Uma das séries de televisão de maior culto em todo o mundo está a chegar ao fim. Mad Men, escrita por Matthew Weiner e transmitida pela AMC, chega ao fim no dia 17 de maio deste ano após sete temporadas e quase sete anos de idade.

Para assinalar o que já é conhecido como “o fim de uma era” (“The End of an Era” é o título da segunda parte desta sétima temporada, cuja primeira parte, “The Beginning”, foi transmitida entre abril e maio do ano passado), a AMC desafiou a reputada agência de design Pentagram para conceber algo de verdadeiramente marcante. Obviamente, em Nova Iorque, onde se passa boa parte da ação da série que gira em torno de Don Draper, publicitário brilhante, dono de um invulgar passado, uma imaculada elegância e uma declarada inconstância carnal e emocional.

Tão popular como a própria série é desde a primeira hora a sua imagem de marca: uma silhueta de um homem (Don Draper, interpretado por Jon Hamm), de costas, com um braço apoiado e um cigarro queimando na mão. E foi precisamente essa imagem que a Pentagram recriou numa peça de mobiliário urbano instalada entre as ruas 50 e 51, em frente ao edifício Time & Life (a morada ficcional da Sterling Cooper Draper Pryce, a lendária agência de publicidade da série).

Assim, é agora possível, desde 23 de março, a qualquer fã ocupar um lugar num banco junto à silhueta de Don Draper. De resto, como as fotografias documentam, parte do próprio elenco da série (Jon Hamm incluído) não deixou de fazê-lo esta semana na inauguração da peça. Não puderam, no entanto, por estarem numa praça pública praticar uma das atividades recorrentes na série: fumar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR