A 36.ª edição do Portugal Fashion arrancou na quarta-feira em Lisboa, com desfiles no Palácio Foz, nos Restauradores, e na antiga carpintaria de São Lázaro, perto do Martim Moniz, seguindo esta quinta-feira para o Porto.

Sob o tema “Reflector”, o primeiro dia da iniciativa arrancou no Palácio Foz, mais especificamente na Sala dos Espelhos, que foi pequena para acolher os convidados e a comunicação social, convocados para a apresentação da coleção da dupla Storytailors.

Para a próxima estação, João Branco e Luís Sanchez contaram a história de “El Diablo, A Velha Menina, La Sayona Del e a Cabaça Dela”. A criação das peças partiu da fusão de histórias contadas há 30 anos aos criadores, como a de “A Velha e a Cabacinha” e contos de Sayona, pelas respetivas avós, uma portuguesa e a outra venezuelana, explicam os próprios na descrição da coleção.

O resultado é uma coleção em que o preto é cor dominante e as matérias-primas tradicionais — como as lãs, o pelo ou o algodão — surgem associadas a materiais tecnológicos.

A passerelle mudou-se depois para a antiga Carpintaria de São Lázaro, que foi recentemente arrendada pela Câmara de Lisboa à Associação Cultural e Recreativa das Carpintarias de São Lázaro e está a ser transformada num polo dedicado à cultura e à criatividade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Coube à dupla Hibu (Marta Gonçalves e Gonçalo Páscoa) e a Carla Pontes, da plataforma Bloom, dedicada aos novos talentos, inaugurar o amplo espaço, que para este desfile duplo foi aberto ao público em geral.

Para o próximo inverno, a Hibu mostrou uma coleção “ergonómica e inovadora”, dizem os responsáveis da marca, onde dominam materiais como a lã, o linho e o fleece italiano e uma paleta de cores que vai dos cinzentos aos azuis, passando pelo verde, o amarelo e o rosa claro.

Já Carla Pontes apresentou “Órbita”, uma coleção onde “cada peça é considerada um objeto de estudo para o design e um elemento para descobrir formas minimais na terceira dimensão”, explicou a própria. Nos materiais, Carla Pontes recorreu ao feltro de lã e a uma mistura de lã e algodão para obter texturas que fazem lembrar grãos de granito.

O primeiro dia terminou quando já passava das 23:00 com o desfile da coleção da dupla Alves/Gonçalves (Manuel Alves e José Manuel Gonçalves). Com esta coleção, os Manéis, como são tratados no meio, quiseram passar, segundo os próprios, um “ambiente sombrio, romântico e introspetivo”. Nas cores, o preto, o vermelho escuro, o azul e o branco “dão densidade ao ambiente da coleção”, na qual “as silhuetas longas e o maxi imperam”.

Para a edição comemorativa das duas décadas do Portugal Fashion estão programados 31 desfiles, que reúnem 17 criadores, nove marcas de vestuário, seis marcas de calçado, seis jovens designers e quatro marcas de jovens estilistas. Os desfiles prosseguem, até sábado, em vários locais do Porto.