Contam as histórias para crianças que o Tarzan foi um ser humano educado por uma família composta por vários animais da selva. E que Timon e Pumba, no “Rei Leão”, são um suricata e um javali que nutrem uma amizade muito profunda entre os dois. São laços entre animais diferentes que supostamente não devem desenvolver amizades. Mas a verdade é que existem. E fora dos livros e filmes infantis.

Mas como se justifica que dois animais de espécies diferentes possam conviver sem repulsa? Esta é uma matéria que tem interessado os cientistas porque “podem revelar fatores que explicam os relacionamentos normais entre humanos”, explicou Gordon Burghardt, da Universidade do Tennessee ao The New York Times. Afinal, os animais, de uma forma geral, são capazes de partilhar emoções.

Há vários vídeos sobre as interações entre animais de espécies diferentes que costumam inundar a internet. Mas alguns cientistas acreditam que essas amizades só são possíveis porque acontecem sob controlo humano, conforme afirma Clive Wynne, professor de psicologia da Universidade Estadual do Arizona. “Deixa de ser uma história sobre comportamento animal e torna-se numa história sobre o impacto humano no ambiente”, acrescenta Wynne.

A autora Jennifer S. Holland decidiu compilar algumas histórias de animais de espécies diferentes que acabaram por se tornar amigos. Chama-se “Unlikely Friends” (Amigos Improváveis). Os estudos de Holland baseiam-se na biologia e a autora tem vários textos publicados na National Geographic.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Observador foi ler e apresenta-lhe agora vinte histórias de amizade entre animais de espécies diferentes. Algumas também foram apresentadas pelo ABC.

O amor da cadela Lisha

 

dog

 

Esta labradora “sul-africana” tem cuidado de várias ninhadas de animais selvagens que ficaram órfãos ou que foram rejeitados pelas mães. Vive num rancho em Oudtshoorn e, segundo o seu dono, já cuidou de mais de 80 animais ao longo da vida. Mas nunca teve uma ninhada própria.

Segundo a BBC, no rancho “Cango Wildlife” vivem 47 espécies animais – incluindo répteis – e algumas encontram-se em vias de extinção. Lisha já foi mãe de leopardos, hipopótamos e porcos-espinhos.

 

Um leão, um urso e um tigre

 

blt-bear-lion-tiger-noahs-ark-rescue-7

Chamam-se Leo, Baloo e Shere Kan e são os protagonistas de uma história de amizade entre três espécies selvagens diferentes. O leão, o urso e o tigre foram resgatados da propriedade de um narcotraficante que os maltratava, em Atlanta. Com três meses, os animais estavam doentes, com parasitas em todo o corpo e demonstravam medo e falta de cuidados.

Quando a polícia prendeu o vendedor de droga, o Departamento de Recursos Naturais de Georgia levou-os para uma organização sem fins lucrativos chamada “Arca de Noé”, onde os animais cresceram juntos e onde se habituaram a partilhar brinquedos e comida. Esta instituição abriga 1500 animais que tenham sofrido maus tratos de qualquer género.

Um clássico pouco ortodoxo: cão e gato

https://youtube.com/watch?v=prPQC9l8muM%3Ffeature%3Doembed

Não faltam exemplos de cães e gatos que, contra todas as expectativas, conseguem relacionar-se sem que haja confusões entre eles. Mas este não é um cão qualquer: Tervel é um labrador de pelo chocolate com catorze anos que é cego e parcialmente surdo por ter sido maltratado durante muito tempo. Pudditat é um gato que também foge da regra: independente e altivo, tornou-se a companhia fiel de Tervel e transformou-se no seu gato-guia.

Owen e Mzee

MOMBASA, KENYA:  A baby hippopotamus that survived the tsumani waves on the Kenyan coast snuggles up to its new best friend, a giant century old tortoise in an animal facility in Mombasa, 06 January 2005. The hippopotamus, nicknamed Owen and weighing about 300 kilograms (650 pounds), was swept down Sabaki River into the Indian Ocean, then forced back to shore when tsumani waves struck the Kenyan coast on December 26, before wildlife rangers rescued him. AFP PHOTO/PETER GRESTE   (Photo credit should read PETER GRESTE/AFP/Getty Images)

São um hipopótamo bebé e uma tartaruga com 130 anos. No Quénia, o tsunami de 2004 assolou o território e arrastou casas, florestas e cidades. A família de Owen morreu durante o desastre natural e o pequeno hipopótamo ficou sozinho. Foi encontrado no dia seguinte preso a um recife e foi resgatado pelo Lafarge Ecossistemas. Foi nesta organização que o Owen conheceu a tartaruga de 130 anos: Mzee tornou-se a mãe adotiva do hipopótamo e nunca mais se separaram.

A amizade entre um chimpanzé e um tigre

 

anjana the chimp

Anjana é uma chimpanzé fêmea que adotou uma cria de tigre quando o pequeno felino chegou ao refúgio onde a primata vive. O tigre havia perdido a mãe quando o local onde estavam foi varrido por um furacão. Desde o primeiro dia que Anjana assumiu o papel de cuidadora da cria tigre. Agora vivem como uma família no Instituto de Espécies em Vias de Extinção e Raras, na Carolina do Sul (Estados Unidos)

 

Cervo e coelho: uma amizade livre

 

Tanja Askani

Ambos vivem em estado selvagem e parecem mesmo saídos da história do Bambi. Para eles, a amizade traz uma vantagem sobre a cadeia alimentar: é que juntos podem caçar ratos com mais facilidade e partilhá-los sem se verem em perigo no meio da floresta. Está sempre um alerta.

 

Uma amizade daqui até ao ar

Enquanto treinava uma coruja chamada Gebra, o treinador de falcões Amenos reparou que o gato Fum saltava na tentativa de apanhar o pássaro. Depois do susto inicial, Amenos percebeu que os dois estavam apenas tentar brincar. Ao longo da sua amizade, a coruja e o gato nunca se magoaram um ao outro. Embora não seja clara a nacionalidade desta amizade, o vídeo original foi publicado em Espanha.

O que têm um elefante e uma ovelha em comum?

Themba era apenas um bebé quando a mãe morreu. Os veterinários torceram para que uma outra elefante adotasse a cria, mas isso nunca se concretizou. Por isso, decidiram tomar conta do elefante mas nunca conseguiram alimentar convenientemente o animal. Em desespero, levaram Themba até uma ovelha chamada Albert: a amizade não foi fácil ao início. Mas agora são inseparáveis e vivem juntos no Centro de Reabilitação de Animais Selvagens em Shamwari (África do Sul).

Um laço nas alturas

giraffe

A improvável amizade entre uma girafa e uma avestruz começou no parque Busch, na Flórida (Estados Unidos). Bea e Wilma são inseparáveis e têm até planos de amigas: as duas gostam de relaxar junto ao lago.

 

Uma amizade enjaulada, mas feliz

monkey

Este é um dos exemplos descrito no livro “Amizades Improváveis” e com palco no parque para animais na China. Há uma macaca do tipo rhesus que divide a jaula onde vive com uma pomba. No centro de proteção animal onde a pequena cria e o pássaro moram, numa ilha chinesa, os dois animais trocam carinhos, dividem a comida e dormem abraçados.

Um gatinho, um pintainho

kitten

Eram os dois muito pequeninos. Tudo começou na Bulgária, quando o pequeno gato cor de laranja correu em auxílio do pinto: desde que estão juntos, o pinto nunca foi atacado nem adoeceu, apesar disso ser comum.

Animais à boleia

 

Pawan Kumar:Reuters

Esta amizade foi fotografada em 2006. Na Índia, as inundações sazonais põem sempre em perigo vários animais. Nesse ano, houve um rato que teve sorte: um simpático sapo salvou-lhe a vida quando puxou o roedor para cima das suas costas e o levou às cavalitas até um sítio seguro.

 

Um cervo guardião

Um dia, o cervo entrou num cemitério em Nova Iorque e deitou-se ao lado de um ninho de gansos onde a fêmea guardava os ovos. O cervo costumava levantar-se e colocar-se à frente de qualquer obstáculo que se aproximasse do ninho. Porquê? Normalmente, tanto o macho como a fêmea ganso são responsáveis por chocar os ovos. Reparando que a ganso estava sozinha, o cervo decidiu ajudar.

 

Uma amizade morna em ambiente gelado

Toda a gente sabe que os ursos polares são animais selvagens que obtêm alimento ao caçar animais no gelo polar. Mas para toda a regra, há uma exceção. É o que prova este urso polar que fez amizade com um cão que passeava sempre no local onde habitava, no Canadá. O fenómeno foi observado pelo fotógrafo Norbert Rosing.

Mais uma boleia: leitão e macaco

O vídeo mostra tudo: um macaco bebé sobe para as costas de um pequeno porco e passeia sem receios, no jardim zoológico de Fukushima (Japão). A boleia tornou-se viral há cinco anos, muito por causa da música que Parry Gripp escolheu para glorificar a amizade. Ora veja. E oiça.

Desta vez, uma amizade da terra até à agua

dog and fish

É que os protagonistas desta amizade são um cão e um peixe, que se divertem juntos muito graças à curiosidade que têm um pelo outro. O cão fareja o animal marinho e o peixe não se faz rogado e tenta perceber que animal peludo é aquele. Uma amizade que começou na quinta “Blackwater Koi Farms Inc”, nos Estados Unidos.

 

A ajuda em terras americanas

Um pequeno cão e um grande elefante nutrem uma amizade única em terras americanas: o elefante Bubões foi resgatado em África por estar a ser perseguido por caçadores furtivos. Quando chegou ao outro lado do Atlântico conheceu a labradora Bella e a vida mudou. Estão juntos em Myrtle Beach Safari, na Carolina do Sul (Estados Unidos).

Tanto de felino como de marinho

 

Arthur, o gato, conheceu dois golfinhos num parque marinho americano e a relação nunca mais terminou. Contra todas as expetativas, Thunder e Shiloh adoraram a companhia do felino e agora costumam brincar sem receios no “Teatro do Mar”, um parque de animais marinhos na Flórida.

O cão fiel e uma coruja atenta

dog owl

 

Ele não morde a coruja e a coruja não magoa os olhos do cão. E tudo funciona bem. Em New Hampshire uma cadela chamada Torque adotou o pássaro quando ele era muito pequeno: as aproximações foram graduais. E com muita paciência, Torque conquistou a confiança da coruja.