A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) vai investigar a atuação da PSP nos incidentes que ocorreram na quinta-feira na Amadora e que levaram à detenção de seis jovens, confirmou à Lusa fonte do Ministério da Administração Interna (MAI).

O jornal Público avançou no domingo, na sua edição online, que a IGAI vai abrir um inquérito à atuação da PSP aos incidentes ocorridos na quinta-feira no Bairro da Cova da Moura e numa esquadra de Alfragide.

Fonte do MAI confirmou à Lusa que “irá decorrer um processo na IGAI em relação à atuação da PSP naquele dia”, não especificando se a investigação irá decorrer em relação ao que se passou na Cova da Moura, na esquadra de Alfragide ou em ambos os locais.

Na quinta-feira, cinco jovens, com idades entre os 23 e os 25 anos, foram detidos depois de, segundo a PSP, terem “tentado invadir” a esquadra de Alfragide, na sequência da detenção de um outro jovem no bairro da Cova da Moura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os cinco detidos, “três deles muito maltratados”, de acordo com Mamadou Ba do movimento SOS Racismo, foram transportados para o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra). Fonte da PSP disse na altura que os jovens apresentavam ferimentos ligeiros em consequência de terem “resistido à detenção”.

O ativista revelou este domingo, em declarações à Lusa, que os cinco jovens que, depois de serem ouvidos por um juiz, saíram em liberdade sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência, apresentaram na sexta-feira queixa no Ministério Público da Amadora por “ofensas à integridade física e moral” devido à “violência policial” a que dizem ter sido sujeitos.

Segundo Mamadou Ba, os cinco jovens tinham-se deslocado à esquadra de Alfragide para saberem da situação de um amigo que tinha sido detido no bairro da Cova da Moura, após ter sido revistado pelas autoridades.

Na decurso da operação policial, a PSP “efetuou disparos” para tentar dispersar os moradores do bairro, que protestavam pela forma como trataram o jovem, vindo “a atingir com três balas de borracha uma moradora” que se encontrava numa varanda, descreveu Mamadou Ba.

De acordo com a PSP, cerca das 14:00 de quinta-feira uma carrinha de uma equipa que patrulhava o bairro da Cova da Moura foi atingida por uma pedra atirada por um jovem de um grupo de cerca de 10 pessoas. Um polícia sofreu ferimentos ligeiros, no rosto e nos braços, e foi transportado para o Hospital de Amadora-Sintra, e o jovem, de 24 anos, foi levado para a esquadra de Alfragide.

A polícia chegou a disparar um tiro de ‘shotgun’ para o ar para dispersar o grupo, referiu a mesma fonte.

Na sequência da detenção, os restantes jovens “tentaram invadir” a esquadra, tendo sido disparado um novo tiro para o ar, segundo a PSP. Foram detidos cinco elementos do grupo e os restantes fugiram.

O jovem que foi detido na Cova da Moura saiu em liberdade, depois de ouvido por um juiz, que obrigou o arguido a “apresentações periódicas”.