O patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, foi este sábado investido cardeal numa cerimónia na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a que assistiram três membros do Governo e cerca de 300 portugueses que se deslocaram a Roma.

Durante a cerimónia, o papa Francisco pediu aos novos cardeais da Igreja Católica para terem “um forte sentido de justiça” e instou-os a praticarem a caridade, alertando para os perigos da inveja e do orgulho.

Manuel Clemente, que desde quinta-feira participa em Roma numa reunião do Colégio de Cardeais para debater a reforma do governo da Igreja, é um dos 20 novos cardeais [15 eleitores e cinco não eleitores] anunciados pelo papa Francisco em janeiro.

O patriarca de Lisboa passa, a partir deste sábado, a colaborar mais diretamente com o papa e a poder participar em futuras escolhas do líder da Igreja Católica.

Juntamente com Manuel Clemente serão também investidos o bispo Arlindo Gomes Furtado, de Cabo Verde, país que pela primeira vez tem um cardeal, e Júlio Duarte Langa, bispo emérito de Xai-Xai, Moçambique, que por ter mais de 80 anos não terá capacidade eleitoral.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Estado português esteve representado na cerimónia pelo vice primeiro-ministro, Paulo Portas, pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete e pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

Manuel Clemente foi o segundo a receber o barrete cardinalício, que representa a dignidade do cardinalato e simboliza a prontidão para agir “com coragem, até à efusão do sangue” na defesa da fé, paz e bem-estar dos cristãos “e pela liberdade e expansão” da Igreja de Roma.

O anel evoca as colunas da Basílica de São Pedro, a cruz e os apóstolos Pedro e Paulo e representa “o reforço do amor pela Igreja”.

A cada cardeal é ainda entregue a bula de criação cardinalícia e atribuída uma igreja de Roma. A Manuel Clemente foi entregue a Igreja de Santo António dos Portugueses, tradicionalmente confiada ao patriarca de Lisboa quando se torna cardeal.

Durante a tarde, Manuel Clemente estará no átrio da sala Paulo VI, junto à Basílica de São Pedro, para uma sessão de cumprimentos. No mesmo local decorrerá a sessão de cumprimentos do cardeal Arlindo Gomes Furtado, de Cabo Verde.

Júlio Duarte Langa, bispo emérito de Xai-Xai (Moçambique) vai receber os cumprimentos na sala ducal do Palácio Apostólico.

Ao final da tarde, está prevista uma receção, na residência do embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António Almeida Ribeiro, em honra dos recém-criados cardeais lusófonos.

Com a entrada de Manuel Clemente para o Colégio Cardinalício, Portugal estará representado neste órgão da Santa Sé por três cardeais – Manuel Clemente, Monteiro de Castro (76 anos) e Saraiva Martins (83 anos) -, sendo que apenas os dois primeiros têm direito de voto na escolha do líder da Igreja Católica.

O Colégio conta a partir de hoje com 228 cardeais, 125 eleitores e 103 não eleitores.