O plano estava há muito traçado: lançamento de site de campanha; visitas a Iowa e New Hampshire, estados essenciais nas primárias democratas; arranque oficial das atividades da candidatura. E foi no site oficial de campanha que o anúncio surgiu:
O logo de campanha é simples, um H azul cruzado por uma seta encarnada. E o primeiro slogan é “Getting Started”. O vídeo promocional, preparado há muito, expõe as primeiras linhas de atuação:
A confirmação chegou agora, via Twitter – onde a ex-primeira dama tinha aberto uma conta em 2013 que leva já mais de 3 milhões de seguidores. Foi assim:
I'm running for president. Everyday Americans need a champion, and I want to be that champion. –H https://t.co/w8Hoe1pbtC
— Hillary Clinton (@HillaryClinton) April 12, 2015
Foi o site Politico que revelou na sexta-feira que a candidatura de Hillary tinha alugado um enorme espaço em Brooklin Heights para servir de sede de candidatura. Como por lei os comités de campanha só têm 15 dias entre o início de atividades e a comunicação formal de candidatura, a notícia confirmava que o anúncio oficial estava iminente. Também o Guardian tinha avançado o calendário detalhado da ação para o meio-dia deste domingo, mas a candidata decidiu furar o plano e atrasar o anúncio.
O presidente Obama antecipou-se e ainda no sábado anunciou o apoio numa conferência de imprensa durante a Cimeira das Américas, no Panamá: “ela foi uma candidata extraordinária em 2008, foi uma grande apoiaste na eleição, foi uma secretária de estado excelente. É minha amiga, acredito que será uma excelente Presidente.” Concluiu: “Se ela decidir concorrer vai passar mensagens muito fortes”.
E quem também se antecipou foi o partido rival. Os republicanos foram rápidos a atacar a candidata através das redes sociais, como se vê neste tweet de Karl Rove, um dos estrategas partidários:
Americans are ready for a Republican in the White House. Sign @GOP pledge to #StopHillary http://t.co/2bFDxvJRjR
— Karl Rove (@KarlRove) April 12, 2015
Também Rand Paul, candidato a candidato republicano, atacou Hillary muito cedo neste domingo:
Hillary Clinton represents the very worst of the Washington Machine. Let's support http://t.co/u6UD4P4NIa pic.twitter.com/0gkiWvbd8x
— Rand Paul (@RandPaul) April 12, 2015