No meio das temperaturas altas que maio nos está a trazer, as noites podem tornar-se autênticos infernos para quem sofre com o calor. E ainda o verão está à distância de meses. Consequência: sonos perdidos e um desespero enorme por encontrar a maneira mais eficaz para fugir ao calor e a posição mais fresca para adormecer. Mas há formas de fintar as noites quentes (as que temos agora e as que hão-de chegar) e conseguir dormir sem grandes problemas. O El Confidente conta algumas.

Ponha os lençóis no frigorífico

WASHINGTON - MAY 23:  Carlos Abarca puts sheets on a cot in the Strom Thurmond Room for Republican senators who are prepared to spend all night discussing judicial nominees and the use of a filibuster with Democrats May 23, 2005 at the U.S. Capitol in Washington, DC.  (Photo by Joe Raedle/Getty Images)

Um homem prepara camas com lençóis. Só não sabemos se saíram de um frigorífico.

Pode ser uma técnica estranha, mas alivia o calor nos primeiros minutos do sono. Coloque a roupa de cama dentro de um saco e ponha-a dentro do frigorífico durante umas horas. É um alívio temporário, mas é melhor que nada. Sobretudo para quem vive por exemplo na Amareleja.

Leve o frigorífico para os lençóis

BERLIN - JANUARY 14: Water pours into a glass with ice cubes on January 14, 2007 in Berlin, Germany.  (Photo Illustration by Andreas Rentz/Getty Images)

O gelo pode ser um fiel amigo para enfrentar uma noite quente.

Se Maomé não vai à montanha, vai o frigorífico para dentro dos lençóis: sabe aquelas embalagens com gel no interior que se costumam pôr dentro de sacos com produtos frescos? Tire-os do congelador e ponha-os debaixo dos lençóis.

Um balde de água fria alivia 

HAMBURG, GERMANY - JANUARY 13: A rubber duck swims in a foam bath in a bath tub on January 13, 2007 in Hamburg, Germany.  (Photo Illustration by Alexander Hassenstein/Getty Images)

Tome um banho de água fria. Mas não demasiado fria, para evitar constipações.

Tomar um duche de água fria pode ser uma boa solução para diminuir a temperatura corporal. Mas atenção: não convém que a água esteja demasiado fria, para evitar constipações. As diferenças brutais de temperatura podem ser perigosas para a saúde.

Há uma zona do corpo que pode ser um verdadeiro pesadelo para se livrar do calor: as bochechas. Nelas armazena-se muito do calor absorvido pelo corpo humano. A solução: refrescá-las com água ou ter uma ventoinha por perto. Mas não demasiado perto: o vento constante e frio pode danificar os nervos faciais. O ar condicionado também deve ser usado com cuidado e só para manter a temperatura da habitação entre os 20 e os 22ºC.

Está na hora de dormir sozinho

MADISON, WI - FEBRUARY 23:  Protestors sleep in the rotunda of the state capitol on February 23, 2011 in Madison, Wisconsin. Protestors have occupied the state capitol for the past nine days protesting the governor's attempt to push through a bill that would restrict collective bargaining for most government workers.  (Photo by Scott Olson/Getty Images)

Em noites quentes, o melhor mesmo é dormir sozinho para evitar que a temperatura corporal suba demais.

Com o tempo quente é preciso medir muito bem o nível de romance. É que dormir acompanhado numa noite mais quente pode não ajudar no sono: o corpo humano é uma fonte de calor que se transfere de um corpo para outro. Por isso, nestes casos, dormir no sofá pode não ser má ideia.

O que o ar livre pode fazer por si

ALMKE, GERMANY - JULY 31:  A scout enjoys the sun in his hammock at the camp on July 31, 2010 in Almke near Wolfsburg, Germany. About 5000 young scouts from Germany, Russia, Belgium, Suisse, USA and Italy aged 12 to 20 participate in a camp. Since 1973, the German VCP-Christian Guides and Pathfinders organisation, offers an International historic boys and girls scout meeting during the summer holidays. On a 25 hectare field include 1370 tens, a tent church and a tent theater. The Federal camp is held every four years.  (Photo by Andreas Rentz/Getty Images)

Dormir numa cama de rede pode ser a alternativa mais confortável, porque o ar livre refresca de forma mais eficaz

Ou então, em vez de se resignar ao sofá da sala, experimente passar uma noite inteira embalado pela brisa deitado numa cama de rede (para quem pode, claro). Os quartos têm demasiados artigos – almofadas, mantas, lençóis – que sufocam e tornam o ambiente mais pesado.

Se não puder ir para a rua, então prefira um quarto que esteja num andar inferior. O ar quente sobe, por isso este é o andar mais fresco da casa.

Não coma à noite. Nem beba

LIPA, PHILIPPINES:  A delicious salad of red beets, orange, chives and pecans, prepared by German chef Felix Schoener is part of a five-course meal, made entirely with vegetables and minimal heating at "the Farm," a spa in Lipa city south of Manila, the Philippine 03 June 2005, that offers novel health treatments like raw, vegetarian meals, coffee-water enemas and alternative healing techniques like reiki treatments as part of a package that combines relaxation with good health.  AFP PHOTO JAY DIRECTO  (Photo credit should read JAY DIRECTO/AFP/Getty Images)

Não coma antes de ir para a cama. E prefira alimentos ricos em água que hidratam o corpo.

A digestão obriga o organismo a acelerar e, como consequência, a temperatura corporal aumenta. Não coma antes de ir para a cama, para evitar que se vá deitar a fazer a digestão. E os últimos alimentos que ingerir devem ser ricos em água, como fruta ou legumes. Beber álcool? Esqueçaa. Pode até sentir-se amolecido, mas o álcool desidrata o corpo,e vai snetir-se mais cansado quando se levanta. Além disso, muitos liquidos antes de ir dormir implicar levantar-se  a meio da noite.

O truque da dança de Charles Dickens

Charles Dickens (1812-1870), English novelist and one of the most popular writers in the history of literature.   (Photo by John & Charles Watkins/Getty Images)

O novelista inglês do século XIX gostava de andar pela casa a abanar os braços para aliviar o calor.

Conta-se que o escritor britânico tinha o hábito de passear pela casa enquanto abanava os braços antes de adormecer. O objetivo: eliminar o suor corporal e ficar mais fresco. Não custa tentar.

Manter a postura

BEIJING - AUGUST 08:  A Chinese baby sleeps next to a Beijing Olympic Mascot Fuwa at the Beijing Haidian maternal and child healthcare hospital after being born on August 8, 2008 in Beijing, China. There were 50 babies born at the hospital, about 60 percent increase from the average, on August 8, 2008, or 888, the date which is considered extremely lucky in the Chinese culture.  The opening ceremony of the 2008 Beijing Olympics is held today with locals gearing up for the games. (Photo by Andrew Wong/Getty Images)

Dormir de lado ou com os membros abertos pode ajudar a aliviar o calor.

O importante é que se sinta confortável, mas há posições para dormir que são mais aconselháveis. Uma delas é dormir de lado, porque a área corporal em contacto com os lençóis quentes é menor. Ou então em estrela, isto é, de barriga para cima ou para baixo com os braços e pernas abertos.

E não durma nu. Nunca!

A young man wearing his pajamas waits for the start of the pillow fight on an International Pillowfight Day in Ljubljana, Slovenia on April 5, 2014. AFP PHOTO / Jure Makovec        (Photo credit should read Jure Makovec/AFP/Getty Images)

O segredo não está em tirar a roupa. Está em mantê-la vestida, mas com os materiais adequados.

Sim, ter menos roupa não é boa ideia, embora pareça a técnica mais lógica. O corpo arrefece mais rápido se tiver um pijama vestido. Prefira materiais de fibra natural. A única coisa que pode tirar é a roupa da cama.