A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) escolheu o tema “a educação para o risco” para assinalar este domingo o Dia da Proteção Civil, tendo em conta a importância das escolas na preparação dos jovens em situações de catástrofes.

O Dia da Proteção Civil, que se assinala todos os anos a 1 de março, foi instituído, mundialmente, pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e, em Portugal, foi criado por despacho do ministro da Administração Interna

Este ano, para assinalar a data, a ANPC escolheu o tema “a proteção civil e a educação para o risco”, com o objetivo de sublinhar “o papel fundamental e estruturante que o ambiente escolar tem na implementação de mecanismos que conduzem a cidadãos melhor preparados, a sociedades mais resilientes, à minimização nos custos das catástrofes quer no âmbito humano, quer no âmbito económico”.

Segundo a ANPC, as escolas são lugares indicados para a criação “de uma cultura de prevenção e resiliência face aos desastres”, onde se pode criar conhecimento sobre os riscos, além de ensinar e treinar as crianças e jovens sobre os comportamentos a adotar perante situações de maior gravidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ANPC considera que a “educação para o risco” encontra no espaço da escola um campo vasto de trabalho e desenvolvimento, podendo as crianças e jovens “ser importantes agentes de mudança, não só pela aquisição de competências, mas como transmissores à sua família de uma cultura de prevenção”, e “parceiros poderosos dos agentes institucionais de proteção civil”.

Nesse sentido, a ANPC apresenta, na segunda-feira, quando realiza uma cerimónia comemorativa do Dia da Proteção Civil, o “Referencial da Educação para o Risco”, projeto realizado em conjunto com o Ministério da Educação e Ciência.

O “Referencial de Educação para o Risco”, que vai estar em breve em consulta pública, é um documento que tem como objetivo inserir nos currículos escolares matérias do âmbito da proteção civil e da redução dos riscos.

A sessão evocativa do Dia da Proteção Civil, que se realizar na sede da ANPC, em Carnaxide, será presidida pela ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues.

Em todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANPC vão assinalar a data com várias iniciativas, promovendo simulacros, exposições e jornadas de reflexão alusivas à temática “a proteção civil e a educação para o risco”.