814kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Carreira

Trabalho

Sucesso não está em dizer “SIM” mas em saber dizer

Pensa nisto. E em muitas outros tópicos às vezes contraintuitivos, pois é aí que está a solução. Não no que que te vão metendo na cabeça como grandes verdades.
Enfermeiros

Os Enfermeiros de Marte

Essa é a nossa finalidade… Formar Enfermeiros competentes seja para trabalhar em Marte, em Portugal ou noutra qualquer parte do mundo…
Carreira

Ser ou não licenciado: Venderam-nos uma mentira

Venderam-nos uma mentira: "Estuda meu querido, se fores um bom aluno terás o mundo aos teus pés". Quase 20 anos volvidos da minha licenciatura nada poderia estar mais longe da realidade.
Carreira

A falta de verticalidade de alguns políticos

Quando os políticos não são fiéis aos seus valores, torna-se difícil acreditar nas suas promessas e nas suas intenções.
Justiça

SFJ pede verificação de constitucionalidade

Funcionários judiciais consideram que há uma discriminação na progressão na carreira, que remonta ao tempo de serviço congelado a toda a administração pública durante a vigência da troika em Portugal.
Carreira

Impulsionar a carreira, competências

Na construção de uma carreira devemos apoiar-nos na nossa formação académica, mas também no valor da nossa experiência de vida. As tecnologias mudam, mas há fundamentos que permanecem inabaláveis.
Ensino Superior

Abrem candidaturas para investigadores na carreira

O programa prevê que a FCT cofinancie, por no máximo de três anos, cada lugar de carreira docente no ensino superior atribuído. Prazo para a apresentação de candidatura decorre até 1 de março de 2024.
Promova Talks

Está a repensar a sua carreira?

Marta Pitta e Cunha, General Manager na Dr. Wells Clinics & KeepWells Health Insurance, e Érica Pereira, Associate Director na Randstad Portugal, partilham diferentes experiências nas suas carreiras.
Função Pública

O que muda na função pública em 2024 e depois

Entre a atualização salarial, o "acelerador" de progressões, as mexidas na avaliação e a revisão da carreira de técnico superior, várias mudanças vão afetar a função pública. Mas nem tudo é para 2024.
Forças Armadas

Defesa. PR promulga recomposição de carreiras

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou o decreto-lei que procede à recomposição de carreiras dos deficientes das Forças Armadas que possibilita a estes militares “a promoção ao posto imediato”.
Carreira

Obstáculos à transição e mudança de carreira

Não existem respostas prontas quando falamos em mudar de carreira. Para realizar uma transição mais pacífica teremos de correr riscos, de nos testarmos e, acima de tudo, aprofundar conhecimentos.
Ministério Administração Interna

Polícias pedem esclarecimentos sobre progressões

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia refere que é importante a realização de uma reunião efetiva com a tutela para negociar a proposta de alterações à tabela remuneratória.
Justiça

Governo: oficiais de justiça com duas carreiras

De acordo com a proposta do Governo, a carreira passa a dividir-se em duas carreiras especiais: carreira especial de técnico de justiça, e a carreira de técnico de justiça.
Professores

Proposta do PSD é bastante positiva diz a FNE

A Federação Nacional da Educação considerou "bastante positiva" a proposta do PSD, que pretende o pagamento do tempo de serviço dos professores faseado por cinco anos.
Profissionais de Saúde

O lixo da saúde: os auxiliares de ação médica

Não pode haver ninguém que tenha passado por um quadro hospitalar que não os tenha visto. E que não os guarde no coração e na memória. A primeiríssima linha da frente, mas sem carreira.
Professores

Fenprof "chumba" diploma sobre progressão

Fenprof reafirma que os professores exigem "a recuperação de todo o tempo de serviço que ainda está congelado" e volta a criticar decreto-lei sobre progressão na carreira.
Função Pública

Governo aprovou lei sobre carreiras de infomática

O diploma contempla a criação de duas carreiras especiais de especialista de sistemas e tecnologias de informação e de técnico de sistemas e tecnologias de informação, bem como o cargo de consultor.
Noticiário

16h. Professores. PR quer promulgar decreto

Depois do veto na passada semana. Marcelo Rebelo de Sousa revela que o Governo deixa a porta entreaberta a progressões de carreira ainda antes do fim da legislatura. Há promulgação à vista.
Função Pública

O objecto público

Um técnico superior (um funcionário com uma licenciatura ou mestrado) ganha no “topo” 2000€ “limpos”. Mas, para lá chegar, se tiver sempre a classificação de Bom, deverá esperar 104 anos
Função Pública

Vieira da Silva: progessão para 72 mil

Conselho de Ministros aprovou mecanismo de aceleração de progressões. Ministra avançou que Governo acredita que "72 mil trabalhadores possam beneficiar da medida já em 2024".
Portuguese Women in Tech

Síndrome do impostor 

Não somos nós que perdemos competências, a fasquia é que fica mais alta. Enquanto isso acontecer, estamos a evoluir. Enquanto na sala houver alguém melhor do que nós, ainda temos muito para aprender.
Emprego

Estou apaixonado. Onde fica o "work life balance"?

O que mais me custa é que ninguém se apaixona por nada. Vidas assépticas que não preenchem ninguém. É absolutamente necessário explicar a alguém obcecado com o "work life balance" que não está a viver
Educação

PR estuda decreto sobre carreira dos professores

O Presidente Marcelo assumiu que está a estudar o decreto-lei sobre a carreira dos professores, mas reforçou que ainda não tem uma "opinião formada sobre essa matéria".
Professores

Professores em greve nacional esta terça-feira

A reivindicação que faz os professores paralisarem é antiga mas tem um simbolismo especial esta terça-feira: data coincide com o tempo de serviço que os professores reclamam há já vários anos: 6/6/23.
Greve

INSA. Técnicos exigem progressão de carreira

Técnicos de saúde do INSA querem desbloqueio dos concursos para progressão de carreira. Os protestos não vão acontecer em forma de greve uma vez que estes técnicos não têm um sindicato representativo.
HumanaMente Falando

De Casa para o Mundo

A internacionalização de carreiras a partir de casa é uma realidade cada vez mais atual. Esse foi o mote de conversa entre Rita Simões, Lead Operations Manager da Kelly, e Gonçalo Hall, CEO da NomadX.
Carreira

Investigadores protestam contra Finanças na 5ª

Investigadores de seis laboratórios do Estado dizem que concurso para progressão na carreira científica está "bloqueado" pelo ministério tutelado por Fernando Medina. Quinta feira é dia de protesto.
Municípios

Autarquias querem carreira de nadador-salvador

Devido a "constrangimentos no que respeita à contratação de nadadores-salvadores para a época balnear", as autarquias propuseram a criação de carreira profissional.
Carreira

Winston Churchill e os limites da Meritocracia

Se a Democracia é a pior forma de governo com exceção de todas as outras já tentadas, a meritocracia devidamente enquadrada e complementada por medidas reguladoras ainda é a melhor solução que conheço
Música

Marisa Liz apresenta álbum Girassóis e Tempestade

No primeiro álbum em nome próprio Marisa Liz colocou os seus "Girassóis e Tempestades". "Sentimentos que tenho opostos e quis transformar em música", disse.
Trabalho

Relações profissionais e relações amorosas

Os relacionamentos amorosos e profissionais têm muitas características em comum. O sucesso em ambos os tipos de relacionamentos depende de trabalhar em conjunto e enfrentar desafios juntos.
Educação

O meu irmão é um símbolo de meritocracia

O perigo de perdermos referenciais de mérito é ficarmos perdidos e alienados da responsabilidade pessoal, deixando esta responsabilidade às mãos de um coletivo regulador (e.g., estado).
Ordem dos Médicos

Centro. Ordem dos Médicos quer recuperar carreiras

"As carreiras médicas foram a base do desenvolvimento do SNS, tendo a sua desestruturação contribuído para a progressiva deterioração do funcionamento das unidades de saúde", disse Manuel Texeira.
Carreira

Mérito em Portugal: onde anda?

Se nada for feito aumenta a desilusão dos jovens, que deixarão de acreditar na meritocracia e na relevância do mérito, bem como aumentará a emigração qualificada, pois o salário lá fora é bem superior
Greve

Oficiais de justiça pedem "estatuto digno e sério"

Oficiais de justiça dizem estar "completamente saturados e fartos de reivindicar a mesma coisa". Exigem aumentos salariais e um "estatuto digno da carreira que permita a renovação dos quadros".
Carreira

Auxiliares de saúde vêem carreira reconhecida

Para 2023 será ainda dada prioridade à revisão das carreiras de informática, oficiais de Justiça, vigilante da natureza, polícia municipal, carreira de investigação científica e carreiras do TdC.
Carreira

Seja boa pessoa, antes de ser bom profissional

Para se chegar ao topo é preciso unicamente aceitar que nenhum caminho é feito em progressão linear e ter-se muito amor ao que se faz, ser-se humilde e ter-se muita vontade para enfrentar os desafios.
Ensino Superior

Ensino Superior privado quer regulamentar carreira

A Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado defende que o novo quadro "terá de ser adequado à natureza de instituições que não são financiadas pelo Orçamento do Estado".
Professores

Um OE que eterniza os problemas da Educação

O atual ministro é da “família política” que pior tratou a classe docente, congelando carreiras por duas vezes, alterando o modelo de gestão das escolas, criando a avaliação de desempenho docente.
Sindicatos

Negociação entre enfermeiros e Governo num impasse

Sindicatos remeteram para novembro um eventual acordo com o Governo. Em causa está o descongelamento dos pontos perdidos pelos enfermeiros aquando da transição para a nova carreira.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos