A obra da artista Paula Rego intitulada “Pioneiros” foi vendida em Lisboa por 180 mil euros num leilão de Arte Moderna e Contemporânea organizado pela Veritas, segundo a agência Lusa.

A obra “Pioneiros”, um acrílico sobre papel colado em tela, criado por Paula Rego em 1982, foi vendido na quarta-feira à noite pela base mínima de licitação, 180 mil euros.

O trabalho, proveniente de uma coleção privada portuguesa, integrou a exposição “Paula Rego: Paintings 1982-83”, apresentada na Arnolfini Gallery, em Bristol, e na Edward Totah Gallery, em Londres, em 1983, e no Studio Marconi, em Milão, no ano seguinte.

O quadro estava entre os 184 lotes que foram à praça neste leilão, onde também se venderam obras, entre outros artistas, de Maria Helena Vieira da Silva, Rui Chafes, Julião Sarmento e Pedro Cabrita Reis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O óleo sobre tela “Tenture de lumière” (1981), de Maria Helena Vieira da Silva, projeto de tapeçaria da artista para a capela da embaixada de França em Lisboa, foi vendido por 40 mil euros, o valor base da licitação.

Outra obra de Vieira da Silva, em têmpera sobre papel, assinada e datada de 1985, foi vendida por 30 mil euros.

Ainda segundo a Veritas, a escultura em ferro de Rui Chafes, intitulada “Corpo majestosamente doente” (1999), também foi vendida pelo valor mínimo de licitação, de 10 mil euros.