O ex-jornalista e banqueiro José Pena do Amaral é o novo presidente da Casa da Música, no Porto. O administrador do BPI foi eleito, por unanimidade, pelos sete membros do Conselho de Administração, esta quarta-feira, diz o Público.

José Pena do Amaral já era vice-presidente da Casa da Música, mas prepara-se agora para substituir Dias da Fonseca, na liderança da instituição, até 2017, segundo o comunicado enviado à Agência Lusa. Para vice-presidentes foram eleitos Rita Domingues e Jorge Castro Ribeiro, dois nomes que também foram reconduzidos do anterior conselho de administração.

António Lobo Xavier, que substituiu o nome de Dias da Fonseca na administração da Casa da Música, fica como vogal, a par de Teresa da Moura, Rosário Gamboa e António-Pedro Lopes Cardoso.

Em termos legais, os cargos de presidente e dos dois vice-presidentes são “eleitos pelo próprio conselho de entre os seus membros, por voto secreto e por maioria absoluta dos seus membros, em reunião expressamente convocada para o efeito”.

José Pena do Amaral também é membro da comissão executiva do Banco de Fomento Angola. Foi jornalista do Diário de Notícias entre 1975 e 1980, onde também foi editor do suplemento de Economia. Além do Diário de Notícias, trabalhou como correspondente do Expresso, RTP e da Deutsche Welle.

Entre 1986 e 1996, foi consultor para os Assuntos Europeus da Casa Civil do Presidente da República e na década de 1980 também foi chefe do gabinete do ministro das Finanças e do Plano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR