Enviado na semana passada, o segundo robô introduzido no reator nuclear da central de Fukushima capturou imagens de uma estranha superfície verde fluorescente, conta o canal norte-americano CNN. De acordo com um comunicado da Tokyo Electric Power Company, trata-se de água contaminada com elevados níveis de radioatividade.

A operadora da central nuclear de Fukushima, a Tokyo Electric Power (TEPCO), enviou na quarta-feira passada um segundo robô controlado remotamente para explorar o interior do reator 1, depois de o primeiro robô enviado ter “morrido” três horas após ter sido introduzido no reator.

Apesar de ter capturado imagens de água com níveis elevados de radioatividade, o segundo robô registou níveis de radiação e temperatura inferiores aos esperados. Os valores indicam que os sistemas de arrefecimento do reator estão a funcionar corretamente, segundo afirma a TEPCO.

O aparelho foi equipado com câmaras, um dosímetro e um termómetro para percorrer metade da superfície do tanque de contenção da unidade 1 e recolher dados sobre a temperatura e radiação, além de captar imagens da estrutura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR