O Comité Olímpico Internacional (COI) garantiu sexta-feira que as suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais na petrolífera Petrobras não suscitam “nenhuma preocupação” para os Jogos Rio2016.
O diretor do COI Christophe Dubi reuniu-se no início da semana com elementos do governo brasileiro, que lhe garantiram que todos os trabalhos de construção de infraestruturas vão prosseguir com “toda a transparência”.
As suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais na Petrobras, que envolvem funcionários da empresa petrolífera, políticos e empresários, são investigadas pela Polícia Federal brasileira, na Operação Lava Jato.
As maiores construtoras do Brasil, algumas envolvidas nos trabalhos de construção de infraestruturas para os Jogos Olímpicos de 2016, também estão a ser investigadas nesta operação, que não está a preocupar o COI.
“Abordámos esse tema e a explicação dada pelo governo foi que todas as infraestruturas para os Jogos Olímpicos serão levadas a cabo por vários consórcios”, esclareceu sexta-feira Christophe Dubi aos jornalistas.
O responsável do COI reiterou que “não existe qualquer preocupação” sobre o cumprimento dos prazos da obras, considerando que “este não é o momento para especulações”, até porque, se surgir algum problema, “ele será avaliado imediatamente”.