439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Negociações de Paz

Gabinete de Guerra

Eficácia ucraniana surge por serem "meio russos"

Bruno Cardoso Reis salienta as elites que vão admitindo problemas russos, como Kadyrov, que usou as parecenças entre os dois povos como justificação. António José Telo analisa o "milagre" no Donbass.
Gabinete de Guerra

Azov. "Do ponto de vista militar, é uma rendição"

O major-general Arnaut Moreira refere que ucranianos "depuseram armas para se entregar". Bruno Cardoso Reis fala sobre o destino destes soldados como "teste ao discurso russo sobre negociações de paz"
Estados Unidos da América

Putin não quer Ucrânia soberana, acusam EUA

Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, considera que Presidente russo não demonstrou até agora "seriedade" durante as negociações de paz com Kiev.
Noticiário

22h. Kiev não prevê voltar às negociações de paz

É o que admite o líder da delegação ucraniana, que tem mantido conversações com os representantes de Moscovo. Isto, depois de a Rússia ter dado início hoje a uma nova ofensiva no leste da Ucrânia.
Gabinete de Guerra

Bucha pode complicar ainda mais as negociações?

Massacre de Bucha "pode gerar sentimento de revolta" ucraniano. Já a Rússia "irá apostar no argumento da desinformação". Análise do historiador Bruno Cardoso Reis e do major-general Bacelar Begonha.
Gabinete de Guerra

"Há possibilidade do cessar-fogo a curto prazo"

Rússia procura "saída airosa" depois de "sintomas de desmoralização interna". Análise de António José Telo, professor catedrático de História na Academia Militar, e do historiador Bruno Cardoso Reis.
Guerra na Ucrânia

Kiev volta ao trabalho para "ganhar a vida"

Com mais de um mês de guerra, Kiev acordou com "alívio" devido ao "primeiro acordo nas negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia". Há mais carros a circular, lojas abertas e mais pessoas nas ruas.
Guerra na Ucrânia

Kiev: acordo só depois da retirada de tropas

A Ucrânia insistiu que o acordo de paz apenas poderá ser assinado depois de as tropas russas abandonarem o país e Rússia responde que posição sobre a Crimeia e repúblicas separatistas é inalterável.
Gabinete de Guerra

"Exigências aproximam-se, mas com grande margem"

Há aproximação, mas desistência ucraniana sobre a NATO "pode não ser suficiente para o cessar-fogo". Análise dos especialistas em relações internacionais, André Pereira Matos e Bruno Cardoso Reis.
Noticiário

13h. Papa pede fim da guerra na Ucrânia

Francisco pede o cessar-fogo na Ucrânia de uma guerra que considera inaceitável. Nova ronda de negociações de paz pode estar para breve. E ainda, reportagem a acompanhar manifestação contra a guerra.
Noticiário

6h. Rússia anuncia cessar-fogo em algumas cidades

Promessa já tinha sido feita na segunda ronda de negociações, mas Kiev acusou Moscovo de não a cumprir. E um milhão de ucranianos estão sem gás devido a bombardeamentos na estrutura de distribuição.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia: que conversações depois da guerra?

É necessário voltar à mesa das negociações e aceitar que tem de haver cedências de ambas as partes. Com Angela Merkel, respeitada por Putin e Zelenskyy, como enviada especial de Ursula Von der Leyen.
Estados Unidos da América

EUA: "todas as opções" se negociações falharem

Washington acredita que "uma solução diplomática será sempre a melhor forma" de evitar que o Irão tenha acesso a armas nucleares. Blinken disse que o seu Governo está "preparado para todas as opções".
Afeganistão

Negociações afegãs marcadas por contenciosos

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse que as esperadas negociações entre afegãos vão ficar marcadas por "contenciosos", mas são a única forma de o país alcançar a paz.  
Paz

Talibãs ameaçam EUA caso deixem negociações de paz

Os talibãs pediram "explicação oficial" sobre a suspensão das negociações de paz e esperam uma resposta de Washington, dizendo que "podem vir a arrepender-se" caso desistam da retirada de tropas.
Relações Internacionais

Chipre e comunidade turca de novo em diálogo

O Presidente do Chipre e o líder da comunidade turca vão tentar dar um novo impulso a um processo negocial bloqueado e destinado a terminar com a partilha da ilha, imposta desde 1974.
Negociações de Paz

Moçambique. Nomeado enviado da ONU para mediar paz

Mirko Manzoni vai ser enviado pessoal para Moçambique de forma a mediar as conversações de paz entre Governo e oposição. Manzoni é o atual embaixador da Suiça em Maputo.
Negociações de Paz

Ilhas Curilas. Rússia e Japão discutem o "dono"

As ilhas do Pacífico são disputadas entre os dois países há mais de sete décadas e as negociações não se adivinham nada fáceis. O primeiro-ministro do Japão vai a Moscovo tentar solucionar o impasse.
Moçambique

Renamo "desapontada" com nomeações de oficiais

A Resistência Nacional Moçambicana considera que o memorando assinado nas negociações de paz prevê a indicação de 14 oficiais e está desapontada com as nomeações interinas de três oficiais do partido.
Negociações de Paz

Iémen. Negociações de paz são decisivas

As conversações de paz, na Suécia, sobre o Iémen são uma oportunidade "decisiva" para acabar com o conflito que dura há quatro anos, desde que os rebeldes Huthis tomaram o controlo de Sana.
Moçambique

Moçambique. Negociações de paz em risco

A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) ameaçou abandonar as negociações de paz devido a alegada manipulação de resultados nas eleições autárquicas.
Negociações de Paz

África. Mais de 10 mil pessoas cruzaram fronteira 

A reabertura da fronteira veio na sequência da declaração de paz entre os dois países africanos, que colocou fim a décadas de conflito fronteiriço.
Diplomacia

Desnuclearização. EUA e Pyongyang em desacordo

Pyongyang advertiu, esta terça-feira, Washington para que fim da Guerra da Coreia não vai motivar a desnuclearização, mas o fim das sanções ao país poderá ser um passo nesse sentido.
Relações Internacionais

O reencontro das Coreias

Podemos estar a assistir a um momento histórico: as duas Coreias divididas pelo Paralelo 38, herdado da guerra de 1950-1953 podem estar prestes a seguir rumo a uma paz que vem com 65 anos de atraso.
Moçambique

Discussão sobre descentralização está perto do fim

O presidente moçambicano referiu que a discussão sobre a descentralização nas negociações de paz com a oposição está perto do fim. Filipe Nyusi esteve reunido com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
Nações Unidas

Síria. ONU prevê nova ronda de negociações de paz

A Organização das Nações Unidas anunciou que prevê colocar para 23 de março uma nova ronda de negociações de paz sobre a Síria em Genebra.
Moçambique

Moçambique. Fim da mediação nas negociações de paz

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou esta sexta-feira o encerramento da fase que envolve a mediação internacional nas negociações de paz.
Negociações de Paz

Moçambique. Criticada bipolarização de negociações

Joaquim Chissano criticou a bipolarização das conversações de paz em Moçambique, considerando que a solução para o problema político passa por um debate inclusivo sobre a governação que o povo quer.
Moçambique

Moçambique. Negociações de paz acabam em silêncio

Os mediadores internacionais nas negociações de paz em Moçambique começaram a regressar aos seus países sem declarações no final de um ciclo de diálogo.
Moçambique

Comissão das negociações de paz em silêncio

A comissão mista nas negociações de paz em Moçambique entre o Governo e a Renamo não conseguiu alcançar um consenso para falar à imprensa e a ronda negocial terminou com o silêncio habitual.
Moçambique

Moçambique. Governo adia negociações de paz

A sessão prevista para esta sexta-feira das negociações de paz em Moçambique foi adiada para a próxima semana a pedido do Governo.
Colômbia

Negociações de paz adiadas na Colômbia

O Presidente colombiano adiou a viagem ao Equador da equipa de negociação de paz com o Exército de Libertação Nacional, enquanto aguarda que a guerrilha liberte o Odín Sánchez Montes de Oca.
Moçambique

Moçambique. Negociações de paz com nova pausa

As negociações de paz em Moçambique terão uma nova pausa de uma semana a partir de sábado, informou esta terça-feira o coordenador da equipa de mediação internacional, Mario Raffaeli.
Renamo

Retomadas negociações de paz em Moçambique

As negociações de paz em Moçambique entre o Governo e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido de oposição, foram retomadas esta terça-feira em Maputo.
FARC

Colômbia: Governo e FARC chegam a acordo de paz

O acordo, negociado em Havana, Cuba, marca o fim de 52 anos de guerra e quatro anos de negociações. Ambas as partes consideram que se trata do fim da guerra, mas há medidas polémicas no acordo.
Nações Unidas

ONU prolonga mandato da Comissão de Paz na Guiné

Conselho de Segurança das Nações Unidas estendeu por mais um ano o mandato da Comissão de Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, para que esta possa ajudar o país a consolidar a paz e a estabilidade.
Conflito na Síria

"Cessar-fogo na Síria é indispensável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros português considerou hoje que o acordo para um cessar-fogo na Síria "é uma boa notícia que deve ser encarada com cuidado", destacando que esta é uma condição indispensável para atingir uma "solução política".
Diplomacia

EUA e UE pretendem "cessar-fogo imediato" na Síria

Os Estados Unidos e a União Europeia pronunciaram-se por um "cessar-fogo imediato" na Síria após a Rússia ter avançado com uma "proposta concreta" para pôr termo a um devastador conflito que se prolonga há cinco anos.
Conflito na Síria

Síria. Diplomacia dos EUA e Rússia reúnem-se hoje

Serguei Lavrov, reúne-se esta quinta-feira em Munique com o seu homólogo norte-americano John Kerry, para abordarem os progressos nas conversações de paz sobre a Síria.
Conflito na Síria

Russos questionam imparcialidade de Ban Ki-Moon

Ban Ki-Moon apontou que a Rússia iniciou bombardeamentos em Alepo antes das negociações pela paz na Síria. John Kerry (EUA) e Jens StoltenberG (NATO) também criticaram Moscovo.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.