818kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Chile

25 de Abril

25 Abril. Chile distingue Brigada Victor Jara

"Foi uma distinção que muito nos honrou". A Brigada Victor Jara foi criada em 1975 e o governo de Santiago reconheceu o grupo pela "importante contribuição para a democracia" no Chile.
Chile

Governo demite responsável após incêndios

O Ministério do Interior chileno demitiu e substituiu o diretor do Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres, criticado pela reação aos incêndios que em fevereiro mataram 131 pessoas.
Chile

Tribunal reabre investigação sobre morte de Neruda

A justiça chilena decidiu reabrir a investigação sobre a morte do poeta Pablo Neruda, de que causa é incerta e com indícios de envenenamento, que ocorreu dias após golpe de Estado de Pinochet em 1973.
América

Incêndios no Chile provocaram 131 mortos

Foram identificados 35 mortos até ao momento havendo centenas de desaparecidos e milhares de pessoas desalojadas. O balanço anterior indicava 123 mortos provocados pelos incêndios.
Chile

Piñera morre aos 74 anos em queda de helicóptero

Sebastián Piñera, ex-presidente chileno, morreu após acidente do helicóptero que conduzia. O Chile vai realizar um funeral de Estado.
Chile

Incêndios no Chile provocam mais de 120 mortos

Fogos no país da América do Sul já provocaram mais de 120 mortos, mas número deve aumentar. Alto-representante da União Europeia ofereceu ajuda para combate aos incêndios florestais.
Chile

Incêndios. UE oferece ajuda ao Chile

O alto-representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros ofereceu ajuda ao Chile para o combate aos incêndios que assolam aquele país e que já causaram 64 mortos.
Incêndios

Marcelo envia condolência a Presidente do Chile

Governo do Chile descreveu no sábado os vários incêndios florestais que atingem o país como a maior tragédia em 14 anos, numa altura em que o número de mortos subiu para 56.
Incêndios

Número de mortos no Chile sobe para 56

Autoridades dizem que esta é a maior emergência natural desde o terramoto de 2010, que provocou 525 mortes e milhares de feridos no Sul do país. há, pelo menos, sete incêndios ativos em Valparaíso.
Papa Francisco

Papa lembra vítimas dos fogos no Chile

Papa Francisco alertou que a paz nunca esteve tão em risco, dizendo que não é "responsabilidade de alguns, mas de toda a humanidade", e lembrou "mortos e feridos nos devastadores incêndios" no Chile.
Chile

Governo do Chile: 51 mortos são maior tragédia

Número de mortes deverá continuar a aumentar na sequência dos incêndios no país. É a "situação de emergência" que "mais vítimas gerou" depois do sismo de 2010.
Chile

Sobe para 46 número de mortos devido a incêndios

Chefe de Estado chileno advertiu que o número de mortos nos incêndios na região de Valparaíso, 100 quilómetros a leste de Santiago, "vai aumentar nas próximas horas".
Chile

Incêndios colocam Chile em estado de exceção

O Presidente do Chile impôs o estado de exceção, devido a incêndios florestais que causaram pelo menos dez mortos e obrigaram à retirada de seis localidades.
Chile

Chile: prisão para militares que queimaram jovens

Os militares chilenos, entretanto aposentados, acusados de homicídio agravado e homicídio na forma tentada de dois jovens durante a ditadura de Pinochet, foram condenados a 20 anos de prisão.
Argentina

Sismo de magnitude 5.5 registado na Argentina

Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo registou sismo de 5.5 na escala de Richter pelas 5h04 na Argentina (8h04 em Lisboa) a 155 quilómetros de profundidade. Um abalo também foi sentido no Chile.
Star Wars

LucasFilm processa empresa de lavagem de carros

Vídeos mostram trabalhadores vestidos de personagens de Star Wars, o que levou a LucasFilm a processar a Star Wash, empresa de lavagem de carros chilena, por infringir direitos de autor.
Chile

Chilenos rejeitam nova Constituição conservadora

A segunda tentativa para uma nova Constituição que substitua a estabelecida em 1980 pela ditadura de Augusto Pinochet falhou. Desta vez a proposta era da direita. Em setembro chumbou uma da esquerda.
Chile

Chile: referendo constituinte fortalece democracia

O Presidente do Chile, Gabriel Boric disse que, "independentemente da opção vencedora" no referendo sobre a nova Constituição, o seu governo vai concentrar-se nas "prioridades do povo".
Alterações Climáticas

Guterres na Antártida para ver impacto no clima 

Secretário-geral das Nações Unidas e o Presidente chileno Gabriel Boric realizam até sábado uma viagem à Antártida. Guterres quer ver o impacto mortal da crise climática".
Conflito Israelo-palestiniano

Herzog pede decência a países latino-americanos

Herzog pede "decência e respeito" e que países sul-americanos pressionem o Irão para que reféns sejam libertados. Latinos "deviam olhar-se ao espelho e perceber que podem ser os próximos".
Sismo

Sismo com magnitude 6,6 sentido no Chile

Abalo teve epicentro à costa de Atacama, no Chile, a 35 quilómetros de profundidade. Não há, para já, registo de vítimas ou danos materiais relevantes.
Chile

Detido ex-militar pelo homicídio do Victor Jara

Um antigo militar acusado de torturar e assassinar o cantor foi detido pelas autoridades de imigração norte-americanas, enfrentará acusações no Chile pelo envolvimento na tortura e execuções.
Música

Víctor Jara: o campesino cantor morreu há 50 anos

A 16 de setembro de 1973, o corpo do chileno foi cravejado de balas. 50 anos depois, o nome é incontornável: cantor, encenador, comunista, revolucionário, mártir. Quem foi Víctor Jara?
António Costa

Costa sai do Chile motivado e inspirado

O primeiro-ministro partilhou que sai "com muito bom espírito", acrescentado que ficou motivado para lutar pela democracia e que condena o uso da violência como forma de resolução das disputas.
Chile

PR chileno assinala 50 anos do golpe

O Presidente Boric comemorou o aniversário do golpe de Estado com vários chefes de Estado — incluíndo o primeiro-ministro António Costa — e sem oposição política.
António Costa

Lítio. Costa quer cooperação com o Chile 

António Costa defendeu que é preciso garantir para que não haja competição entre os países no que toca ao mercado de lítio: "Queremos em conjunto colaborar positivamente para benefício de todos".
Chile

Chile. Cravos vermelhos distribuídos na cerimónia

"Cravo vermelho é para nós [também] o símbolo da liberdade e da democracia", diz elemento da equipa de Boric. Costa relembra que as "democracias nunca estão adquiridas" mas ditaduras têm sempre fim.
Brasil

Brasil quer Museu da Memória nos 60 anos do golpe 

Ministro brasileiro diz que "país não vai conseguir consolidar a democracia se não tiver política de memória relacionada ao golpe militar e à ditadura". Outras duas cidades têm projetos semelhantes.
Chile

Chile. 12 mil mulheres passam a noite em vigília

Chilenas exigem justiça "contra a impunidade dos delitos cometidos durante a ditadura". Vigília foi silenciosa, iluminada por velas que representam esperança de encontrar os ainda 1.162 desaparecidos.
Chile

Costa no Chile para os 50 anos do golpe de Estado

Para Costa, é importante "recordar a todos que as democracias nunca estão adquiridas" e recorda que 25 de Abril começou a ser preparado pouco antes do golpe de Estado contra Allende.
Chile

Portugal e 7 países comprometem-se com democracia

Compromisso quer "mostrar como a questão democrática é o caminho com o qual os países devem estar sempre vinculados". Portugal é o único país fora da América Latina a participar no evento.
Chile

Confrontos na marcha pelas vítimas de Pinochet

Presidente chileno, Gabriel Boric, tornou-se o primeiro líder chileno a participar no cortejo desde o fim da ditadura, em 1990. Manifestantes e polícia acabaram envolvidos em confrontos.
Noticiário

20h. Sismo. Costa manifesta pesar pelas vítimas

Em visita ao Chile, o primeiro-ministro mostra disponibilidade para apoiar Marrocos, "quando for solicitado". "Temos equipas em prontidão" para ajudar, garante.
António Costa

PM no Chile alerta para aumento da extrema-direita

António Costa afirmou que o crescimento da extrema-direita no continente americano e na Europa "representa um grave risco para as democracias e para a liberdade".
Economia

Costa no Chile para expandir energias renováveis

Desde a deslocação ao Chile em 2017, o stock de investimento mais que duplicou, passando de 184 milhões de euros para 421 milhões de euros em dezembro de 2022 nos setores das renováveis e digital.
Biografia

Allende gostava de "boa comida" e "mulheres"

Em nova biografia, Salvador Allende é descrito como um “maçon” se afastou “da imagem estereotipada do revolucionário socialista”. Faz dia 11 de setembro 50 anos da morte do ex-Presidente do Chile.
Diplomacia

Costa desloca-se ao Chile a 10 e 11 de setembro

Para além de participar na cerimónia relativa aos 50 anos desde o golpe de Estado no Chile, António Costa terá ainda "um encontro com empresas portuguesas" que estão presentes no país.
Chile

Homicidas de Víctor Jara condenados 50 anos depois

Ex-militares condenados têm entre 73 e 86 anos e terão de cumprir prisão efetiva. Apoiante de Salvador Allende, Jara foi torturado e acabou por morrer cinco dias depois do golpe de Estado.
Amnistia Internacional

Amnistia Internacional pede colaboração de Chile

A Amnistia Internacional pediu que "sejam dadas instruções" a vários responsáveis e instituições para acabar com os "pactos de silêncio" sobre o sucedido durante a ditadura civil-militar de Chile.
Chile

Nova demissão no Chile por alegadas irregularidade

O ministro do Desenvolvimento Social do Chile é a nova vítima do caso de supostas irregularidades na transferência de subsídios públicos para fundações privadas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos