O mais recente mosteiro budista foi levantado numa tranquila área de Hong Kong, na China. Tsz Shan tem divisões privadas à prova de bala e a segunda estátua mais alta de Kuan Yin, a deusa da compaixão e da misericórdia no Budismo. Foi o homem mais rico da Ásia quem patrocinou a construção, tendo investido quase 180 milhões de euros na obra, conta a CNN.

O local tem inspirações no estilo da dinastia de Tang e estende-se por um exuberante campo de área verde semelhante à ocupada por nove estádios de futebol. O mosteiro pode receber entre 400 e 500 pessoas por dia, mas não permite as visitas de grupos para manter a atmosfera sagrada e tranquila.

Do cimo da estátua da deusa, pode apreciar-se uma vista sobre o porto de Hong Kong. Numa das várias salas de grandes dimensões do interior do mosteiro, foram instaladas três estátuas budistas banhadas a ouro, que pretendem servir para reflexão.

Os quartos destinados aos monges têm janelas à prova de bala, projetadas para visitas importantes: “instalámos estas janelas porque esperamos que haja um espaço para proteger os nossos convidados especiais, como o Supremo Patriarca da Tailândia”, explica Ngai Kai-shu, secretário-geral do mosteiro.

Durante as visitas ao local, não é permitida a entrada de carnes, álcool nem incenso. O mosteiro vai estar aberto ao público a partir de 15 de abril, mas já é possível agendar uma visita.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR