“Visitas Espetaculares: pintores e arquitetos nos palcos portugueses” é o nome da nova exposição do Museu da Presidência da República organizada em parceria com o Museu Nacional do Teatro e da Dança. Será exposto o trabalho de alguns dos mais importantes artistas plásticos e arquitetos portugueses do século XX na conceção e construção de obras do mundo do espetáculo.

Entre os nomes que participam estão Paula Rego, Mário Cesariny, Maria Keil e também Almada Negreiros. É precisamente um conjunto de desenhos que este último pintor criou para o argumento do bailado O Jardim da Pierrette, em 1918, que apresentamos na fotogaleria em cima. São desenhos “que mostram o especial interesse de Almada pelo universo da dança”, refere o Museu em comunicado.

A última imagem acima apresenta ainda quatro imagens de figurinos desenhados por José de Guimarães para o bailado “Variações Paganini”, apresentado pelo Ballet Gulbenkian em 1978. A exposição abre a 19 de maio e dura até 30 de agosto, de quarta ao domingo, no Palácio da Cidadela de Cascais.