Na véspera da estreia mundial de As 50 Sombras de Grey, o filme que adapta uma das mais bem-sucedidas trilogias da literatura – ressalve-se que há quem discuta da designação – contemporânea, é impossível escapar ao assunto na Internet. Mas mesmo quem não sente qualquer afinidade com a obra pode tornar o contacto com o fenómeno numa experiência positiva. Basta, para tal, esmiuçar a oferta de versões satíricas do trailer oficial do filme bem como de algumas cenas já conhecidas. Eis um resumo da oferta na matéria.
Comecemos por um clássico, já aqui abordado: uma reprodução plano a plano desse mesmo trailer em peças de Lego. Uma delícia.
A versão em Lego já está muito vista? Duas palavras para si, caro leitor: Steve Buscemi. Depois desta magnífica criação, feita à base de cenas de Boardwalk Empire, As 50 Sombras de Buscemi é um filme que precisa urgentemente de ser feito.
Claro que o mundo publicitário também já tirou vantagem do fenómeno. E se Christian Grey fosse, na verdade, um greyhound (galgo inglês)? A casa australiana de apostas SportsBet pensou nisso.
https://www.youtube.com/watch?v=94SDe2hXQb4
Mas nem só do dito trailer vive a paródia ao filme. A já famosa cena de sedução no elevador transforma-se aqui em comédia (e boa) cortesia de Vanessa Bayer (Saturday Night Live), num anúncio para a Audi.
https://www.youtube.com/watch?v=utP3ROiT_DM
No caso da Trojan – marca de preservativos e lubrificantes – os criativos seguiram outra linha de pensamento, igualmente válida: um casal que levou os conselhos da obra longe demais.
https://www.youtube.com/watch?v=h-BFLlqY598
Finalmente, é também muito apreciável ver James Dorman (o actor que faz de Christian Grey) e Jimmy Fallon a reproduzirem várias falas do filme com sotaques diversos, no talk show deste último.