Negociações de Paz
Paz

Talibãs ameaçam EUA caso deixem negociações de paz

Os talibãs pediram "explicação oficial" sobre a suspensão das negociações de paz e esperam uma resposta de Washington, dizendo que "podem vir a arrepender-se" caso desistam da retirada de tropas.
Relações Internacionais

Chipre e comunidade turca de novo em diálogo

O Presidente do Chipre e o líder da comunidade turca vão tentar dar um novo impulso a um processo negocial bloqueado e destinado a terminar com a partilha da ilha, imposta desde 1974.
Negociações de Paz

Moçambique. Nomeado enviado da ONU para mediar paz

111
Mirko Manzoni vai ser enviado pessoal para Moçambique de forma a mediar as conversações de paz entre Governo e oposição. Manzoni é o atual embaixador da Suiça em Maputo.
Negociações de Paz

Ilhas Curilas. Rússia e Japão discutem o "dono"

As ilhas do Pacífico são disputadas entre os dois países há mais de sete décadas e as negociações não se adivinham nada fáceis. O primeiro-ministro do Japão vai a Moscovo tentar solucionar o impasse.
Moçambique

Renamo "desapontada" com nomeações de oficiais

A Resistência Nacional Moçambicana considera que o memorando assinado nas negociações de paz prevê a indicação de 14 oficiais e está desapontada com as nomeações interinas de três oficiais do partido.
Negociações de Paz

Iémen. Negociações de paz são decisivas

As conversações de paz, na Suécia, sobre o Iémen são uma oportunidade "decisiva" para acabar com o conflito que dura há quatro anos, desde que os rebeldes Huthis tomaram o controlo de Sana.
Moçambique

Moçambique. Negociações de paz em risco

A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) ameaçou abandonar as negociações de paz devido a alegada manipulação de resultados nas eleições autárquicas.
Negociações de Paz

África. Mais de 10 mil pessoas cruzaram fronteira 

A reabertura da fronteira veio na sequência da declaração de paz entre os dois países africanos, que colocou fim a décadas de conflito fronteiriço.
Diplomacia

Desnuclearização. EUA e Pyongyang em desacordo

Pyongyang advertiu, esta terça-feira, Washington para que fim da Guerra da Coreia não vai motivar a desnuclearização, mas o fim das sanções ao país poderá ser um passo nesse sentido.
Relações Internacionais

O reencontro das Coreias /premium

Podemos estar a assistir a um momento histórico: as duas Coreias divididas pelo Paralelo 38, herdado da guerra de 1950-1953 podem estar prestes a seguir rumo a uma paz que vem com 65 anos de atraso.
Moçambique

Discussão sobre descentralização está perto do fim

O presidente moçambicano referiu que a discussão sobre a descentralização nas negociações de paz com a oposição está perto do fim. Filipe Nyusi esteve reunido com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
Nações Unidas

Síria. ONU prevê nova ronda de negociações de paz

A Organização das Nações Unidas anunciou que prevê colocar para 23 de março uma nova ronda de negociações de paz sobre a Síria em Genebra.
Moçambique

Moçambique. Fim da mediação nas negociações de paz

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou esta sexta-feira o encerramento da fase que envolve a mediação internacional nas negociações de paz.
Negociações de Paz

Moçambique. Criticada bipolarização de negociações

Joaquim Chissano criticou a bipolarização das conversações de paz em Moçambique, considerando que a solução para o problema político passa por um debate inclusivo sobre a governação que o povo quer.
Moçambique

Moçambique. Negociações de paz acabam em silêncio

Os mediadores internacionais nas negociações de paz em Moçambique começaram a regressar aos seus países sem declarações no final de um ciclo de diálogo.
Moçambique

Comissão das negociações de paz em silêncio

A comissão mista nas negociações de paz em Moçambique entre o Governo e a Renamo não conseguiu alcançar um consenso para falar à imprensa e a ronda negocial terminou com o silêncio habitual.
Moçambique

Moçambique. Governo adia negociações de paz

A sessão prevista para esta sexta-feira das negociações de paz em Moçambique foi adiada para a próxima semana a pedido do Governo.
Colômbia

Negociações de paz adiadas na Colômbia

O Presidente colombiano adiou a viagem ao Equador da equipa de negociação de paz com o Exército de Libertação Nacional, enquanto aguarda que a guerrilha liberte o Odín Sánchez Montes de Oca.
Moçambique

Moçambique. Negociações de paz com nova pausa

As negociações de paz em Moçambique terão uma nova pausa de uma semana a partir de sábado, informou esta terça-feira o coordenador da equipa de mediação internacional, Mario Raffaeli.
Renamo

Retomadas negociações de paz em Moçambique

As negociações de paz em Moçambique entre o Governo e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido de oposição, foram retomadas esta terça-feira em Maputo.
FARC

Colômbia: Governo e FARC chegam a acordo de paz

O acordo, negociado em Havana, Cuba, marca o fim de 52 anos de guerra e quatro anos de negociações. Ambas as partes consideram que se trata do fim da guerra, mas há medidas polémicas no acordo.
Nações Unidas

ONU prolonga mandato da Comissão de Paz na Guiné

Conselho de Segurança das Nações Unidas estendeu por mais um ano o mandato da Comissão de Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, para que esta possa ajudar o país a consolidar a paz e a estabilidade.
Conflito na Síria

"Cessar-fogo na Síria é indispensável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros português considerou hoje que o acordo para um cessar-fogo na Síria "é uma boa notícia que deve ser encarada com cuidado", destacando que esta é uma condição indispensável para atingir uma "solução política".
Diplomacia

EUA e UE pretendem "cessar-fogo imediato" na Síria

Os Estados Unidos e a União Europeia pronunciaram-se por um "cessar-fogo imediato" na Síria após a Rússia ter avançado com uma "proposta concreta" para pôr termo a um devastador conflito que se prolonga há cinco anos.
Conflito na Síria

Síria. Diplomacia dos EUA e Rússia reúnem-se hoje

Serguei Lavrov, reúne-se esta quinta-feira em Munique com o seu homólogo norte-americano John Kerry, para abordarem os progressos nas conversações de paz sobre a Síria.
Conflito na Síria

Russos questionam imparcialidade de Ban Ki-Moon

Ban Ki-Moon apontou que a Rússia iniciou bombardeamentos em Alepo antes das negociações pela paz na Síria. John Kerry (EUA) e Jens StoltenberG (NATO) também criticaram Moscovo.
Conflito na Síria

Síria. ONU avisa para "fracasso" nas negociações

O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura avisa: "Se houver um fracasso desta vez (...) não haverá mais esperança".
Conflito na Síria

Síria. É oficial: começaram as negociações de paz

O mediador da ONU nas negociações de paz para a Síria, Staffan de Mistura, afirmou que as conversações tinham começado formalmente, após uma primeira reunião com a delegação da oposição.
Negociações de Paz

Oposição síria quer discutir a paz. EUA elogiam

John Kerry, secretário de Estado norte-americano elogiou a oposição a Bashar al-Assad por aceitarem participar nas conversações de paz na Síria que decorrem em Genebra, mediadas pela ONU.
Conflito na Síria

Síria: arrancam negociações de paz. Sem a oposição

Arrancam esta sexta-feira em Genebra as negociações para a paz na Síria mas a oposição ao regime de Bashar al-Assad, reunida em Riade, não vai estar presente.
Conflito na Síria

Início de negociações de paz na Síria esta sexta

A ONU afirmou que não houve um adiamento das negociações para a paz na Síria, que devem ter início esta sexta-feira, mas a oposição ao regime de Damasco já informou que não vai comparecer.
Diplomacia

EUA equacionam levantar sanções à Rússia

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou esta sexta-feira que os EUA estão dispostos a levantar as sanções impostas à Rússia, caso esta respeite os acordos de Minsk.
Conflito na Síria

Síria: ONU admite adiar negociações de paz

A ONU admitiu que as negociações de paz entre o regime sírio e uma parte da oposição síria, que deviam começar na segunda-feira em Genebra, serão provavelmente adiadas por alguns dias.
Diplomacia

Síria. Moscovo e Washington apoiam paz

Os chefes da diplomacia norte-americana e russa reiteraram, em Zurique, o seu apoio às negociações de paz entre o regime sírio e a oposição moderada, que deverão arrancar na segunda-feira sob os auspícios da ONU.
Mundo

Irão. Sanções internacionais são hoje levantadas

A garantia chegou pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do país. Mohammad Javad Zarif está em Viena, onde se encontrará com John Kerry e Federica Mogherini, a chefe da diplomacia europeia.
Médio Oriente

Irão: Sauditas querem minar conversações na Síria

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão acusou os sauditas de usarem a tensão com Teerão para "afetar negativamente" as conversações de paz no conflito sírio.
Burundi

Negociações de paz no Burundi adiadas 'sine die'

Representantes do governo do Burundi e da oposição disseram que as negociações de paz não começarão na quarta-feira como estava previsto, sem adiantarem qualquer data para a sua realização.
Síria

ONU espera iniciar negociações de paz na Síria

O mediador da ONU Staffan de Mistura espera reunir-se a partir de 25 de janeiro com representantes do Governo e da oposição na Síria, com vista às negociações de paz no país.
Diplomacia

Síria está "pronta" para negociações de paz

A Síria está "preparada para participar" nas discussões de paz que deverão decorrer em janeiro sob a égide da ONU, com vista a acabar com a guerra civil, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Moçambique

Moçambique. Presidente sul-africano mediador?

A Renamo, principal partido de oposição em Moçambique, propôs ao Governo o envolvimento do Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, na mediação da crise política e militar em Moçambique.
Negociações de Paz

Síria. Oposição aceita conversar com Assad

139
Reunião em Riade com mais de 100 representantes da oposição síria foi decisiva. Oposição quer Assad fora do poder, mas já admite que o líder sírio fique enquanto o governo de transição é formado.
Estados Unidos da América

Reunificação de Chipre está "ao alcance da mão"

O país está dividido desde 1974. John Kerry teve encontros separados com os dirigentes cipriota grego e cipriota turco e acredita que há "progressos tangíveis".
Papa Francisco

Papa inicia viagem a África com segurança apertada

O papa Francisco inicia hoje a sua primeira viagem ao continente africano, ao qual pretende levar uma mensagem de paz, justiça social e diálogo entre o islão e o cristianismo.
Líbia

Líbia. EUA e líderes europeus querem acordo de paz

Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Espanha deram "todo o seu apoio" ao texto do acordo de paz para a Líbia, que pretende terminar a agitação política que o país atravessa.
Diplomacia

Líbia vai ter governo de unidade nacional 

O enviado da Organização das Nações Unidas para a Líbia, Bernardino Leon, anunciou na noite de quinta-feira a formação de um Governo líbio de unidade nacional, dirigido por Fayez el-Sarraj.
Colômbia

Governo colombiano e FARC retomam conversações

O Governo colombiano e a guerrilha das FARC retomaram conversações de paz em Cuba uma semana após o anúncio de um acordo judicial entre as duas partes, um avanço decisivo para um acordo de paz definitivo.
Negociações de Paz

Síria vai participar em conversações de paz na ONU

A Síria vai participar nas conversações preparatórias propostas pela ONU para o lançamento de negociações formais de paz, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros sírio, Walid Muallem.
Síria

Alemanha pede governo de transição para a Síria

A Alemanha apelou para um governo de transição na Síria, numa tentativa de resolver a longa guerra civil no país. Governos europeus começam a suavizar os pedidos de saída de Bashar al-Assad.
Colômbia

Há acordo entre Governo colombiano e as FARC

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, o porta-voz do Vaticano e o Presidente cubano, Raúl Castro, saudaram o acordo entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
Moçambique

Clima de medo volta a Moçambique

Habitantes de Gorongosa e Muxúnguè, centro de Moçambique, consideram que os desencontros entre o Governo moçambicano e a Renamo estão a provocar um clima de insegurança naquelas zonas.
Diplomacia

Seul desliga altifalantes na fronteira com Norte

Coreia do Sul deslig altifalantes que emitiam propaganda na fronteira contra o regime norte-coreano, depois de Seul e Pyongyang terem alcançado acordo para travar clima de tensão militar na península.
Diplomacia

Seul não vai parar com propaganda

A Presidente da Coreia do Sul declarou hoje que Seul não vai "desligar" os altifalantes que difundem propaganda na fronteira com a Coreia do Norte enquanto Pyongyang recusar pedir desculpa.
Negociações de Paz

PM líbio demite-se em direto na televisão

O primeiro-ministro do governo da Líbia, Abdullah al-Thani, anunciou a sua demissão durante uma entrevista de televisão em direto na terça-feira, informou a agência de notícias oficial LANA.
Colômbia

Presidente colombiano admite encontrar-se com FARC

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, não exclui a hipótese de se encontrar com o líder das FARC, Timoleon Jimenez "Timochenko", para negociar um acordo de paz.
Terrorismo

Talibãs “desconhecem” negociações de paz

Os talibãs afegãos negam as notícias de novas negociações de paz com o Governo afegão e não comentaram o anúncio da morte do seu líder ‘mullah’ Omar. Os Estados Unidos consideram a morte credível.
Afeganistão

Governo afegão e talibãs voltam a tentar negociar

A segunda ronda "das negociações de paz" diretas entre rebeldes talibãs e governo afegão, para acabar com 14 anos de conflito, vai decorrer no fim do mês, anunciaram hoje as autoridades afegãs.
Diplomacia

EUA avisam Irão: acordo pode não chegar

O secretário de Estado norte-americano advertiu que não haverá acordo entre as grandes potências e o Irão sobre o seu programa nuclear se Teerão não responder às questões ainda em aberto.
Armamento Nuclear

Khamenei reitera "linhas vermelhas" no nuclear

Guia supremo iraniano Ali Khamenei reiterou as "linhas vermelhas" do Irão nas negociações nucleares com as grandes potências, exigindo o "levantamento imediato" das sanções.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia: seis soldados mortos nas últimas 24 horas

Seis soldados foram mortos nas últimas 24 horas na zona separatista pró-russa da Ucrânia, segundo as autoridades de Kiev, que dizem temer uma escalada de violência.
Rússia

Papa pede "esforços sinceros" a Putin

O papa Francisco instou, no Vaticano, o presidente russo, Vladimir Putin, e todos os envolvidos no conflito na Ucrânia a fazerem "esforços sinceros" para a paz naquele país.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia. Nova reunião entre Governo e separatistas

Representantes do governo ucraniano e dos rebeldes separatistas pró-russos voltam a reunir-se hoje Minsk, na Bielorrússia, numa tentativa para reforçar os acordos de paz.
Armamento Nuclear

Chefes da diplomacia dos EUA e do Irão reúnem-se

O chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry, e o seu homólogo iraniano, Mohammad Javad Zarif, reúnem-se este sábado em Genebra, no âmbito das negociações sobre o programa nuclear de Teerão.
China

China vai doar oito milhões de dólares à Colômbia

A China vai doar oito milhões de dólares para projetos a levar a cabo após ser alcançado um acordo de paz entre o Governo colombiano e a guerrilha das FARC.
Ucrânia

John McCain rejeita ser conselheiro na Ucrânia

O senador norte-americano John McCain declinou um convite do Presidente ucraniano para integrar o grupo de conselheiros estrangeiros, evocando incompatibilidade de funções.
Iémen

Enviado especial da ONU para o Iémen pede demissão

Jamal Benomar apresentou a sua demissão, numa altura em que uma coligação liderada pela Arábia Saudita bombardeia posições dos rebeldes xiitas 'huthis' há mais de três semanas.
Irão

Negociações sobre nuclear continuam quarta-feira

Os Estados Unidos consideram que houve "progressos suficientes" para que "valha a pena" continuar as negociações com o Irão sobre o seu programa nuclear até quarta-feira.
Negociações de Paz

Cessar-fogo na Birmânia entre governo e guerrilhas

O governo da Birmânia e 16 guerrilhas de minorias étnicas alcançaram um princípio de acordo para um cessar-fogo em todo o país, como passo prévio no início das negociações de paz.
Diplomacia

Moçambique. Portugal fora da missão militar

Portugal abandonou a missão de observação militar em Moçambique apesar de um convite que o executivo de Maputo diz ter enviado e que o de Lisboa alega não ter recebido.
Relações Internacionais

EUA ameaçam retirar apoio a Israel na ONU

O porta-voz da Presidência dos Estados Unidos, John Earnest, disse que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu vai ter de demonstrar o seu compromisso com as negociações com o Estado palestiniano.
Colômbia

Colômbia suspende bombardeamentos contra a FARC

O Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, ordenou hoje a suspensão por um mês dos bombardeamentos contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
Conflitos

Mali assina em Argel acordo de paz para o Norte

O governo do Mali assinou hoje com grupos armados do Norte do país um "acordo de paz e de reconciliação", em Argel, para pôr fim à violência, noticiou a AFP.
Conflito na Ucrânia

Rússia diz que o ocidente não quer cumprir o acordo

O ministro dos Negócios estrangeiros russo afirmou hoje que as ameaças de novas sanções dos EUA e da União Europeia contra Moscovo mostram a "relutância" em respeitar os acordos de paz para a Ucrânia.
Energia

Novas megociações nucleares em Genebra

O chefe da Organização de Energia Atómica do Irão, Ali Akbar Salehi, irá reunir-se hoje, em Genebra, com o secretário da Energia norte-americano.
Dívida Pública

Juros mais baixos evitam aumentos nos impostos

Ministra das Finanças afirmou que as condições de financiamento mais favoráveis permitirão "evitar a necessidade de sistemáticos aumentos de impostos".
Conflitos

Ucrânia: Moscovo acusa Kiev de "destruir" acordos

O embaixador russo na ONU, Vitali Tchourkine, afirmou que, ao solicitar o envio de um contingente de manutenção da paz, o Presidente ucraniano parece estar a "destruir os acordos de Minsk".
Diplomacia

União Europeia deve apoiar Líbia

A chefe da diplomacia europeia defendeu uma ação da União Europeia para garantir que a Líbia alcance uma "solução estável" e evitar que o terrorismo se espalhe aos países vizinhos e à Europa.
Negociações de Paz

Ucrânia: OSCE vai monitorizar cessar-fogo

Os líderes da Rússia, Alemanha e Ucrânia acordaram "medidas concretas" para permitir o acesso de observadores da OSCE para monitorizar o cessar-fogo na Ucrânia, anunciou hoje Berlim.
Conflitos

Cessar-fogo na Ucrânia após mais 18 mortes

O cessar-fogo na Ucrânia entrou em vigor às 00.00 locais (22:00 de Lisboa), após um dia marcado por fortes combates que fizeram mais 18 mortos, a juntar aos 5 500 registados em dez meses de guerra.
Conflito na Ucrânia

Poroshenko fala hoje com Merkel, Hollande e Obama

Presidente ucraniano vai falar ao telefone com a chanceler alemã, com o presidente francês e depois com o presidente norte-americano sobre a situação no leste da Ucrânia, antes do novo cessar-fogo.
Cimeira de Minsk

Acordo em Minsk para cessar-fogo, anuncia Putin

262
Foi o próprio Presidente russo o primeiro a dizer que há um acordo para cessar-fogo na Ucrânia. Hollande fala em "grande alívio" mas alerta que não está tudo resolvido.
Conflito na Ucrânia

Kerry defende ajuda extra e solução "política"

O secretário de Estado norte-americano John Kerry disse que os EUA estão a ponderar uma ajuda "adicional" para a Ucrânia, na sua luta contra os separatistas pró-russos no leste do país.
Conflito na Ucrânia

Ainda não há acordo, sobram dúvidas, e alertas

A chanceler alemã disse que "não há certezas" que os últimos esforços de paz, para acabar com o conflito na Ucrânia, seja bem-sucedidos. Hollande diz que, caso não haja acordo, o cenário é de guerra.
Conflito na Ucrânia

Crise na Ucrânia: negociações à vista?

Os chefes de Estado de França, Rússia e Alemanha estiveram reunidos durante cinco horas, a debater a crise que se vive na Ucrânia. Ficou acordado elaborar um texto para um futuro plano de paz.
Ucrânia

Ucrânia. Negociações de Minsk sem acordo

As negociações de paz entre a Ucrânia e os separatistas pró-russos terminaram sem acordo, afirmou o enviado do governo ucraniano, acusando os rebeldes de boicotarem as conversações.
Conflito na Ucrânia

Separatistas pró-russos ameaçam expandir ofensiva

Separatistas pró-russos na Ucrânia ameaçaram expandir a sua ofensiva caso fracassem as negociações de paz com Kiev, que não decorreram nesta sexta-feira, como estava previsto.
Diplomacia

Negociações de paz na Ucrânia canceladas

Ronda negocial prevista para esta sexta-feira em Minsk, capital da Bielorrússia, entre separatistas pró-russos e o governo ucraniano foi cancelada.
Diplomacia

Assad e oposição iniciam diálogo em Moscovo

Membros da oposição síria e emissários do Presidente Bashar al-Assad iniciaram, em Moscovo, conversações com vista à retoma das negociações de paz para acabar com guerra civil que fez 200 mil mortos.
Conflito na Ucrânia

Secretário-geral da ONU critica separatistas

Ban Ki-moon condenou "veementemente" no sábado os bombardeamentos contra a cidade portuária de Mariupol, no leste da Ucrânia, e denunciou as declarações bélicas dos separatistas pró-russos.
Conflito na Ucrânia

Pelo menos cinco mortos durante a noite em Donetsk

Pelo menos cinco civis morreram e 29 ficaram feridos esta noite em confrontos entre as forças ucranianas e os rebeldes pró-russos em Donetsk.
Conflito na Ucrânia

Canceladas negociações de paz na Ucrânia

A reunião entre Kiev e os rebeldes pró-russos para negociar a paz no leste da Ucrânia, agendada para hoje em Minsk, foi cancelada, anunciaram os separatistas e o Governo bielorusso.
Negociações de Paz

FARC anunciam cessar-fogo unilateral

Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia anunciaram nesta quarta-feira um cessar-fogo unilateral na Colômbia, "por tempo indeterminado", no quadro das negociações de paz em curso.
Mundo

Novas negociações de paz em Minsk

O Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, anunciou uma nova ronda de negociações de paz com os separatistas pró-russos do leste da Ucrânia em Minsk, na terça-feira.
Nações Unidas

ONU apela às negociações entre Israel e Palestina

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas aconselhou israelitas e palestinianos a regressarem à mesa das negociações antes que seja demasiado tarde.
Direitos Humanos

ONU quer julgar crimes da Coreia do Norte

A Coreia do Sul saudou a aprovação por parte da ONU de uma resolução que apela ao Tribunal Penal Internacional que julgue as autoridades da Coreia do Norte por "crimes contra a humanidade".
Diplomacia

Suécia: Israel condena reconhecimento da Palestina

Israel condenou o reconhecimento do Estado da Palestina por parte da Suécia, sublinhando que esta resolução irá fortalecer os extremistas muçulmanos.
Diplomacia

Freitas do Amaral elogia ONU

O ex-presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas Freitas do Amaral recusou a ideia de que a organização internacional seja "só palavras", pois "todos os dias dá o melhor que tem".
Conflitos

Presidente quer a Ucrânia preparada

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, defendeu hoje que a Ucrânia deve estar preparada para se defender, caso falhe o plano de paz que visa acabar com cinco meses de guerra com os separatistas pro-russos.
Conflitos

Acordo de Paz no Iémen

Um acordo de Paz no Iémen, mediado pelas Nações Unidas (ONU), foi assinado hoje em Sanaa, na presença do presidente Abd Rabbo Mansour Hadi e de representantes de várias fações políticas, anunciou a agência iemenita Saba.
Negociações de Paz

Negociações Israel/Palestina recomeçam na quarta

As negociações indiretas entre israelitas e palestinianos sobre o cessar-fogo na Faixa de Gaza serão retomadas na quarta-feira no Cairo, Egipto, anunciaram representantes palestinianos e egípcios.
Conflito na Ucrânia

Ainda há mil soldados russos no leste da Ucrânia

Mil soldados russos ainda estão em território ucrâniano numa zona que controlam e que se estende desde a fronteira leste até ao mar de Azov, assegura a NATO.
Moçambique

Um acordo que ficará na memória dos moçambicanos 

A Frelimo considerou que o acordo ficará na memória dos moçambicanos, comparando o pacto ao acordo para a independência, em 1975.
Conflito na Ucrânia

Obama "cético" sobre cessar-fogo na Ucrânia 

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, exprimiu hoje o seu ceticismo em relação ao cumprimento do acordo de cessar-fogo entre a Ucrânia e os separatistas pró-russos.
Moçambique

Portugal vai enviar observadores militares

Cavaco aceitou o pedido do homólogo de Moçambique para o envio de observadores militares portugueses para monitorar o processo de cessar-fogo entre o braço armado da Renamo e o exército moçambicano.
Conflito na Ucrânia

Rússia acusa EUA de minar negociações

Rússia acusou, esta quinta feira, os Estados Unidos de minarem os esforços para a paz na Ucrânia, ao apoiar os opositores ao plano de cessar-fogo anunciado pelo Presidente russo, Vladimir Putin.
Mundo

A Rússia começou uma "grande guerra" 

231
Kremlin criticou a publicação na imprensa italiana de declarações "tiradas do contexto" de Vladimir Putin, nas quais terá afirmado que a Rússia pode conquistar Kiev "em duas semanas".
Conflito Israelo-palestiniano

Ameaças regionais terminaram conflito em Gaza

Primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou ter aceitado pôr fim às hostilidades na Faixa de Gaza para salvaguardar recursos perante outras potenciais ameaças regionais.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia comunica a Alemanha acordo com Rússia

Na conferência de imprensa após o conselho de ministros, o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, comunicou que Poroshenko transmitiu a Merkel os detalhes da reunião que teve com Putin.
Conflito na Ucrânia

Intensos combates e numerosas baixas

A informação indica que o elevado número de baixas resultou do uso de artilharia contra milicianos pró-russos nos arredores das localidades de Gorlovka e Ilovaisk, na região de Donetsk.
Conflito na Ucrânia

Presidente da Ucrânia dramatiza negociações

O Presidente da Ucrânia declarou hoje que "o destino do mundo e da Europa" vai decidir-se na cimeira de Minsk, com o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, e dirigentes da União Europeia.
Moçambique

Líder da Renamo vai respeitar cessar-fogo

O líder da Renamo, principal partido de oposição, garantiu que vai respeitar o cessar-fogo assinado no domingo com o Governo e confirmou que em breve se encontrará com o Presidente da República.
Conflito Israelo-palestiniano

Secretário-geral da ONU profundamente dececionado

O secretário-geral da ONU manifestou-se, esta terça-feira, "profundamente dececionado" com a violação do cessar-fogo que vigorava em Gaza e pediu a israelitas e palestinianos para travarem uma escalada do conflito.
Conflito na Ucrânia

Rússia fala de "certo progresso" nas conversações

A Rússia considerou que foi alcançado um "certo progresso" nos aspetos discutidos em Berlim no quadro da crise ucraniana, entre os ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países e os homólogos da Alemanha e da França.
Faixa de Gaza

Doadores internacionais vão debater reconstrução

Os doadores internacionais para a Palestina vão reunir-se no Cairo para debater o financiamento da reconstrução de Gaza assim que for alcançado um cessar-fogo duradouro entre Israel e a Palestina, anunciou o Governo norueguês.
Negociações de Paz

Ucrânia: Reunião difícil, mas com alguns progresso

A negociação quadripartida entre ministros dos Negócios Estrangeiros, no domingo, em Berlim, sobre a situação na Ucrânia "foi difícil", declarou no final o MNE alemão Frank-Walter Steinmeier.
Negociações de Paz

ONU pouco otimista sobre acordo no Sudão do Sul

A delegação da ONU deixou claro a Kiir e Machar "que haverá consequências para quem minar o processo de paz e não quer pôr de lado interesses pessoais no interesse da população".
Crise em Moçambique

Governo e Renamo acordam o fim da crise militar

O Governo moçambicano e a Renamo, principal partido da oposição, assinaram hoje em Maputo os três documentos essenciais para o fim das hostilidades militares que assolam o país há mais de um ano.
Conflito Israelo-palestiniano

Hamas ameaça voltar às armas

Se as reivindicações palestinianas ficarem por atender, o movimento radical Hamas ameaça que volta às armas na Faixa de Gaza. O cessar-fogo termina quando forem 06 horas em Lisboa, esta sexta-feira.
Barack Obama

Gaza "não pode permanecer para sempre" isolada

Barack Obama quer o prolongamento do cessar na Faixa de Gaza e diz que o enclave palestiniano não pode permanecer para sempre isolado do resto do mundo.
Conflito Israelo-palestiniano

Trégua de 72 horas começa às 06h, hora de Lisboa

O cessar-fogo de 72 hora mediado pelo Egito, na Faixa de Gaza, começa na madruga desta terça-feira, quando forem 06h em Lisboa.
África

Paz é negociada na República do Congo

O fórum de três dias para o diálogo político e a reconciliação é coordenado pelo Presidente do Congo servindo como mediador regional numa crise que já causou a morte de centenas de pessoas.
Faixa de Gaza

Egito propõe cessar-fogo na Faixa de Gaza

O Egito avançou uma iniciativa para terminar com o ataque israelita à Faixa de Gaza, propondo a israelitas e palestinianos que cessem as hostilidades a partir das 07:00 de terça-feira.
A página está a demorar muito tempo.