika para completar a primeira avaliação do programa e começar a discutir a redução da dívida.
Futuro da Grécia

Ministro de Tsipras culpa Israel pelo 11 setembro

166
Tsipras já formou o novo governo da Grécia, que mantém Euclid Tsakalotos como ministro das Finanças. Surpresa foi a nomeação para o governo de um deputado acusado de promover o anti-semitismo.
Futuro da Grécia

Tsipras ganhou. Mas o que fará desta vitória?

O líder do Syriza ganhou em toda a linha, depois de mudar 180º. Mas só regressou à casa de partida. A grande questão vem agora: será ele capaz de cumprir o memorando? Análise Observador/TVI24.
Futuro da Grécia

Tsipras: entrada de migrantes com pouco apoio - como aconteceu

Esta segunda-feira, no dia da tomada de posse como primeiro-ministro, Tsipras considera que a UE tem de fazer mais pelos países por onde os migrantes entram na Europa. Siga em direto o "day after".
Futuro da Grécia

Tsipras reclama uma grande e clara vitória - como aconteceu

551
Alexis Tsipras já reclamou a vitória nas segundas legislativas deste ano. Líder do Syriza diz que os gregos lhe deram uma vitória clara e anunciou nova coligação com os Gregos Independentes.
Futuro da Grécia

Carta ao homem que ficou invisível

529
Tsipras amigo, que consigas fazer a campanha sem que todos desatem a rir dá bem conta de fenómeno mais místico que político: a vontade de acreditar preencheu à esquerda o espaço que era da ideologia.
Futuro da Grécia

Tsipras quer governo "estável que dê luta"

O ex-primeiro-ministro grego e líder do Syriza, Alexis Tsipras, manifestou-se otimista este domingo após ter votado numa assembleia de voto num bairro popular de Atenas.
Futuro da Grécia

Grécia: Dia de reflexão sobre um futuro incerto

A um dia da terceira chamada às urnas este ano, os gregos presenciam uma disputa renhida entre Alexis Tsipras e Vangelis Meimarakis pelos eleitores indecisos e abstencionistas.
Futuro da Grécia

Grécia. Tsipras dá alento a Portugal e Espanha

331
Alexis Tsipras encerrou a campanha eleitoral grega com uma mensagem para Portugal e Espanha, desejando ver em Portugal "um primeiro-ministro progressista".
Futuro da Grécia

E se nas eleições gregas ganharem (quase) todos?

Partido Nova Democracia está perto do Syriza nas sondagens e o seu líder, Evangelos Meimarakis, quer um governo de bloco central. Socialistas do PASOK querem no governo todos os partidos pró Europa.
Futuro da Grécia

Syriza cinco pontos à frente em nova sondagem

A nove dias das eleições, nova sondagem dá vitória mais folgada ao Syriza e a Tsipras - com cinco pontos percentuais de vantagem. Os neonazis da Aurora Dourada surgem em terceiro lugar.
Futuro da Grécia

O outro debate. Tsipras diz "chega de populismo"

Partidos que vão a votos daqui a 10 dias na Grécia debateram ontem. Tsipras diz que, ao contrário do governo anterior, enfrentou a troika. E pede que não haja "populismo" na questão dos refugiados.
Futuro da Grécia

Tsipras quer ganhar para "melhorar" o programa

Em plena campanha eleitoral e a cair nas sondagens, Alexis Tsipras diz que o Syriza é o partido certo para "continuar a batalhar" por "melhorias" no programa. Nova Democracia admite coligação.
Futuro da Grécia

Syriza e rivais lado a lado nas sondagens

O Syriza, de esquerda, e os rivais conservadores da Nova Democracia surgiram hoje praticamente empatados nas sondagens para as eleições legislativas, a 20 de setembro. Maioria absoluta improvável.
Futuro da Grécia

Sondagem na Grécia dá derrota ao Syriza

428
Nova Democracia leva 25,3% dos votos e Syriza 25%. É este o resultado de uma sondagem da GPO divulgada ontem em Atenas, a primeira que dá a vitória ao partido que estava no governo há um ano.
Futuro da Grécia

21 coisas que aprendemos com a crise na Grécia /premium

515
Gregos voltam às urnas daqui a 18 dias para eleger novo governo e pode ser cedo para balanços. Mas o banco holandês ING quis enumerar 21 lições que já pudemos tirar desta saga. Em fotos.
Eleições na Grécia

Syriza volta atrás no IVA na Educação se vencer

Grécia subiu IVA das escolas privadas em julho, como medida "pré-exigida" para o terceiro resgate. Mas Alexis Tsipras garante que se voltar ao governo irá anular esta subida do imposto.
Eleições na Grécia

Tsipras quer maioria absoluta

A meta do Syriza para as eleições antecipadas na Grécia é conseguir "uma maioria absoluta" para governar nos próximos quatro anos, afirmou o ex-primeiro-ministro e líder do partido, Alexis Tsipras.
Futuro da Grécia

Lafazanis, o ex-Syriza que promete abalar Tsipras

Foi ministro da Energia de Alexis Tsipras, saiu em desacordo e formou um novo partido. Este ex-comunista, muitas vezes inflexível e viciado no trabalho promete ser a "surpresa das eleições".
Futuro da Grécia

Tsipras desafiado a fazer governo de unidade 

O líder dos conservadores gregos, Vangelis Meimarakis, acusou hoje Alexis Tsipras de ter provocado eleições desnecessárias e instou-o a aceitar o apelo para formar um governo de unidade nacional.
Futuro da Grécia

Varoufakis: "O povo foi traído e abandonado"

1599
Muito duro com Tsipras e com o seu Governo, Varoufakis garante ainda que não fará parte de qualquer Governo ou partido que tenha mandato para aplicar o programa da troika.
Futuro da Grécia

A questão: qual é o programa eleitoral do Syriza?

122
Percebe-se porque Alexis Tsipras quis convocar eleições - o Syriza partiu-se com o resgate e não podia ficar na mão da oposição para aplicar medidas. Mas nesta campanha, que programa levará a votos?
Futuro da Grécia

Grécia à beira de eleições antecipadas

Um passo atrás para dar dois à frente. Tsipras vai convocar uma moção de confiança -- que deve perder -- para depois ter novas eleições. E aí as sondagens dão maioria absoluta ao Syriza.
Futuro da Grécia

Hollande: "A França estará do lado de Tsipras"

"Este passo decisivo foi alcançado graças à determinação do Governo de Alexis Tsipras, que embarcou no caminho de reformas corajosas, respeitando os princípios da justiça", disse o presidente francês.
Futuro da Grécia

O partido Syriza deverá partir-se hoje

Líder da oposição interna a Alexis Tsipras, e ex-ministro da Energia, quer formar um novo "movimento". Parlamento vota acordo enquanto Bruxelas se mostra preocupada com a sustentabilidade da dívida.
Futuro da Grécia

Surpresa. PIB da Grécia subiu 0,8% no 2º trimestre

499
Economistas apontavam para uma derrapagem de 0,5% mas, segundo o gabinete de estatísticas da Grécia, a economia grega teve um crescimento positivo de 0,8%.
Futuro da Grécia

Acordo para o 3.º resgate? Merkel está "cética"

Chanceler alemã falou com Alexis Tsipras ao telefone, na terça-feira, e disse-lhe que está "cética" em relação ao acordo ontem atingido. Alemanha continua a preferir dar um novo empréstimo intercalar.
Futuro da Grécia

O acordo de Atenas: 35 medidas já para ter resgate

247
Começam a ser conhecidos os detalhes do acordo atingido esta madrugada entre o governo grego e os representantes dos credores. Enumeramos as principais medidas que terão de ser tomadas.
Futuro da Grécia

Recessão. Economia grega afunda até 3% em 2015

393
Bruxelas aponta para diminuição entre 2% e 3% da economia grega este ano. Lado grego nas negociações quer fechar trabalhos até à noite de terça-feira.
Futuro da Grécia

Alemanha não quer pressas e pede novo empréstimo

Tsipras insiste que negociações estão na "reta final" – e recebeu ontem apoio de Hollande – mas o governo alemão não acredita que será possível um acordo para o terceiro resgate antes de 20 de agosto.
Futuro da Grécia

A noite do referendo, segundo Yanis Varoufakis

391
Um ministro "aliviado" por já não o ser partilhou com um escritor australiano a noite do referendo grego, após o qual se demitiu. O que viu, o que ouviu e o que sentiu Yanis Varoufakis.
Futuro da Grécia

Grécia: Bancos recapitalizados até fim do ano

Primeiro balanço sobre as negociações com os credores mostram questões difíceis em aberto, mas com um acordo sobre o calendário para a recapitalização dos bancos: terminará até ao fim do ano.
Futuro da Grécia

Tsipras: "Estamos na reta final das negociações"

Trata-se de um acordo "cheio de espinhos", com medidas "que não são a preferência do governo", mas Alexis Tsipras garante que Atenas e credores estão na "reta final" das negociações para o 3º resgate.
Futuro da Grécia

Tsipras confirma plano B, mas passa culpas

Alexis Tsipras confirma que deu ordem a Yanis Varoufakis para criar um "plano de emergência". Mas apenas para reagir aos planos que a Europa, essa sim, tinha para expulsar a Grécia do euro.
Futuro da Grécia

Tsipras. Cedências à troika são "recuo tático"

410
Cancelada a votação interna de domingo. Syriza deverá, contudo, ter um congresso extraordinário em setembro. Oposição interna a Tsipras diz que a conduta do primeiro-ministro é "surreal e infantil".
Futuro da Grécia

Governo do Syriza sobreviverá a esta quinta-feira?

Reunião de emergência do Comité Central do Syriza esta quinta-feira poderá resultar na perda de apoio a Alexis Tsipras. Primeiro-ministro já reconheceu que não está ao seu alcance "forçar a união".
Futuro da Grécia

"Este resgate não é nosso. É a receita errada"

132
Governo assinou acordo para negociar 3º resgate mas recusa assumir a propriedade pela receita "errada" que será aplicada na Grécia, diz Tsipras, que "nunca" prometeu aos gregos "um mar de rosas".
Futuro da Grécia

Oposição exige a Tsipras explicações sobre plano B  

A oposição grega quer esclarecer se Tsipras tinha conhecimento dos alegados planos de Yanis Varoufakis de criar um sistema de pagamentos paralelos que, caso fosse necessário, substituiria o euro.
Futuro da Grécia

Negociações para terceiro resgate começam hoje

Para já, apenas os técnicos médios irão avançar com os trabalhos. Chefes de missão esperam para ver. "É mais do mesmo, eles não querem cooperar com a troika", disse fonte dos credores ao FT.
Futuro da Grécia

Varoufakis. Tsipras pediu-lhe Plano B em dezembro

1214
Jornal Ekathimerini traz uma bomba. Yanis Varoufakis disse recentemente que já antes das eleições Alexis Tsipras o tinha autorizado a criar um sistema bancário paralelo para fazer voltar o dracma.
Futuro da Grécia

O plano do Syriza: Governador preso e ajuda russa

1798
Financial Times dá mais detalhes sobre o plano dos membros radicais do Syriza - com a benção de Tsipras – para fazer regressar a Grécia ao dracma.
Futuro da Grécia

Tsipras: "Um dia a batalha vai dar frutos"

123
Primeiro-ministro grego admite aos deputados que o desfecho do terceiro resgate não era o desejado, mas pede compreensão. Votação de novo pacote de medidas de austeridade acontece esta madrugada.
Futuro da Grécia

Tsipras adia votação de duas medidas

Uma reforma da legislação fiscal no setor da agricultura e alterações às reformas antecipadas serão submetidas mais tarde. Tsipras não pode perder mais deputados.
Futuro da Grécia

BCE sobe em 900 milhões empréstimos de emergência

Teto máximo dos empréstimos de emergência que o banco central da Grécia pode dar aos bancos gregos aumenta para 90,4 mil milhões de euros.
Futuro da Grécia

Tsipras terá pedido dinheiro para imprimir dracmas

1801
Nos bastidores das negociações entre Grécia e credores, Tsipras terá procurado um caminho alternativo: voltar ao dracma com ajuda da Rússia. Mas na 25ª hora, Moscovo terá rompido a corda.
Futuro da Grécia

Tsipras: "Ainda não ouvi nenhuma alternativa"

1101
Tsipras diz que as linhas do partido não podem chocar com o desejo dos gregos de permanecer na zona euro. O primeiro-ministro reuniu com o partido no dia antes da votação para passar o acordo.
Futuro da Grécia

Se Tsipras não acredita não se gasta mais dinheiro

931
Um recado de Lisboa para Atenas: "Se quem pede o empréstimo e o vai gerir diz que aquilo não vai resultar, o melhor é não perdermos dinheiro", avisou Pedro Passos Coelho.
Futuro da Grécia

Mãe de Tsipras: "Alexis come mal e dorme mal"

116
A um tabloide grego, Aristi Tsipras mostra-se preocupada com o filho: "Come mal, dorme mal, não tem tempo para ver os filhos, quanto mais a mãe". Mas Tsipras descansa-a: "Vai tudo correr bem".
Futuro da Grécia

Varoufakis. Reformas impostas "vão falhar"

405
Ex-ministro não tem dúvidas de que programa está condenado ao fracasso. Vai ser "o maior desastre de gestão macroeconómica da história". Em entrevista à BBC, diz que Tsipras não teve opção.
Futuro da Grécia

Remodelação em Atenas. Saem ministros e porta-voz - como aconteceu

166
Três ministros (um deles adjunto, a ministra adjunta das Finanças que já tinha anunciado demissão) saem do governo de Tsipras. Euclid Tsakalotos continua à frente das Finanças .
Futuro da Grécia

Tsipras diz que vai governar "com ou sem maioria" - como aconteceu

120
Tsipras deve anunciar mudanças no governo antes de nova votação, dia 22. Esta noite já veio dizer que vai governar até que o acordo com os credores fique concluído. Os bancos reabrem segunda-feira.
Futuro da Grécia

Parlamento dá luz verde ao resgate. Syriza partido - como aconteceu

739
Tsipras viu as primeiras medidas prévias ao resgate passarem no Parlamento, mas graças à oposição: o Syriza dividiu-se na hora de votar. 38 dos seus deputados votaram "Não" ou abstiveram-se.
Futuro da Grécia

Tsipras. "A Grécia negociava ou saía do euro" - como aconteceu

680
O primeiro-ministro grego, em entrevista à televisão estatal do país, explicou que ou aceitava o acordo, ou a Grécia abandonava a zona euro. "Voltar ao dracma não era viável", garante.
Futuro da Grécia

Quatro semanas e meia para fechar o resgate

O relógio do terceiro resgate grego vai começar a contar a partir de quarta-feira à noite. Mas primeiro é preciso que o acordo fechado no Eurogrupo passe no Parlamento grego.
Futuro da Grécia

Às 6h estava tudo perdido. "Ninguém sai da sala"

1011
Perto das 6h Merkel e Tsipras tinham desistido. A dada altura surge o rumor de que o grego tinha abandonado o edifício. Mas não. Tusk travou a fundo, Passos falou e Hollande fez a última investida.
Futuro da Grécia

"Acordo para que possa haver acordo". Em 6 medidas

151
Já foi divulgado o texto que resultou da cimeira do euro em que, segundo os intervenientes, marcou a salvação da Grécia enquanto membro do euro. Leia o nosso resumo das seis medidas principais.
Futuro da Grécia

Sestas, café e videojogos na cimeira do euro

373
Cimeira durou 17 horas. Mas em boa parte do tempo Tsipras esteve a sós com Merkel, Hollande e Tusk. Os outros líderes políticos fizeram de tudo para resistir à tensão que marcou a noite.
Futuro da Grécia

Grécia volta a falhar pagamento ao FMI - como aconteceu

366
O Fundo Monetário Internacional declarou mais um incumprimento por parte de Atenas. Dívida já vai em 2000 milhões de euros. Empréstimo de urgência à Grécia é complexo e há resistências na Europa.
Futuro da Grécia

Gostava de perceber Alexis Tsipras

885
Um génio ou um desastrado? Um reformista radical ou um revolucionário dissimulado? Um estadista ou um populista? Alexis Tsipras não é fácil de entender, o que não ajuda a ter confiança na sua palavra.
Futuro da Grécia

Yanis Varoufakis ausente de votação do Governo

393
Saiu do cargo há menos de uma semana e voltou ao parlamento na quinta-feira, mas não vai estar para votar no programa do seu ex-Governo. Varoufakis quer passar tempo com a filha que vive na Austrália.
Futuro da Grécia

A semana em que a Europa tirou a gravata

1894
O chefe do governo holandês ameaçou Tsipras de que se houver novo resgate à Grécia, ele também fará um referendo na Holanda. Ao mobilizar a rua grega, Tsipras despertou as outras ruas europeias.
Futuro da Grécia

Parlamento aprova proposta, mas governo em perigo - como aconteceu

889
Credores disseram que propostas são "positivas" e resgate vai ser de 78 mil milhões. Dissidentes dos Gregos Independentes e do Syriza podem levar a remodelação no Governo.
Futuro da Grécia

Grécia não paga? O dobro do PIB nacional em risco

397
Atenas deve ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, ao FMI e, diretamente, aos outros países europeus. Mas o maior risco, diz o Commerzbank, está no passivo do banco central grego face ao BCE.
Futuro da Grécia

Lafazanis, ministro do Syriza, não aprovará acordo

314
Há vários relatos de ministros e responsáveis do Syriza que já admitem que um acordo com os credores é "inevitável". Mas Panayotis Lafazanis, ministro da Energia e Ambiente, diz que "há outras opções"
Futuro da Grécia

Tsipras propõe cortes nas pensões e mais impostos - como aconteceu

699
Restaurantes terão IVA de 23%, pensões vão ter corte de 1% do PIB em 2016 e aeroportos regionais vão ser privatizados. Grécia pede resgate de 53,5 mil milhões de euros. Conheça a proposta de Tsipras
Futuro da Grécia

O discurso que marcou a audição a Tsipras

13502
O belga Guy Verhofstadt foi a grande figura da sessão no Parlamento Europeu esta quarta-feira. Ao longo de oito (memoráveis) minutos, Verhofstadt empolgou a audiência e "encostou" Tsipras.
Futuro da Grécia

UE: "Grécia tem 5 dias para encontrar solução" - como aconteceu

2647
Líderes europeus dizem que solução para a Grécia é urgente. Juncker diz que Comissão tem plano detalhado para a saída da Grécia. Cimeira do Euro e Conselho Europeu reúnem no domingo.
Futuro da Grécia

Merkel, Hollande discutem futuro da Grécia no euro - como aconteceu

2131
O "Não" teve 61,3%, o "Sim" 38.7%. Merkel e Hollande reúnem-se em Paris. Eurogrupo na terça-feira. Tsipras: "A democracia não pode ser chantageada". Mas o futuro da Grécia no euro pode estar em causa.
Futuro da Grécia

O "Sim" e o "Não" vão às ruas da Grécia - como aconteceu

381
Os manifestantes encontram-se nas ruas da capital grega para expressarem o seu voto no referendo deste domingo. Tribunal Constitucional da Grécia já deu luz verde à consulta.
Futuro da Grécia

O país que precisa de ser salvo de si próprio

996
O que o Syriza conseguiu com a sua cegueira ideológica foi, tão só, matar qualquer hipótese de se chegar rapidamente a uma alternativa decente, equilibrada e exigente para o problema grego
Futuro da Grécia

Reservas dos bancos abaixo de 500 milhões de euros - como aconteceu

626
O presidente da Câmara do Comércio da Grécia afirmou ao The Telegraph que as reservas dos bancos já estão abaixo dos 500 milhões de euros e não acredita que seja possível reabrir portas terça-feira.
Futuro da Grécia

O humor sobre o futuro da Grécia na net

472
Ironia, bom humor e algum sentido crítico. O Observador reuniu alguns dos principais memes sobre o futuro dos helénicos que estão a circular pelas redes sociais.
Futuro da Grécia

Nova sondagem dá vitória do "sim" no referendo - como aconteceu

1144
O Eurogrupo não retoma as negociações com a Grécia antes dos resultados do próximo de domingo. Moody's baixou rating da Grécia mas Governo continua a acreditar em solução rápida.
Futuro da Grécia

O referendo e a fraude democrática

1623
O propósito do referendo é legitimar o Syriza. Seja pela ruptura com o Euro, seja pela cedência a um acordo, do qual Tsipras lavaria as mãos. Chamem-lhe estratégia, mas não é mais do que uma fraude
Futuro da Grécia

Tsipras: o homem que não podia negociar

5398
Os credores esperavam que Tsipras negociasse condições. Atenas exigia-lhe que os arrasasse e, milagre da fé, que eles continuassem a cumprir o seu papel de credores financiando a Grécia.
Futuro da Grécia

Em direto/ Parlamento grego aprova referendo dia 5 de julho

1347
O conselho de governadores do BCE decide este domingo se haverá mais dinheiro para a banca da Grécia, apertada pelos levantamentos de depósitos. O parlamento grego aprovou o referendo.
Futuro da Grécia

Grécia vai a referendo a 5 de julho - como aconteceu

1088
Tsipras vai perguntar aos gregos se querem, ou não, aceitar o acordo com os credores. Primeiro-ministro helénico diz que o país "tem de enviar uma resposta democrática" à Europa.
Futuro da Grécia

Eurogrupo suspenso, volta a reunir hoje - como aconteceu

621
Sem progressos suficientes, o Eurogrupo foi suspenso e vai ser retomado esta quinta-feira para que a troika reúna esta noite. Em direto.
Manifestações

Tsipras aos 26 anos: a manif mais dura num G8

939
Há 14 anos, Alexis Tsipras era um manifestante anónimo. Participou num dos protestos mais violentos de sempre durante uma cimeira do G8 em Génova. As imagens foram divulgadas esta semana.
Futuro da Grécia

Tsipras, troika e credores, todos irão reunir - como aconteceu

290
Com o tempo a esgotar-se, o Governo grego admite que não tinha opções e, por isso, teve de avançar com propostas que considera desnecessariamente duras para a economia. As negociações continuam.
Futuro da Grécia

Tsipras tem 48 horas para fechar um acordo - como aconteceu

333
Presidente da Comissão Europeia espera que haja acordo até final da semana. Merkel diz que "intensidade" das negociações tem de aumentar e que haverá nova reunião do Eurogrupo na quarta-feira.
Futuro da Grécia

Tsipras reúne-se com credores antes de cimeira

O primeiro-ministro grego vai reunir-se com os líderes da Comissão Europeia, do Eurogrupo, do FMI e do BCE antes da cimeira da zona euro. A reunião foi convocada pelo presidente do Conselho Europeu.
Futuro da Grécia

Cinco anos de uma crise que agora está em contra-relógio

Em maio foi o quinto aniversário da aprovação do primeiro plano de ajuda financeira à Grécia. Cronologia das datas marcantes e das reuniões "decisivas".
Futuro da Grécia

Grécia."Plano definitivo" para desbloquear impasse

132
Governo pode aceitar mais cortes, falta 0,5% do PIB, mas quer alívio de dívida. Tsipras já apresentou proposta a Merkel, Hollande e Juncker, e fala em solução "definitiva". Credores ainda aguardam.
Futuro da Grécia

Farto do choradinho dos gregos, take 2

4315
Há um equívoco na crise grega: a ideia de que o Syriza só quer acabar com a austeridade. Antes fosse assim. O seu radicalismo e "linhas vermelhas" têm muito mais a ver com o mito da "luta de classes".
Futuro da Grécia

Tsipras e Juncker vão conversar este sábado

PM grego e presidente da Comissão Europeia vão conversar pelo telefone esta noite, num dos muitos contatos que deverão decorrer este fim de semana. Grécia tem propostas de última hora.
Futuro da Grécia

Sem novidades de Atenas Eurogrupo prepara default - como aconteceu

274
Segunda-feira será um dia chave para a questão grega. Eurogrupo reúne-se às 15h e sem novas propostas gregas, o plano B é preparar o incumprimento da Grécia. Siga em direto
Futuro da Grécia

Eurogrupo: Grécia está a caminho de sair do euro - como aconteceu

1880
Não há acordo e as partes nem sequer estão perto, diz o presidente do Eurogrupo. Jeroen Dijsselbloem diz que o caminho que está ser seguido vai no sentido da saída da Grécia do euro.
Futuro da Grécia

Governo grego: Sem acordo, não há pagamento ao FMI - como aconteceu

287
Em direto: Alexis Tsipras desafia credores e diz-se pronto a assumir as responsabilidades de rejeitar um mau acordo. Jeroen Dijsselboem acusa Tsipras de mudar estratégia desde maio.
Futuro da Grécia

Zona euro prepara controlo de capitais - como aconteceu

291
Os membros da zona euro estão a preparar o controlo dos movimentos de capitais na Grécia, no âmbito de um plano de emergência. Líderes europeus poderão reunir-se na sexta-feira à noite.
Futuro da Grécia

A dívida pelas pensões. Tsipras disposto a tudo

138
Depois de mais um dia sem resultados, o primeiro-ministro grego pode estar disposto a jogar um último trunfo: mexer nas pensões e na Segurança Social em troca do perdão da dívida.
Futuro da Grécia

Primeiro-ministro grego recusa referendo

Os gregos reúnem este sábado em Bruxelas com a Comissão Europeia, o FMI e o BCE. Pode ser a derradeira oportunidade para evitar um default grego e a saída do euro.
O Economista à Paisana

Poderá um tiro de Tsipras acertar em Portugal?

111
O verdadeiro teste à economia Portuguesa e ao efeito de contágio da Grécia (se a Grécia sair) só será visível depois de 2016 com o fim do programa de compra de ativos do BCE.
Futuro da Grécia

Alexis Tsipras: subsistem "divergências" com Bruxelas

Alexis Tsipras admitiu em Bruxelas, à saída de um novo encontro com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que subsistem "divergências" entre as partes, designadamente no plano orçamental e financeiro.
Futuro da Grécia

Juncker e Tsipras fizeram as pazes. Reúnem-se hoje

Líderes já "restabeleceram" a relação pessoal, depois de Juncker se ter irritado por Tsipras na semana passada. Varoufakis diz que a Grécia gastou 66.687,34 euros em viagens para Bruxelas.
Futuro da Grécia

Berlim pode ajudar Grécia a troco de uma só medida

Credores querem que Atenas mexa nos impostos, nas pensões, na legislação laboral e nas privatizações. Mas, segundo a Bloomberg, o compromisso com uma só destas medidas já poderá desbloquear o impasse.
Futuro da Grécia

Merkel chama Tsipras, mas manda-o falar à troika

Merkel e Hollande vão reunir-se hoje com Tsipras, mas o resultado não deverá ser diferente do das restantes vezes: a Grécia tem de negociar é com a troika.
Futuro da Grécia

Grécia está a "subestimar" exigências dos credores

Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, considera que o "otimismo" grego em relação ao acordo com os credores pode ser exagerado. Sem reformas concretas, não é possível avançar mais, avisa.
Futuro da Grécia

Gregos apoiam estratégia de Alexis Tsipras

Maioria dos gregos apoia o Governo nas negociações com a troika, mas defende que o Executivo de Alexis Tsipras chegue a um acordo com os parceiros.
Futuro da Grécia

Juncker está a perder a paciência com Tsipras

127
O fim das negociações está próximo, espera o presidente da Comissão Europeia, mas não diz quando. Jean-Claude Juncker pressiona grego para apresentar novo plano "rapidamente".
Futuro da Grécia

Tsipras volta a Bruxelas para a semana

Primeiro-ministro grego terá pedido uma reunião com Juncker este sábado, mas o presidente da Comissão recusou devido ao discurso de sexta-feira no parlamento em Atenas.
Futuro da Grécia

Grécia e credores sem acordo nas pensões

Sistema de pensões continua a dividir Tsipras e credores, depois do jantar em Bruxelas. Há algumas aproximações noutros temas, como o objetivo para o saldo orçamental primário.
Futuro da Grécia

Tsipras acredita que acordo está "mais próximo"  - como aconteceu

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse que acredita que nos próximos dias a Grécia ficará mais próxima de um acordo com os credores.
Futuro da Grécia

Água fria. "Ainda estamos longe de um acordo" - como aconteceu

Jeroen Dijsselbloem, líder do Eurogrupo, arrasa otimismo. A três dias do pagamento ao FMI, Atenas e credores estão, ainda, "longe de um acordo" para "tirar a Grécia do abismo". Siga, aqui, em direto.
Futuro da Grécia

Ala radical do Syriza quer "rutura" com credores

299
Membros mais radicais do Syriza estão a gerar uma rebelião no partido e a pressionar Alexis Tsipras a não aceitar a "humilhação" que os credores querem impor ao país. Sobe o risco de queda do governo.
Futuro da Grécia

Tsipras critica reformas exigidas por credores

212
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, criticou os credores do país por insistirem naquilo que descreve como reformas absurdas.
Futuro da Grécia

Grécia diz que há "fumo branco". Bruxelas nega

O governo grego está a anunciar que um projeto de acordo começa a ser redigido esta quarta-feira. Bruxelas diz que ainda há "divergências" a solucionar para que isso possa acontecer.
Futuro da Grécia

Syriza dá luz verde a Tsipras para chegar a acordo

Primeiro-ministro conseguiu apoio dentro do partido para chegar a um acordo que não seja "humilhante", aumentando o otimismo quanto a um acordo nos próximos dias.
Futuro da Grécia

Tsipras: Estamos "na reta final" das negociações

Alexis Tsipras diz que as negociações com os credores estão na "reta final". Mas o grego garante que nestas negociações, que estão a ser "dolorosas e duras", não irá aceitar "exigências irracionais".
Futuro da Grécia

Grécia. Mais uma conversa sem acordo

Merkel e Hollande estiveram reunidos com Tsipras e empurram decisão por mais dez dias. Chanceler alemã diz que há "muito por fazer".
Futuro da Grécia

Juncker espera acordo para a Grécia até junho

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, diz que está pessoalmente empenhado numa solução para a Grécia. E desmente as mais recentes notícias: "Não há nenhum plano Juncker".
Futuro da Grécia

A carta de Tsipras ao FMI: "Não conseguimos pagar"

1054
Foram dias agitados os que antecederam o reembolso dos 750 milhões de euros ao FMI, na terça-feira passada. Tsipras avisou que não havia dinheiro para pagar.
Futuro da Grécia

Bancos gregos a três semanas da insolvência

822
Alguns economistas apontam o prazo máximo de três semanas para que os bancos gregos fiquem sem liquidez e entrem em insolvência. Situação bancária pode forçar acordo.
Futuro da Grécia

Tsipras promete não ultrapassar linhas vermelhas

O primeiro-ministro deixa a garantia aos gregos de que não vai recuar no compromisso de não aceitar cortes de pensões e salários. Tsipras tenta desbloquear impasse na cimeira da UE em Riga.
Futuro da Grécia

Governo grego obriga embaixadas a entregar fundos

804
Ordem foi emitida com data desta quinta-feira com o número da conta do Banco da Grécia. Se não puder ser feita transferência bancária, o dinheiro pode ser enviado por mala diplomática.
Futuro da Grécia

A crise grega e os próximos capítulos em 5 pontos

Negociações atingem o "ponto de rebuçado". Apesar das declarações otimistas, a Grécia continua perto de um final tudo menos doce para este impasse. Saiba o que está em causa nesta fase da negociação.
Futuro da Grécia

Apoio dos gregos ao Governo está em queda

582
Sondagem mostra que cresce a desilusão dos gregos face ao Governo de Alexis Tsipras. Se as eleições fossem hoje, no entanto, o Syriza voltava a ter a mesma percentagem de votos.
Futuro da Grécia

Tsipras otimista: "Em breve vamos ter final feliz"

Alexis Tsipras disse no Parlamento grego que "em breve" a Grécia ter um acordo com os parceiros europeus. Acordo esse que ainda não foi concretizado por falta de "vontade política" dos parceiros.
Futuro da Grécia

Tsipras aceita negociar "linhas vermelhas"

194
Sistema de pensões e mercado laboral, outrora "linhas vermelhas" que o governo de Alexis Tsipras não aceitava cruzar, foram tema de conversa entre Tsipras e Jean-Claude Juncker ao telefone.
Futuro da Grécia

Maioria dos gregos rejeita referendo a acordo

Fatia dos eleitores que apoia a estratégia de Atenas nas negociações com os credores internacionais baixou, enquanto as vozes críticas aumentaram, revela sondagem.
Futuro da Grécia

Tsipras admite referendo a acordo com os credores

162
Primeiro-ministro grego entregou coordenação de negociações com os credores ao vice-ministro dos Negócios Estrangeiros. Admitiu que o clima é negativo: os credores não querem discutir com Varoufakis.
Futuro da Grécia

Autarcas gregos ameaçam não entregar dinheiro

As duas organizações que representam os autarcas da Grécia ameaçam não entregar as suas reservas de liquidez, caso Alexis Tsipras não lhes explique qual é a "verdadeira" situação do país.
Futuro da Grécia

Alexis Tsipras reúne-se amanhã a sós com Merkel

Primeiro-ministro grego vai procurar o apoio da chanceler alemã à margem da cimeira de emergência sobre imigração. Isto numa altura em que Varoufakis diz que a negociação está a fazer progressos.
A página está a demorar muito tempo.