“Scenes of 1950s Lisbon, Portugal” é o título que o americano Jeff Altman deu ao filme que há poucos dias partilhou no YouTube. Segundo o próprio, que trabalha como colorista na Filmworkers (um coletivo de pequenas empresas criativas sediado em Chicago), o filme resulta das imagens captadas pelo seu avô numa viagem a Lisboa durante a década de 50 do século XX.

“Não tenho certezas sobre as circunstâncias específicas desta visita, mas acredito que esteja relacionada com o serviço que ele prestou na US Naval Reserve”, acrescenta Altman a este respeito. Sobre questões mais técnicas, esclarece que as imagens foram captadas em película Kodachrome de 16 milímetros. O neto do autor viria recentemente a digitalizá-las e corrigir-lhes as cores.

O filme, que não tem som, tem menos de três minutos. Nele podemos ver um resumo daquilo que parece ser uma curta visita a Lisboa, desde a chegada por via aérea à partida pelo mesmo meio. Locais como o Campo Pequeno, a Praça do Areeiro, o Castelo de São Jorge e a Praça do Comércio são facilmente identificáveis ao longo da película. A que se juntam imagens da vida de então na capital: da moda da época aos mercados do peixe, dos automóveis de então (incluindo os velhos autocarros verdes da Carris) às varinas de canastra à cabeça nos bairros mais populares. Repare, igualmente, na ausência da Ponte 25 de Abril (outrora Ponte Salazar, só inaugurada em 1966) e naquilo que parece ser uma estátua do Cristo Rei ainda em construção (viria a ser inaugurada em 1959).

Em Portugal, a televisão chegou precisamente na década de 50 do século passado, na altura obviamente a preto e branco. Câmaras que nessa altura já captassem a cores eram, como se imagina, tecnologia fora do nosso alcance. De resto, só em março de 1980 teriam início as emissões regulares de televisão a cores no país.

Veja aqui aquele que pode muito bem ser o primeiro filme turístico sobre Lisboa com imagens em movimento a cores:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR