A arte consegue mudar perspetivas. E tapar buracos na estrada? Jim Bachor está a reparar a estrada de Chicago, buraco a buraco, com a sua arte.

Bachor é um artista que sempre trabalha com mosaicos de vidro e mármore há 15 anos, após uma visita a Ravenna, em Itália. Um dia notou num enorme buraco que estava na estrada, em frente à sua casa, e decidiu repará-lo, visto que “não estava lá a fazer nada” e “não se ia reparar sozinho”.

O artista americano encontrou no bonito mosaico uma oportunidade protestar, captando a atenção das autoridades de Chicago, enquanto ajuda a resolver um problema que afeta seriamente a comunidade de Chicago: os buracos da estrada. Aliando o fascínio que nutre pela bandeira de Chicago, pelo mosaico e pela irritação que tem por estas falhas rodoviárias, arranjou uma solução criativa: reparar o buraco com um mosaico da bandeira local a dizer “pothole” (buraco da estrada).

Os buracos da estrada são uma verdadeira dor de cabeça para os residentes de Chicago. Segundo a NBC, foram apresentadas, nos primeiros quatro meses de 2014, cerca de 2000 queixas relacionadas com carros danificados por buracos na estrada. Cada queixa demora meses a ser processada e implica indemnizações que vão até aos 2000 dólares (1756 euros). O dinheiro serve para cobrir custos de reparação. No Twitter são constantes as queixas.

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O entusiasmo de Bacho levou-o a reparar cada vez mais buracos. Da bandeira de Chicago passou para Angry Birds, de Angry Birds passou para Je Suis Charlie, e de Je Suis Charlie passou para flores. De momento está a colocar mosaicos de gelados coloridos em vários pontos de Chicago. “Cheguei a colocar mosaicos com números de telefone de uma loja de reparação que estivesse perto do buraco da estrada. As flores eram uma tentativa de colar algo bonito à feia verdade dos buracos na estrada”, explica Bacher na sua campanha de recolha de fundos via Kickstarter.

Como não há retorno, visto que ninguém pode comprar os mosaicos, Bacher decidiu sustentar esta iniciativa com uma recolha de fundos – bem sucedida. “São poucas as coisas que conseguem reclamar o poder da permanência que o mosaico tem. Acho esta ideia [a da permanência] incrível. Desde que conheci o mosaico, dedico-me a mudar a percepção das pessoas”, lê-se na página da campanha.

“Eu uso mosaicos que falem de coisas modernas com uma voz antiga. De comida rápida a café, até ao cereal de pequeno almoço, o meu trabalho marca em cimento conceitos inesperados do presente”, acrescenta. Veja o que acontece quando a criatividade decide ser pragmática e começa a resolver problemas da comunidade local. Esta é uma fotogaleria cedida pela Bored Panda.