Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

No Canadá, os fãs da série Star Trek decidiram homenagear Leonard Nimoy de uma forma muito especial — desenhando umas orelhas pontiagudas na imagem do antigo primeiro-ministro, Wilfrid Laurier, que se encontra nas notas de cinco dólares.

Um pouco por todo o país, a imagem de Sir Wilfrid tem ganho novas feições — orelhas pontiagudas, sobrancelhas espetadas e cabelo à tigela –, que são suficientes para transformar o antigo primeiro-ministro no cientista da nave USS Enterprise.

Apesar de não ser ilegal desenhar ou escrever nas notas canadianas, o Banco do Canadá condenou a ação, considerando-a inapropriada. Num comunicado emitido pelo banco, a porta-voz Josianne Menard referiu que escrever nas notas é “inapropriado porque são um símbolo” do país e uma fonte “de orgulho nacional”, cita a Sky News. Para além disso, Menard disse que marcar as notas pode interferir com questões de segurança.

“Escrever numa nota bancária pode interferir com as marcas de segurança e reduzir a sua validade. Marcar uma nota também pode impedi-la de ser aceite numa transação. Para além disso, o Banco do Canadá acha que é inapropriado escrever e marcar notas bancárias porque são um símbolo do nosso país e uma fonte de orgulho nacional”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar da posição do banco, os fãs continuam a pintar as orelhas vulcânicas de Spock e são muitas as imagens que continuam a surgir nas redes sociais. No site Dangerous Minds, Tara McGinley escreveuvamos tornar esta melhoria da nota de cinco dólares permanente”. “De qualquer modo, a cara de Sir Wilfrid Laurier não era assim tão interessante”.

https://twitter.com/zach_webb/status/572573566740246529

Leonard Nimoy morreu a 27 de fevereiro na sua casa em Bel Air, em Los Angeles. O ator, de 83 anos, sofria de uma doença pulmonar obstrutiva crónica, que acabou por causar a sua morte. Realizador, fotógrafo, poeta e músico, o ator ficou conhecido pelo papel de Spock, o vulcano de orelhas pontiagudas da série Star Trek.