O chefe da Organização de Energia Atómica do Irão, Ali Akbar Salehi, irá reunir-se hoje, em Genebra, com o secretário da Energia norte-americano, no âmbito das negociações nucleares com as grandes potências, anunciou a agência oficial de notícias Irna.

“Ali Akbar Salehi irá debater os aspetos técnicos das negociações com os países do Grupo 5+1 com o secretário de Energia dos EUA Ernest Moniz”, disse o porta-voz da Organização de Energia Atómica do Irão, Behrouz Kamalvandi.

O Departamento de Energia dos Estados Unidos da América também anunciou, em comunicado, que, “a pedido do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, (…) Ernest Moniz desloca-se hoje a Genebra para participar nas negociações nucleares com o Irão”.

Os chefes das diplomacias iraniana e norte-americana, Mohammad Javad Zarif e John Kerry, respetivamente, deverão juntar-se a Ali Akbar Salehi e a Ernest Moniz no “domingo e na segunda-feira”, segundo o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros de iraniano, Abbas Araghchi, que já está no local, informou a Agência Isna.

Além dessas discussões bilaterais, os representantes do grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, Alemanha) e o Irão “vão reunir-se no domingo em Genebra para prosseguirem os seus esforços diplomáticos para encontrar uma solução a longo prazo e abrangente para a questão nuclear do Irão”, informou a União Europeia num comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR