15 de abril de 2015. Podia ser só mais uma quarta-feira, mas para muitos o dia marcou a despedida de uma das modelos mais conhecidas no mundo. Quando o relógio apontou as 20h30 em São Paulo (00h30 em Portugal), uma Gisele Bündchen de 34 anos desfilou pela última vez, a convite da marca Colcci e durante a São Paulo Fashion Week.
“Estou muito grata por ter tido a oportunidade de, aos 14 anos, iniciar este caminho. Hoje, após 20 anos nesta carreira, é um privilégio fazer o meu último desfile por escolha própria e ainda continuar a trabalhar em outras facetas da indústria”, escreveu a supermodelo, na quarta-feira, na sua conta de Instagram.
Mas não foi o único post do dia. Momentos antes do tão aguardado desfile, Gisele partilhou uma fotografia dos bastidores do evento, onde está vestida de robe branco, com a maquilhagem pronta e o cabelo a ser arranjado. A legenda “Quase pronta” mereceu comentários de carinho — desde “Você é uma deusa” a “Você é a mais linda de todas. A minha inspiração”.
Luzes, câmara, ação. A loira de pernas intermináveis avançou, então, para a passarela em passos confiantes e sensuais, com o cabelo ondulado a baloiçar de um lado para o outro. Chegou a ficar emocionada, mas conseguiu suster as lágrimas. No final do desfile houve ainda tempo para uma homenagem: todas as modelos usaram camisolas com o rosto da top estampado. Em suma, houve flashes, emoção e muitas palmas, com os familiares da modelo e o marido, Tom Brady, a marcarem presença na primeira fila.
Imagem emocionante do último desfile de @giseleofficial, na passarela da @ColcciOficial! (Foto: @spfw no Instagram) pic.twitter.com/MNmdWv6vpc
— FFW Fashion Forward (@FFWoficial) April 16, 2015
Em março deste ano, Gisele comunicou que se ia retirar das passarelas. Ao brasileiro Folha de São Paulo chegou a dizer que foi por ouvir o seu corpo que tinha decidido abrandar — “Respeito o meu corpo. É um privilégio poder parar”.
Mas isso não significa que esteja pronta a abdicar de uma carreira que faz dela a supermodelo mais bem paga desde há oito anos, segundo a Forbes — só no ano passado fez cerca de 47 milhões de dólares (cerca de 45 milhões de euros). Adivinham-se ainda editoriais e campanhas de moda para marcas conceituadas no mercado, tais como Chanel No.5, Balenciaga ou H&M.
“Ela também vai destinar mais tempo à sua prioridade número um: a sua família”, disse Patricia Bündchen, irmã e representante da modelo no Brasil, citada pelo Globo. O último desfile aconteceu aos 34 anos de idade e 20 de carreira — o jornal britânico Independent escreve que o sonho de Gisele era terminar os 20 anos de passarelas no Brasil, país onde foi descoberta pela agência de modelos Elite quando tinha apenas 14 anos.