Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

A rede social Instagram, onde milhões de utilizadores partilham fotografias em formato quadrado, está a desenvolver uma nova aplicação destinada especificamente a ser instalada no Apple Watch. O objetivo da empresa detida pelo Facebook é o de manter os membros da rede atualizados sobre aquilo que está a ser publicado pelas pessoas que seguem, através de um sistema que lança um alerta sempre que é publicada uma nova imagem, segundo escreve o Financial Times.

A iniciativa do Instagram foi recebida com alguma surpresa nos meios ligados às tecnologias, já que a empresa não tomou qualquer decisão semelhante para o Glass, da Google, ou a linha Galaxy Gear, da Samsung. De acordo com Ian Silber, responsável pelo desenho do Instagram, o aparecimento do Apple Watch motivou o repensar da aplicação, de forma a criar o mais simples “‘feed’ em que poderíamos pensar”. O mesmo designer acrescentou que o aparelho lançado pela empresa liderada por Tim Cook “tem a ver com informação rápida e notificações”.

A aplicação, que lidera o mercado da partilha de fotografias e vídeos de curta duração, não terá disponíveis todas as funcionalidades que estão presentes na versão para smartphones. Por exemplo, não será possível fazer um duplo clique sobre as fotografias para fazer um “gosto” e as notificações estarão limitadas a um pequeno grupo de utilizadores entre os que são seguidos pelo proprietário do Apple Watch. Aplicações como a controversa Uber, a Shazam ou o Yahoo! também já desenvolveram aplicações destinadas a serem instaladas no Apple Watch.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR