Partiu nesta quarta-feira de Lisboa, mas o evento rapidamente voou até à terra natal: o Porto. Depois de um dia de apresentação das propostas das duplas Storytailors e Alves/Gonçalves, o Portugal Fashion seguiu para o norte e lá se manterá até à noite longa deste sábado com as propostas dos criadores para o outono/inverno 2015/2016.

Luís Buchinho abriu o jogo da banda desenhada de “Comics” no ginásio da Escola B/S Rodrigues de Freitas, com uma coleção que já tinha apresentado em Paris também com o apoio do Portugal Fashion. Seguiram-se Daniela Barros e Hugo Costa a inaugurar o Palácio dos CTT.

Daniela Barros apresentou as peles de salmão e perca em algumas peças, como nos casacos, que já haviam desfilado em Londres numa plataforma dedicada aos novos talentos. Hugo Costa levou a dinâmica sportswear para a passerelle num conceito que, dizia o criador em Londres, se quer cada vez mais unissexo. O objetivo é criar uma grelha de tamanhos para as peças que possa agradar a homens e mulheres, afirmava o designer.

E chegou a revolução. Katty Xiomara quis “reinvidicar o direito de sermos femininas” sobre a base do uniforme militar, desde o verde aos tons terra. As propostas da criadora estão no vídeo em cima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[jwplatform jlCXXps2]

À “perspetiva revolucionária” de Katty Xiomara somaram-se as “dualidades” de Júlio Torcato. As propostas do criador para a próxima estação fria passam por pelos falsos, veludo, riscas ou xadrez — são associados conceitos “aparentemente antagónicos” como claro/escuro ou tradição/modernidade. A “Two Collection” já havia sido apresentada em Madrid e chegou esta quinta-feira a solo nacional.

[jwplatform dqj93cLz]

No segundo dia de Portugal Fashion, João Melo Costa, novo talento apoiado pela plataforma Bloom, e Pedro Pedro encerraram os desfiles no Palácio dos CTT.