Dois alunos da Escola de Dança do Conservatório Nacional brilharam este sábado na Suíça. Miguel Pinheiro e Ito Mitsuru dançaram e foram distinguidos pelas suas atuações na final do Prix de Lausanne.
Miguel Pinheiro foi distinguido com o prémio de interpretação de dança contemporânea, no Prix de Lausanne, além de garantir uma das bolsas atribuídas pela competição, e Ito Mitsuru obteve o terceiro lugar na final do concurso, conseguiu também uma das bolsas.
Para o diretor da Escola de de Dança do Conservatório Nacional, Pedro Carneiro, este resultado recompensa o trabalho de ambos. “O mérito é todo deles”, disse.
Já Miguel Pinheiro, o bailarino distinguido na final da 43.ª edição do Prix de Lausanne, um dos concursos de dança mais prestigiados do mundo.
“É uma recompensa de todo um ano de esforço [que dedico] aos meus professores e aos meus colegas”, disse à Agência Lusa o bailarino de 17 anos.
Miguel Pinheiro foi distinguido com o prémio de interpretação de dança contemporânea, uma modalidade que aprecia particularmente e na qual se sentiu “à vontade”, durante a final.
“Estive muito à vontade (…), já não era a primeira vez [que prestava provas] e correu muito bem”, disse à Lusa.
Na final, o bailarino tomou a atuação com calma e concentrou-se no que tinha a fazer: “Como ontem [sexta-feira] e durante a semana” de provas, “fiz o que tinha a fazer e dei o meu melhor”, afirmou.
O seu colega japonês Ito Mitsuru obteve o terceiro lugar no concurso, facto que deixou contente o bailarino português. “Também fiquei muito feliz por ele”, afirmou.
Miguel Pinheiro e Ito Mitsuru obtiveram duas das seis bolsas que esta 43.ª edição do Prix de Lausanne tinha para atribuir.
As provas tiveram início na passada segunda-feira e contaram com 67 candidatos, provenientes dos diferentes continentes.
O Prix de Lausanne, que realizou a primeira edição em 1973, oferece a jovens bailarinos, entre os 15 e os 18 anos, uma bolsa de formação, em escolas ou companhias de destaque a nível internacional, depois de uma semana intensa de avaliações, em contexto de aula e de atuação em palco.