Fundos de Investimento

EDP

As manobras agressivas do fundo que entrou na EDP /premium

O fundo de Paul Singer já foi acusado de mandar investigar a vida dos CEO e outras manobras radicais para forçar mexidas na gestão. Agora é a EDP que está na mira do "investidor mais temido do mundo".
Apollo

Fidelidade. Apollo com morada em paraísos fiscais

Os novos proprietários das casas do grupo Fidelidade detêm três fundos no paraíso fiscal das Ilhas Caimão, tendo ainda duas sociedades no Luxemburgo, outra porta de entrada pelos acordos fiscais.
Hackers

Não foram os emails. Doyen trama hacker português

974
Mandado de detenção europeu focava apenas queixa de fundo de investimentos Doyen Sports. Rui Pinto é presente a juiz de instrução esta sexta-feira, mas vai lutar contra extradição para Portugal.
Investimento

Dê um passeio mais tranquilo com a Diversificação

Apesar das boas intenções, nem o melhor dos conselhos substitui uma efetiva estratégia de investimento. Descubra a vantagem da diversificação
Economia

Fundos sustentáveis apostam na consciência social

A sustentabilidade é a nova tendência dos fundos de investimento. E Portugal não foge à regra.
Mota-Engil

Mota-Engil coloca 132 milhões em fundo mexicano

Este fundo conta com uma maturidade a 50 anos e permite "concretizar a execução de projetos de relevância na dimensão e geração de valor para as comunidades onde se insere", garante a Mota-Engil.
Economia

Fundos de Investimento

Os fundos de investimento estão ao seu alcance. Face ao novo enquadramento mundial investir em mercados de capitais significa tirar partido de uma ampla diversidade de alternativas. Saiba como.
Investimento

Fundos de Investimento: Sabe o que são?

Fique a conhecer o bê-à-bá dos fundos de investimento.
Fundos de Investimento

Fundos de baixo risco estão a perder dinheiro

Cerca de 90% dos fundos de investimento que envolvem pouco risco estão a registar perdas este ano. Em 56 produtos só sete apresentam rendibilidades acima de 0%. Resgates aumentam.
Investimento

10 inovações disruptivas que estão a mudar o mundo /premium

357
Terá sido achado um elixir da juventude? Está aí, finalmente, a tecnologia que vai desbloquear o progresso nos carros elétricos? Eis a nova edição de "Disruptive Innovations", elaborado pelo Citi.
Bolsa

Raize em bolsa. Não invista se confia em Buffett

Usámos os ensinamentos de Warren Buffett, o mais rico investidor do mundo, para avaliar a oferta pública de venda da Raize, a plataforma de financiamento colaborativo. Não compre ações.
Entrevista

Paulo Monteiro: OPA da EDP está longe do justo

O diretor do Banco Invest acredita que as ações da EDP ajudarão o Alves Ribeiro PPR a continuar a ser o plano de poupança-reforma mais rentável. Os mercados emergentes são também uma opção do gestor.
Investimento

Fundos. As escolhas mais económicas para investir

As sociedades gestoras devem deixar de cobrar comissões dentro de dois anos em alguns fundos cotados. Até lá, descubra as estratégias mais económicas (e os melhores fundos) para investir.
Startups

Portugal Ventures vende B-Guest e GuestU

A sociedade de capital de risco Portugal Ventures vendeu as participações que tinha nas startups B-Guest e na GuestU à portuguesa Nonius Hospitality Technology.
Angola

Fundo britânico financia Angola com 500 milhões

O acordo de financiamento celebrado entre o ministério das Finanças angolano com a Gemcorp é no valor global de 500 milhões de dólares "com possibilidade de incremento" para o dobro.
Investimento

Investimento europeu cria emprego e inovação

131
Produzir amêndoas ou vinho no Alentejo, criar um centro de tecnologia no interior do país ou desenvolver ideias inovadoras na saúde são exemplos de projetos made in Portugal com o apoio europeu.
Poupança

Quer investir em imobiliário? Evite os fundos

Não é apenas porque perderam 10% em 5 anos. Os fundos imobiliários são caros, estão endividados e têm um quarto do património sem rendimentos. Além disso, consegue esperar um ano e meio para resgatar?
Dinheiro

8 fundos chegam para si. Ignore os outros 3.888

109
Elegemos os melhores produtos nas 64 categorias de fundos de investimento. Todavia, reduzimos as soluções mais acertadas para investir em 2018 a apenas oito fundos, das ações às obrigações.
Fundos de Investimento

Mais de 50% em 2017? Apenas um gestor conseguiu

O fundo de investimento mais rentável ganhou 61,84% a apostar em ações chinesas. Conheça este produto (que recomendámos há três anos) e os outros que mais dinheiro deram aos investidores portugueses.
Lesados do BES

Governo prepara empréstimo direto a fundo

Governo vai avançar com novo modelo para compensar clientes "lesados" do antigo BES: financia diretamente uma primeira tranche de 145 milhões, num bolo total de quase 300 milhões.
Mercados Financeiros

Gestora-robô. Lusos entre os principais clientes

Portugal é um dos cinco principais mercados da ETFmatic, a primeira gestora robótica de patrimónios a operar em território nacional. Foi uma surpresa para a firma, que tem clientes em 32 mercados.
BCP

BCP. Gestoras de fundos fora da emissão de dívida

Várias gestoras de fundos de investimento anunciaram que não vão participar na emissão de dívida do BCP. As empresas consideram que os riscos associados "são proibitivos".
Economia

Quando investir torna a sociedade melhor

Chegou a Portugal o primeiro fundo de investimento que promove o respeito pelos direitos humanos, a justiça social e a gestão ambiental - o Fundo Caixagest Investimento Socialmente Responsável.
Mercados Financeiros

Ações europeias podem dar 30% em três anos

Gestora Schroders diz que a normalização das taxas de juro em níveis baixos e a previsível melhoria das margens de lucro das empresas criam uma oportunidade para investir nas ações europeias.
Inteligência Artificial

Investir em IA. 5 motivos para não o fazer

A inteligência artificial traz vantagens económicas para muitos negócios e não apenas para um grupo de empresas. As comissões cobradas pelos gestores não justificam a aposta em fundos especializados.
Dinheiro

A inflação está a arrasar a poupança. Combata-a

Os maiores bancos pagam, em média, 0,08% num depósito a um ano. Há depósitos que remuneram 20 vezes mais. Mesmo assim, apenas duas aplicações rendem mais do que a inflação esperada para 2017 e 2018.
Fundos de Investimento

Blockchain. Bancos portugueses avaliam protótipo

134
A associação portuguesa de fundos investiu 80 mil euros numa plataforma de “blockchain”. Agora quer que os bancos e as sociedades gestoras peguem no protótipo e o tornem realidade em 9 meses.
Investimento

Já pensou em aplicar as suas poupanças em fundos?

133
As taxas de juro atingiram um valor tão baixo que por vezes não se sabe que destino dar às poupanças. Mas existem alternativas - como os fundos de investimento. Sabe o que são?
Fundos de Investimento

Gosta de fundos? Vai adorar os fundos cotados

125
Não tenha dúvidas: os fundos cotados são mais simples, mais baratos, mais transparentes e mais estáveis. Não sabe como começar? Siga o guia completo para saber como negociar os melhores na bolsa.
Fundos de Investimento

Só há 62 fundos que merecem o seu dinheiro

184
Há cada vez mais fundos disponíveis aos aforradores. Porém, em cada seis dezenas de fundos, apenas um vale a pena. O Observador avaliou 3.764 fundos para que não perca o norte aos seus investimentos.
Fundos de Investimento

Como um português ganhou 74% a investir no Brasil

300
João Caro Sousa, o líder do fundo BPI Brasil Valor, levou o aforro de 300 investidores a um dos maiores avanços de 2016. Apenas foi batido por um trio de gestores de ações russas que ganhou 78%.
Dia Mundial da Poupança

31 ideias para maximizar a sua poupança

147
Neste dia 31 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Poupança. É um bom pretexto para rever as suas poupanças. Siga o nosso guia com 31 dicas sobre produtos e estratégias de aforro.
Fundos de Investimento

Blockchain chega a Portugal pela porta dos fundos

A tecnologia usada nas bitcoins está a entrar no sistema financeiro mundial. Em Portugal, a estreia deverá ser nas subscrições e nos resgates de fundos de investimento.
Fundos de Investimento

Dívida da Alemanha? Prefira Nigéria ou Paquistão

270
Carim Habib, ex-Deutsche Bank, está a afinar uma estratégia de investimento em dívida pública para lançar um fundo de investimento a partir de Lisboa. A dívida alemã está muito cara, diz o consultor.
Bolsa

Gulbenkian está a minguar. A bolsa pode salvá-la?

240
Desde 1959 que a Gulbenkian não distribuía tão pouco dinheiro à sociedade. No seu 60.º ano, a administração conta com a bolsa para crescer, mas a volatilidade nos mercados é uma ameaça de curto prazo.
Bolsa

Brexit. Tem algum fundo exposto ao Reino Unido?

Os fundos de ações europeias podem ter até 30% do património aplicado na bolsa de Londres. A uma semana do referendo à permanência na União Europeia, descubra se está muito exposto ao Reino Unido.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Gestor da Apollo ouvido à porta fechada

Gustavo Guimarães, representante do fundo Apollo, é ouvido à porta fechada na comissão de inquérito ao Banif depois de invocar aspetos confidenciais da proposta de compra do banco.
Pensões

Apenas 3 PPR merecem a sua poupança. Conheça-os

785
A maioria dos planos de poupança-reforma rende pouco ou cobra muito. Temos a lista completa dos 97 PPR disponíveis aos investidores, mas apenas destacamos um trio para aplicar o seu dinheiro.
Poupança

Depósitos mascarados de fundos. Resgate-os

Os fundos de curto prazo investem 75% da carteira em depósitos que rendem 0,32% por ano. No entanto, os custos dos fundos somam 0,53% do património. Vá diretamente aos melhores depósitos a prazo.
Fortunas

"Preservar capital significa retorno negativo"

É isto que defende o presidente da Golden Assets, a maior gestora independente de fortunas: com taxas negativas, quem quiser proteger ao máximo o seu dinheiro tem de aceitar um retorno negativo.
Bolsa

Comissões de bolsa zero? Já há em Portugal

A DeGiro anulou as comissões de negociação em 700 fundos cotados na bolsa para os investidores menos ativos. É uma nova tendência que aponta para comissões nulas no longo prazo.
Bolsa

"A revolução tem de vir de baixo"

Flavia Micilotta, que faz lóbi em Bruxelas pelos investimentos socialmente responsáveis, defende que, se o Governo português não atua, têm de ser os portugueses a avançar. Dá o exemplo de França.
Banca

Custos de bolsa. Corte-os a 20 euros por ano

Os investidores mais inteligentes e mais rentáveis negoceiam menos na bolsa. Se apontar as suas compras trimestrais para o longo prazo, minimiza as comissões anuais a 20 euros no intermediário certo.
Tranquilidade

Tranquilidade admite vender sede em Lisboa

Pacote de imóveis à venda está avaliado em 140 milhões de euros, diz a Bloomberg, e inclui a sede da seguradora na Av. da Liberdade. Tranquilidade quer otimizar imóveis, mas ainda não decidiu vender.
Finanças Pessoais

Os ministros sabem gerir dinheiro? O deles, não

672
Analisámos o património dos ministros em busca dos problemas mais comuns nas finanças pessoais dos portugueses. Conheça os dez erros tradicionais que os governantes também cometem.
Maria Luís Albuquerque

Maria Luís contratada por gestora britânica

1.091
A ex-ministra das Finanças vai tornar-se diretora não-executiva de uma financeira de Londres, a Arrow Global. A mesma empresa que tem como clientes o Santander, o Banif, o BCP, entre outros.
Dinheiro

Invista como um milionário mesmo que não o seja

291
Não é preciso ser rico para investir como um dos 15 milhões de milionários do mundo. O Observador dá-lhe algumas ideias para replicar as estratégias das grandes fortunas.
Fundos de Investimento

7 fundos estranhos para condimentar a sua carteira

O património não tem de estar sempre dividido entre ações e obrigações dos mercados desenvolvidos. Porque não adicionar robôs, dívida africana ou, mesmo, volatilidade à carteira?
Seguros

Açoreana. Pré-acordo de venda à Apollo

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões anunciou que foi estabelecido um pré-acordo de venda e capitalização da Açoreana Seguros, originalmente do Banif, à Apollo Global Management.
Fundos de Investimento

DeGiro estreia nova via para subscrever fundos

A corretora holandesa, que se estreou em Portugal em 2014, permite agora aos seus clientes a subscrição de fundos de investimento através da bolsa. Entre 733 produtos, apenas dois se destacam.
Fundos de Investimento

Descubra os únicos 55 fundos que valem a pena

166
Os bancos inundam o mercado com produtos pouco interessantes. Em cada 60 fundos, 59 não merecem o seu dinheiro. O Observador analisou 3.349 fundos para que não se afogue em tanta oferta.
Fundos de Investimento

O melhor fundo de 2015? Recomendámo-lo há 1 ano

A recomendação do BlackRock European Opportunities Extension, gerido em Londres, conduziu a ganhos de 26,18%, o máximo entre 3.349 produtos. Há também um fundo português entre os dez mais rentáveis.
Banif

Banif. Proposta da Apollo não chegou a tempo

Ministério das Finanças diz que proposta da Apollo para o Banif foi feita fora do prazo e não era vinculativa. Segundo o Público, esta oferta era melhor para os contribuintes. PCP questiona governo.
Banco de Portugal

Banif. BCE rejeitou proposta que poupava o Estado

299
Banif recebeu proposta da Apollo que imputava aos contribuintes perdas quatro vezes inferiores às que aconteceram com o Santander. Banco espanhol pode ter ficado com crédito fiscal de 289 milhões.
Dinheiro

Onde investir em 2016. Dos depósitos até às ações

271
Encontrámos taxas anuais até 2,15% em depósitos de curto prazo, certificados que podem render mais de 1,61% por ano e quatro fundos e sete ações para investir na bolsa até ao final de 2016.
Poupança

Taxas zero. Os depósitos ainda valem a pena?

A ministra das Finanças prometeu um novo produto de aforro para particulares, mas, até ser lançado, descubra quais os melhores produtos de poupança de baixo risco para o seu dinheiro.
Economia

Artur Silva Fernandes nega conflito de interesse

O antigo presidente do Banif – Banco de Investimento e da Banif Gestão de Activos diz que não houve conflito de interesse por ter sido nomeado administrador não executivo do The Fine Art Fund Group.
Novo Banco

Venda do Novo Banco. O que mudou num mês?

Em agosto, o cenário de adiar a venda do Novo Banco não parecia estar em cima da mesa. Operação tinha de ser feita para assegurar aumento de capital e pagar ao Estado. O que mudou?
Novo Banco

Banco de Portugal já chamou americanos da Apollo

Instituição liderada por Carlos Costa ainda não confirmou o fracasso das negociações com a Fosun mas, segundo o Expresso, já contactou a Apollo para saber se os norte-americanos mantêm interesse.
Economia

BBVA quer sair. Candidatos? Apollo, Anbang e Fosun

Diário espanhol ABC diz que o BBVA está, novamente, interessado em vender a operação em Portugal. Os "pretendentes" são os mesmos que estão interessados no Novo Banco.
Novo Banco

BdP quer fechar Novo Banco com Fosun em 10 dias

285
O Banco de Portugal escolheu outro grupo chinês para negociar a venda do Novo Banco: a Fosun. A Apollo, que tinha sido apontada como a segunda melhor proposta, fica afinal para última hipótese.
Novo Banco

Apollo. Os senhores que se seguem já cá estão

Norte-americanos que quiseram a Fidelidade mas compraram a Tranquilidade terão, agora, oportunidade para fechar acordo com o Banco de Portugal para a compra do Novo Banco. Saiba o que aí vem.
Novo Banco

Chineses caem. Carlos Costa vira-se para a Apollo

Não foi alcançado um acordo com os chineses da Anbang para a venda do Novo Banco e o Banco de Portugal vira-se, agora, para a Apollo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)