Uma coluna conjunta de três agências das Nações Unidas, com ajuda humanitária, chegou nesta quinta-feira a Donetsk, bastião dos separatistas pró-russos no leste ucraniano, disse fonte da Organização Mundial de Saúde (OMS) na Ucrânia. Integrada por quatro camiões, a coluna é uma iniciativa conjunta do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR) e da OMS.

Os veículos chegaram a Donetsk a meio do dia, sendo seguidos por outros dois camiões da organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF), adiantou Andrei Slavuckij, o coordenador da OMS na Ucrânia. A coluna da ONU transportou conjuntos de higiene para famílias, medicamentos e 13 toneladas de material dedicado à prevenção da Sida. Os camiões dos MSF transportaram tratamentos para cerca de seis mil contaminados com o HIV.

Os dirigentes russos já enviaram 14 colunas humanitárias para o leste ucraniano desde agosto, mas o governo de Kiev acusa o de Moscovo com regularidade de se servir deste argumento para encaminhar material para os separatistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR