Portugal e Espanha não querem que acabe a participação dos fundos de investimento no futebol. As ligas profissionais de futebol português e espanhol confirmaram esta segunda-feira que apresentaram uma queixa na Comissão Europeia (CE) contra a FIFA — e a decisão da entidade em proibir a repartição da propriedade de jogadores com terceiros, nomeadamente fundos de investimento.

“Esta proibição contraria as normas de proteção e concorrência do Tratado de Funcionamento da União Europeia, além das liberdades fundamentais de estabelecimento, prestação de serviços, trabalho e circulação de capitais”, lê-se num comunicado publicado no sítio oficial da Liga de Futebol Profissional (LFP) espanhola.

Na quinta-feira, a Comissão Europeia admitiu ter recebido uma queixa na Concorrência com este teor, mas sem confirmar que tinha partido das ligas portuguesa e espanhola, como estava a ser noticiado. No mesmo documento, ambas as entidades “confiam que a CE atue com celeridade, anulando a proibição aos TPO [third party ownership].”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR