Ice Gourmet
Não falta criatividade ao chef Bertílio Gomes e à mulher Maria Santos nos sabores que vão criando na sua fábrica de gelados para as lojas Ice Gourmet de Tróia e Lisboa. Assim, é frequente encontrar nas duas gelatarias opções muito originais, algumas delas bem reveladores da ligação afetiva da dupla ao Algarve, como são os casos da alfarroba, do queijo de figo ou da flor de laranjeira.

Jardins Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. Todos os dias das 10h00 às 18h00.
Marina de Tróia, Loja 9, Carvalhal. De quarta a segunda das 10h00 às 18h00.

Fragoleto
A geladaria de Manuela Carabina reabriu recentemente depois da habitual pausa de inverno. Segundo a responsável, as grandes novidades em termos de sabores estão guardadas para daqui a umas semanas. Mas dentro da oferta atual da loja conseguem encontrar-se criações suficientemente invulgares. Destaque, neste campo, para o gelado de bolo-rei, feito a partir do conceituado exemplar da vizinha Confeitaria Nacional. Os sabores algarvios também têm tempo de antena (ou de cuvette) na Fragoleto: entre eles a alfarroba ou a batata-doce, ambos com amêndoa.

Rua da Prata, 61 (Baixa), Lisboa. Todos os dias das 11h00 às 19h00.

fragoleot

Convém ficar atento, porque nas próximas semanas haverá novidades na oferta da Fragoleto.

Nannarella
Nos próximos dias, não será de estranhar ver as filas à porta da pequeníssima geladaria de São Bento a aumentar proporcionalmente à temperatura. Vale a pena a espera: ali servem-se dos melhores gelados da cidade, fiéis à boa tradição romana, numa clara prova de que (também) as geladarias não se medem aos palmos. A maçã com canela ou a flor de manjericão são opções a considerar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rua Nova da Piedade 68 (São Bento), Lisboa. Todos os dias das 12h00 às 22h00.

Emanha
Nasceu na Figueira da Foz, estendeu-se à capital e recentemente abriu um segundo espaço, junto ao primeiro, no Parque das Nações. E o que não falta na Emanha são sabores inesperados: uns a partir de bebidas alcoólicas, como vinho do Porto, Licor Beirão ou uísque, outros inspirados em sobremesas, como o arroz doce ou o requeijão com doce de abóbora e noz. No entanto, quem quiser elevar ainda mais fasquia deve experimentar o de kéfir com algas, criado em parceria com a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e possuidor de propriedades terapêuticas testadas — funciona como substituto do cálcio e previne doenças cardiovasculares.

Rua Ilha dos Amores Lt 4.08.01 Lj-P, Ed. Espelho do Tejo. Todos os dias das 08h00 às 02h00.
Av. 25 de Abril, 62, Figueira da Foz. Todos os dias das 13h00 à 00h00.
Esplanada Silva Guimarães, 7, Figueira da Foz. Todos os dias das 08h00 à 00h00.

Taça Outono

Na Emanha os sabores podem ser combinados em diversas taças, como esta Outono.

Santini
De há uns tempos a esta parte que a mítica geladaria cascalense, que desde 2010 que também está no Chiado, se tem dedicado a combinar diversos produtos, expandindo assim a sua oferta muito para lá dos sabores mais comuns. Exemplos? O gelado de gorgonzola com nozes, por exemplo, que une o célebre queijo azul italiano às nozes vindas do Alentejo, ou o requeijão com doce de abóbora e nozes, inspirado nessa típica sobremesa do receituário nacional. Mas há mais: nesta época, por exemplo, encontra-se chocolate com laranja e cardamomo, uma variação pouco vista do sabor mais clássico de qualquer geladaria ou a tarte Santini, com base numa receita da casa de sabor próximo do cheesecake.

Rua do Carmo,9 (Chiado), Lisboa. Todos os dias das 11h00 às 00h00.
Avenida Valbom, 28F, Cascais. Sexta e sábado das 11h30 às 23h00. Domingos das 11h30 às 19h00.
Estrada da Torre, Carcavelos. Domingo a quinta das 11h00 às 20h00 e sexta e sábado das 11h00 às 00h00

Amorefrato
Apesar do nome, a Amorefrato é uma geladaria bem portuguesa, cujo nome é uma homenagem aos filhos (Francisca e Tomás) da dona, Carla Moreira. No que respeita a inventar sabores, poucas geladarias do país conseguem rivalizar com esta. A marmelada, por exemplo, é um dos sabores do momento, mas não só: tudo quando é variedade de chocolate e cereais já teve direito a representação na vitrina da loja. Do nestum à cerélac, dos filipinos ao chocapic. Os sabores vão variando por isso há sempre motivos para ir repetindo as visitas.

Rua Passos Manuel, 69, Porto. De segunda a quinta das 12h30 às 19h00, sexta e sábado das 12h30 à 00h00 e domingo das 14h30 às 19h30.

marmeladamorefrato

A marmelada da Amorefrato, um dos sabores de época.

Sincelo
É paragem obrigatória no Porto para quem queira fazer o roteiro dos clássicos da cidade. São mais de 30 anos a servir gelados, com sabores muito pouco conservadores para uma geladaria com idade tão respeitável. Exemplos: cenoura, castanha, iogurte com nestum ou vinho do Porto, entre muitos outros. A casa também serve bons crepes e taças bem compostas, à moda antiga.

Rua de Ceuta, 54, Porto. De segunda a sexta das 13h30 à 00h00. Sábado e domingo das 14h00 à 00h00