Estrada Atlântica, Noruega

atlantic road

Não é apenas uma estrada sinuosa: é também um percurso tempestuoso. A Estrada Atlântica tem oito quilómetros de extensão, o suficiente para encontrar ondas gigantes e ventos velozes durante o outono. De acordo com o site do Turismo da Noruega, muitos turistas preferem mesmo viajar nesta altura para atravessar a agitação marítima que leva as ondas a galgarem as margens, mas também para encontrar focas e baleias. A estrada que liga Kristiansund a Molde, na Noruega, é parte da Estrada Turística Nacional (com 36 quilómetros de comprimento) e tem sete pontes. A construção foi iniciada em 1983 e terminou seis anos mais tarde e inclui caminhos pedestres adaptados, restaurantes, serviços de casa de banho e locais para pesca.

https://www.youtube.com/watch?v=ckb90ka2dwE

Estrada de Combe-Laval, França

Route de Combe Laval - PNR Vercors (26)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos Alpes franceses, a estrada de Combe Laval foi construída ainda no século XIX para que se pudesse transportar madeira entre as duas localidades unidas pela estrada. Os treze quilómetros de caminho, que agora fazem as delícias dos ciclistas, atravessam os rochedos a uma altura de quatro quilómetros.

Cruzamentos de Gravelly Hill, Reino Unido

daily overview - Gravelly Hill Interchange

Chamam-lhe “junção do esparguete” e não é difícil entender porquê. Esta encruzilhada de estradas abriu em 1972 por ordens do secretário de Estado do Ambiente e pelo ministro dos Transportes da altura. Os engenheiros e arquitetos acreditam que a obra pode durar mais cem anos. De acordo com o site Highways, as estradas vão passar por obras de impermeabilização que podem custar até 11 milhões de euros.

Passagem de Grimsel, Suíça

grimselpassHDR - IPLog

As regiões montanhosas do país mais feliz do mundo são atravessado por uma estrada a cerca de 2200 metros de altura, de acordo com o Turismo da Suíça. A Passagem de Grimsel tem 38 quilómetros, na zona de Berna, e está fechada entre outubro e maio por causa das densas quedas de neve nos Alpes.

Estrada de Irohazaka, Japão

Irohazaka Japão - SkylineGTR

As ruas sinuosas desta estrada japonesa foram construídas em meados do século passado. Contam-se 48 curvas no caminho que costuma ser percorrido pelos monges budistas, mas é possível apreciar a vista através do teleférico que atravessa as montanhas japonesas.

Estrada de Lyseboth, Noruega

Lyseboth - e-tourandtravel.blogspot.com

Estes percursos vertiginosos da Noruega têm 29 quilómetros de comprimento e passam por lugar com quedas de água e áreas verdejantes a quase 1000 metros de altura. A abertura de estações elétricas obrigou à construção desta estrada em 1984, para que os trabalhadores em Lyseboth não ficassem isolados. À semelhança do que acontece na estrada suíça, a via só abre no verão por motivos climatéricos.

Autoestrada de Overseas, Estados Unidos

overseas - Phenomenon

A autoestrada de Overseas atravessa o mar ao longo de 182 quilómetros e 37 pontes. Ao longo do percurso podem ver-se corais e pedras calcárias debaixo de água. A estrada já existia em 1912 mas furacões fustigaram o local e só foi reabilitada nos anos trinta. A ponte está na região de Florida Keys, um dos lugares com as praias mais apreciadas dos Estados Unidos.

Estrada 50, Estados Unidos us 50 road - Flickr

É considerada a estrada mais solitária do mundo: a US 50 Road atravessa os Estados Unidos entre o este e o oeste ao longo de quase de 8850 quilómetros, desde Sacramento até Ocean City. A estrada atravessa essencialmente lugares rurais e inabitados, sendo a porção em Nevada a mais remota do percurso. Algo que o turismo da região utilizou em seu favor, para sublinhar a pacatez e pacificidade do lugar.