A Presidente do Chile, Michelle Bachelet, revelou, na noite de quarta-feira, ter pedido ao governo para se demitir em bloco, anunciando que planeia anunciar a composição do novo Executivo nas próximas 72 horas.

“Há algumas horas, pedi a renúncia de todos os ministros. Dentro de 72 horas vou ficar a saber quem fica e quem sai”, declarou Michelle Bachelet, durante uma entrevista concedida ao Canal 13.

A chefe de Estado afirmou que as mudanças que pretende levar a cabo se devem a “múltiplos fatores” e que espera que fortaleçam o Executivo para que as reformas que tem impulsionado no país sejam promovidas.

O apoio de Bachelet e ao seu Governo tem vindo a ser gravemente beliscado desde o início do ano com a divulgação de casos de corrupção envolvendo o mundo político e empresarial.

Um deles afetou diretamente a Presidente chilena, cujo filho, Sebastián Dávalos, está a ser investigado pelas autoridades devido a um negócio imobiliário milionário que fez com a mulher, Natalia Compagnon.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A remodelação do elenco governativo era, de certa forma, esperada por todo o espectro — incluindo pela oposição –, apesar de Bachelet ter dito que não fez o anúncio antes porque o Governo estava focado na reposta aos recentes desastres naturais que atingiram o país.

“Não o fiz antes porque temos atravessado dois meses de situações muito duras”, assinalou, numa referência às inundações (no norte do país) e às erupções dos vulcões Villarrica e Calbuco (sul).

Com esta medida, Bachelet espera impor uma mudança de direção 14 meses depois do início do segundo mandato e elevar a sua popularidade, a qual alcançou mínimos históricos.